• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seriam os numerianos relacionados aos arianos?

Está havendo um grande equívoco, de parte de poucos.
A questão de racismo, e a ligação disso com arianos é inteiramente equivocada. Porém, no momento histórico no qual as obras são escritas o racismo é senso comum, e os povos europeus tendem, até hoje, a xenofobia.
As obras relatam atos xenófobos como dos Noldor na primeira Era do Sol e da Lua. Como de Elwë em Doriath, e alguns mais. Mas a simples relação com o povo ariano não contém racismo algum, e de forma alguma deveria assim ser entendido. As idéias do Nacional Sozialismun alemão estão cunhadas numa atmosfera muito mais profunda que simplesmente o anti-semitismo, que aliás, era comum na Europa, devido a sua origem católica-cristã.
Portanto tomem mais cuidados ao acharem que simples quesitos tornam a obra racista, se ela é ampla e pretende remeter ao Mito Europeu, ela teria, e tem, elementos representativos racistas, mas isso não torna Tolkien racista.

Abraços.
 
As idéias do Nacional Sozialismun alemão estão cunhadas numa atmosfera muito mais profunda que simplesmente o anti-semitismo, que aliás, era comum na Europa, devido a sua origem católica-cristã.

Tolkien desprezava profundamente as ideias do Nacional Socialismo Alemão. Ele chega mesmo a insultar Hitler em algumas das suas cartas.

As obras relatam atos xenófobos como dos Noldor na primeira Era do Sol e da Lua. Como de Elwë em Doriath, e alguns mais.

Os actos xénofobos dos Noldor são vistos de forma negativa...

Para responder à primeira pergunta do tópico: Ar-ianos, numenor-ianos, gondor-ianos e liliput-ianos são terminações linguisticas referentes a povos, nada mais. Como já foi dito, a base de Númenor é a Atlântida.

De resto a ligação das raças dos heróis com o povo indo-europeu é obviamente apenas uma questão geográfica, pois a mitologia do tolkien, mais ainda que ser a criação de um mito Europeu, era sobretudo a criação de um mito Inglês.
 
Sim, concordo com as afirmações, e com as concordâncias feitas com posts anteriores meus.
Quanto aos atos xenófobos, sim, são vistos de forma negativa, e por isso mesmo estão presentes. Não é um conto de fadas, mas sim a base mitológica do povo europeu.
Quanto ao quesito de Tolkien desprezar as idéias nazistas, claro, ele pode, e o fez. Mas sua obra, e o cunho literário está embasado neste momento e contexto histórico. Creio que o microcosmo não deva prevalescer de forma alguma em questões como essa.

Abraços.
 
Sim, referia-me ao dizer sobre Atlântida, a questão lingüística, do uso dos termos Atalante e Akallabeth (ambos significando, "aquela que caiu"), para referir-se a Númenor, o reino humano que seria engolido pela fúria de Eru.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo