1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Série Napolitana (Elena Ferrante)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Clara, 3 Out 2017.

1. Clara

Clara Répi rálouwin! Usuário Premium

Não tem nenhum tópico sobre a autora, nem sobre qualquer um dos seus livros e como estão falando sobre a possibilidade (ainda que mínima) de ela ganhar o Nobel de Literatura deste ano, acho que já passou do momento de abrir um tópico pra falarmos sobre a Ferrante e mais precisamente sobre os livros que a fizeram famosa, a chamada "Série (ou Tetralogia) Napolitana", composta pelos títulos:

A Amiga Genial (L'amica geniale, 2011);
    História do Novo Sobrenome (Storia del nuovo cognome, 2012);
    História de Quem Foge e de Quem Fica (Storia di chi fugge e di chi resta, 2013);
    História da Menina Perdida (Storia della bambina perduta, 2014).

============================================================

A Amiga Genial

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Comecei a ler o primeiro volume da série no início do ano e devido a alguns problemas interrompi a leitura do livro na metade da história e só a retomei no final da semana passada.
    Senti a necessidade de abrir o tópico sobre o livro depois de ler um trecho em que a narradora, Linu (inteligente e estudiosa) confessa que, na altura de sua adolescência, não conseguia entender (embora pressentisse) o que havia de errado em algumas pessoas como o pretendente da melhor amiga ou o pai do garoto de quem gosta, até que narra a noite em que foi assediada sexualmente, aos quinze anos, por este último.

É uma passagem revoltante, narrada de forma crua, uma das muitas passagens que chocam, algumas vezes narrando situações e sentimentos pelos quais também passamos; emoções, dúvidas e raivas que tivemos um dia mas que achamos melhor esconder, por medo de sofrer novamente ou por vergonha.
    Essa noção de pressentir mas não saber ao certo o que há de errado em determinada situação ou pessoa, quantos de nós não passamos por isso, geralmente na adolescência? Situações que, quando mais velhos, geralmente nos faz pensar: "nuss...como não vi isso? Como eu era idiota!" :-?

Era isso que eu queria falar sobre esse livro, sobre o quanto ele me emocionou e me trouxe memórias da infância e adolescência (algumas que eu até prefiro não ter lembrado). Porque o resto, sobre a autora, sobre a importância da relação das meninas com a cidade, a sociedade e a época em que viveram (pós-guerra) eu deixo uma cópia do texto do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    da Ana Lovejoy.
    E sobre a
    em 2018, deixo o
    .

Edit: O primeiro livro da série faz parte do catálogo do kindle unlimited da Amazon, todos os quatro volumes estão disponíveis por cerca de R$ 30,00 cada um na mesma loja.

Última edição: 4 Out 2017
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  2. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Li o primeiro só, mas tenho os outros três acumulando poeira na estante. A Ferrante é realmente uma exímia prosadora. Muito, mas muito melhor que o Knausgard, por exemplo. Dos livros curtos dela eu li só o Um amor incômodo e, embora não tenha gostado tanto quanto o primeiro da série Napolitana, já deu pra sentir firmeza.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. waternyxe

waternyxe Usuário

Olha, eu nunca li nada dela, mas se ela ganha o Nobel, quem vai pegar já que ela não revela a identidade? xD

4. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Bom, o Bob Dylan ganhou e ficou um tempão sem ir lá pegar. :lol:

Compartilhar