1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Série Inspetora (Ganymédes José)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Katrina, 27 Dez 2008.

  1. Katrina

    Katrina Usuário

    Alguém aqui já ouviu falar ou já leu?
    Assim, como a Coleção Vagalume, esta foi outra coleção que marcou muito a minha infância...

    Sobre o autor:

    Ganymédes José Santos de Oliveira (Casa Branca, 15 de maio de 1936 — 9 de julho de 1990) foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80. (Fonte: Wikipédia)

    Sobre a obra:

    A série da Inspetora, foi uma coleção infanto-juvenil publicada na Ediouro nos anos 70/80 e escrita por Santos de Oliveira - um outro nome usado por Ganymédes José. A protagonista da série se chama Eloísa e mora numa fazenda com os pais, a prima Malu, a empregada Bortolina e José Luís, o filho do caseiro. As quatro crianças, sempre prontas para novas aventuras, têm um clube: a Patota da Coruja de Papelão, sempre pronta a resolver os mistérios que aparecem na pequena cidade.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Lista das obras (Fonte:http://br.geocities.com/ganymedesjose15semana/Livros.htm):

    A Inspetora e a Carranca do Boi-Fantasma
    A Inspetora e a Coroa da Madona
    A Inspetora e a Festa do Quarto Crescente
    A Inspetora e a Menina Biônica
    A Inspetora e a Mula Sem Cabeça
    A Inspetora e as Luzes no Morro das Borboletas
    A Inspetora e o Bang Bang
    A Inspetora e o Bruxo da Encruzilhada
    A Inspetora e o Casamento Misterioso
    A Inspetora e o Caso da Vaca Sagrada
    A Inspetora e o Caso do Broche Desaparecido
    A Inspetora e o Caso do Desfile
    A Inspetora e o Caso do Espírito do Mal
    A Inspetora e o Caso do Ladrão Invisível
    A Inspetora e o Caso do Tesouro do Diabo Velho
    A Inspetora e o Caso dos Automóveis
    A Inspetora e o Caso dos Brincos
    A Inspetora e o Enigma Colorido
    A Inspetora e o Enigma da Lagoa Branca
    A Inspetora e o Esqueleto de Fogo
    A Inspetora e o Fantasma Dançarino
    A Inspetora e o Gato de Olhos de Esmeralda
    A Inspetora e o Incidente Gaúcho
    A Inspetora e o Mistério Açucarado
    A Inspetora e o Mistério da Comenda
    A Inspetora e o Mistério do Concurso
    A Inspetora e o Piano Maluco
    A Inspetora e o Quarto Secreto
    A Inspetora e o Roubo das Jóias
    A Inspetora e o Troféu de Bronze
    A Inspetora e os Anjos da Cidade Fantasma

    Bem que eu gostaria de ter todos os livros...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Excluído01

    Excluído01 Banned

    Nunca ouvi falar .
    E olha que tem bastante né !
    Valeu pelas informações ...



    :tchauzim:
     
  3. Liv

    Liv Visitante

    Ui, nem conheço, Núbia!

    Indica uns livros pro pessoal, queridona! :lendo:
     
  4. imported_Nanda

    imported_Nanda Usuário

    Eu já ouvi falar sim, mas não lembro de ter lido a coleção da inspetora (talvez tenha pegado emprestado na biblioteca e por isso q não lembro, mas ao mesmo tempo a coleção é muuito familiar.)
    Mas o escritor, esse sim ja tive contato, eu tenho Os Sete Enigmas de Ganimedes, eu gostava bastante desse escritor qdo era mais nova.
     
  5. Katrina

    Katrina Usuário

    Eu também tive contato com os livros do Ganymédes através da biblioteca da escola, li cerca de dez livros da Série Inspetora:A Inspetora e a Coroa da Madona, A Inspetora e a Festa do Quarto Crescente, A Inspetora e a Mula Sem Cabeça, A Inspetora e as Luzes no Morro das Borboletas, A Inspetora e o Caso do Broche Desaparecido, A Inspetora e o Caso do Tesouro do Diabo Velho, A Inspetora e o Enigma Colorido, A Inspetora e o Enigma da Lagoa Branca, A Inspetora e o Fantasma Dançarino e A Inspetora e o Roubo das Jóias.
    Esta série junto com a Série Vagalume foram duas propulsoras para aumentar meu gosto pela leitura.
    Quero conseguir ter a coleção completa um dia, das duas séries de preferência! :lendo:
     
  6. br360

    br360 Usuário

    alguem sabe onde posso arrumar esse livros ?
    EU ja tenho dois o caso da mula-sem-cabeça e o fantasma dançarino e adorei muito!
     
  7. padovi

    padovi Usuário

    Procure no estante virtual, estantevirtual.com.br que você achará os livros em sebos. Consegui completar minha coleção da série a Inspetora no estante virtual.
    Abraços.
     
