• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seriado: "Os Anéis de Poder" -- Título em Sindarin?

Calion Alcarinollon

Cristão Católico
Alguém sabe ler o que está escrito aqui? Meu palpite é que seja sindarin no Modo de Beleriand, com quanta sarme e andaith: coisa que está bem fora de minha área de competência. Leio "Hyaera a χa'arambauþa: Ca'arambauth Ambeula", que com certeza não é élfico correto, embora pareça haver uma mutação naquela palavra ali que parece cognata de cormaron. Em quenya seria "i•Heru Cormaron: Cormar Való", ou algo assim, que parece corresponder ao locais de articulação daquele texto que não consigo ler. Não sei, pois não estudo élfico há quase uma década.
(PS. "Hír... i•Chermath: Germath Bál?" Minha tentativa mais a sério.)
 
Olá,

É Sindarin no modo de Beleriand sim. Dizem:

Hîr i chorvath
Corvath bâl

"[O] Senhor dos Anéis:
[Os] Anéis [de] Poder"

Note que corvath, pl. de classe de corf "anel", aparece com mutação nasal (c > ch) por conta do artigo in "os" (usado como genitivo, nesse caso) na primeira linha.

Fiz essa análise e outras no meu instagram, caso queira conferir: Élfico et cetera
 
Muito obrigado, @Thorondil! Fico embasbacado como meu conhecimento básico de quenya me permitiu aproximar bem o sindarin sem nunca ter estudado uma linha sequer deste idioma. De fato uma mostra do gênio filológico do Professor. Faz pleno sentido a facilidade com que os Ñoldor aprenderam élfico-cinzento, como descrito no Silmarillion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo