1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Série tempera clássicos da literatura com senso crítico e boa interpretação

Tópico em 'TV' iniciado por Anica, 12 Mar 2010.

  1. Anica

    Anica Usuário

    "Ninguém gosta da aula de literatura, mas eu gosto." Quem diz isso é a adolescente Thereza, da série "Tudo o que É Sólido Pode Derreter".

    A frase traz embutida a proposta do programa, cuja primeira temporada foi exibida pela TV Cultura e é lançada em uma caixa com quatro DVDs: transformar um tema que a maioria dos jovens parece detestar --a literatura e seus clássicos-- em algo palatável.

    Não é proposta nova, nem de fácil execução. Os diretores (os jovens Rafael Gomes e Esmir Filho, famosos pelo hit do YouTube "Tapa na Pantera") optaram por fazer uma espécie de "Malhação" com ambições intelectuais e educativas. O que a série tem de mais positivo é sua abordagem moderna das obras clássicas --se não chegar a ser iconoclasta, certamente tempera a reverência com pitadas de senso crítico.

    "Bizarra essa história de achar sermão obra de arte", diz Thereza sobre "Os Sermões", do padre Vieira. Do mesmo modo, outros clássicos do vestibular --"Auto da Barca do Inferno", "Os Lusíadas", "Senhora", "Dom Casmurro" etc.-- são apresentados sem que sua dificuldade potencial para os jovens leitores de hoje seja desprezada.

    Ou seja, em vez de dizer ao espectador "olha, isso é um clássico, você tem que ler porque é importante, uma obra-prima etc." --uma linha de argumentação que costuma ser contraprodutiva--, o programa diz coisas como "ah, depois que você começa não é tão difícil".

    Se isso realmente funciona como estímulo para os espectadores se lançarem às páginas dos clássicos, é difícil dizer. Mas a tentativa é válida, e a atriz protagonista (Mayara Constantino) é boa. A série pode ser vista gratuitamente on-line, em tvcultura.com.br/tudooqueesolido.

    TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER
    Quando: amanhã, das 11h às 15h, na livraria Cultura do shopping Bourbon Pompeia (r. Turiassú, 2.100); na TV Cultura, seg., às 18h; dom., às 13h30
    Quanto: R$ 99
    Classificação: livre
    Avaliação: bom

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ***

    Uia, que legal! Alguém chegou a assistir? Acho que ninguém comentou nada por aqui, mas parece uma proposta bem bacana.
     
  2. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Não assisti, nem nunca ouvi falar.
    Vou atrás afinal, dá pra ver "de grátis"! :pipoca:
     
  3. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    tinha que ser na TV Cultura!
     
  4. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Muito interessante! Vou ver se assisto, preciso me interessar por literatura, mas não consigo gostar!
     
  5. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Boa indicação. Vou lembrar de assistir esse domingo
     
  6. Thorondir

    Thorondir Usuário

    Gosto muito. Mas, 99 real? Alguma coisa tá errada aí.
     
  7. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    se vc levar em conta os preços dos boxes de temporadas de séries, vai ver q o $$$ tá em conta. afinal, são 4 dvds.
     
  8. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Interessante, nunca havia ouvido falar. Esse título parece o título do livro do Marshall Berman, parafraseando o Marx: Tudo que é sólido se desmancha no ar. Bem legal, quem sabe quando tiver dinheiro.[/align]
     
  9. BFreitas

    BFreitas Usuário

    Assisti alguns episódios. Bem legal, principalmente quando você ainda não leu o livro que a série está apresentando, realmente te dá vontade de ler. Agora, algum adolescente "normal" assiste a Cultura?
     
  10. imported_Capitu

    imported_Capitu Usuário

    Eu assisto essa série, é muito legal! O capítulo sobre Dom Casmurro foi demais. É interessante como a série mostar que a literatura intercala com a vida real.
     
  11. Feynman

    Feynman Usuário

    Ví o capítulo refernte ao livro de Gil Vicente, a idéia é boa...porém achei os atores ruins.
     
  12. LucasCF

    LucasCF Usuário

    O problema é que quem vai assistir isso aí é quem JÁ lê. Ou não? Coloca na globo, no horário da malhação, vai ver alguns assistem hehe.

    edit: já assisti três episódios e vou agora pro quarto. Gostei.
     
  13. LucasCF

    LucasCF Usuário

    E a serie acabou? Não volta mais? Como é que é?
     
  14. LucasCF

    LucasCF Usuário

    O povo não se interessou muito, parece. Acabei agora. MUIITO FODA, gostei pra caramba. Espero que venham logo mais episódios.
     
  15. BFreitas

    BFreitas Usuário

    Isso que estava tentando dizer acima. A série tenta trazer jovens para o mundo da literatura, mais eu não conheço nenhum jovem, que não seja nerd ou leitor, que assista a Cultura.
     

Compartilhar