  8. fabiobosard

    fabiobosard Usuário

    Olá Katrina,
    Eu lembro da série, mas não cheguei a ler pq eu era muito novo e nao me interessava por esse tipo de literatura ainda. No entanto, recentemente fiquei obcecado em ler os livros da série, mas não publicam mais e é muito dificil encontrá-los em sebos. Os que achei pelo Estante Virtual são muito caros. Eu mandei dois emails para a editora L&PM que publica bons livros no estilo livro de bolso, a um preço acessivel. Gostaria de pedira ajuda de todos aqui para enviarem um email para eles pedindo o mesmo. Vamos voltar a ter essa série publicada!
    Conto com a ajuda de todos.
    Aqui esta o endereço da L&PM
    http://www.lpm.com.br/


    Abraços!
     
  9. imported_Jonas

    imported_Jonas Usuário

    Quanta coisa!
    Obrigado pelas informações... :rofl:
     
  10. GUGA VIANA

    GUGA VIANA Usuário

    GANYMEDES JOSÉ(QUE,PARA ESSA SÉRIE,ADOTOU O SOBRENOME SANTOS DE OLIVEIRA)TAMBÉM ESCREVEU MAIS DUAS SÉRIES DE SUCESSO:''VIVI PIMENTA'' E ''GOIABINHA''.EU LI TODOS OS LIVROS DA INSPETORA,MAS OS MELHORES SÃO OS PRIMEIROS,DA FASE''CRIANÇA''DOS PERSONAGENS.MAS PECA PELO TRATAMENTO DISPENSADO AO PERSONAGEM BORTOLINA,A NEGRINHA IGNORANTE E ATRAPALHADA,NUMA CLARA DEMONSTRAÇÃO DO PRECONCEITO MUITO DIFUNDIDO NA LITERATURA EM RELAÇÃO AO NEGRO,COMUMENTE ASSOCIADO À BURRICE,À SUPERSTIÇÃO E AO CLICHÊ DO CÔMICO.A BORTOLINA TAMBÉM É A ÚNICA QUE RECEBE UMA CRÍTICA DO ESCRITOR POR SUAS ATITUDES,COISA QUE NÃO SE NOTA NOS DEMAIS PERSONAGENS.INVARIAVELMENTE É DESMERECIDA PELA SUA COR,PELA CONDIÇÃO FINANCEIRA(É EMPREGADA NA FAZENDA).SÓ PARA ILUSTRAR:NUM EPISÓDIO,AS CRIANÇAS SE DEPARAM COM UMA LITEIRA.UMA ESPÉCIE DE CARROÇA SEM RODAS QUE OS ESCRAVOS USAVAM PARA CARREGAR SEUS SENHORES.A BORTOLINA ENTÃO SE ENCARAPITA EM CIMA DA LITEIRA E BRINCA DE MADAME COM O ORELHÃO PARA QUE ELE A CARREGUE.AO QUE O MENINO RESPONDE QUE "ELA"É QUE DEVERIA ESTAR PUXANDO A CARROÇA,NUMA CLARA ALUSÃO(E,PIOR,LEGITIMAÇÃO)À ESCRAVIDÃO DOS NEGROS PELOS BRANCOS.DE FATO POSSO CRER QUE GANYMEDES NÃO ERA RACISTA,MAS DEIXOU MUITO A DESEJAR NESSE CASO.
     
  11. nandabastolla

    nandabastolla Usuário

    Olá Katrina :-)
    Essa coleção também marcou minha infância, tinha na biblioteca da minha escola. Eu também gostaria de ter todos os livros. Você já conseguiu algum?
    Obrigada
    Fernanda
     
  12. Eu também li esta série na escola. Lembro especialmente do Inspetora e o caso do Ladrão Invisível, por causa deste livro eu queria tomar sorvete de rosas :lol:

    gostaria de ter pelo menos um livro desta série guardado, mas também achei caro o que existe na estante virtual. vou buscar em sebos físicos, ver se algum é especializado em livros infanto-juvenis.
     
  13. Rodrigo Dahmen

    Rodrigo Dahmen Usuário

    Queria comprar o livro: A inspetora e a princesa Kunambantila. Quem tiver ou souber aonde encontrar favor me avisar -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ainda preciso ler mais pra pelo menos chegar a metade

    E Ganymédes José é um dos autores de literatura infantil que eu mais gostei de suas obras desde a primeira que li dele que foi "A História do Galo Marquês"
     
  15. Carlos Frederico

    Carlos Frederico Usuário

    Sou um dos sortudos, não só tenho todos os livros em perfeitas condições, como li todos várias vezes e minha filha também teve oportunidade de ler o que me deixou muito feliz. Meu objetivo é tentar transformá-los em ebooks.

    Tenho também outras coleções da época completas e em boas condições: A Turma do Posto 4, Xereta, Monitor, Capitão Lula e outros diversos, dentre eles muitos de Orígenes Lessa.
     
  16. Decio Martins

    Decio Martins Visitante

    Carlos, tudo em paz?

    Esta coleção Xereta, vc tem os dados da editora, autor, etc? Acredito que li um ou outro livro de bolso no final dos anos 70.

    Um abraço,
    Decio


     
  17. Apiscor

    Apiscor Usuário

     

Compartilhar