• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien racista?

Baseado em que vc faz esta afirmação?


Provavelmente em que na sociedade da época racismo era comum embora não aberto inclusive pelo fato da guerra e tudo o mais que isso desencadeou. Dentro das próprias Forças Armadas Aliadas havia racismo, era extremamente raro ver um aviador negro; na Marinha eles eram postos na cozinha e os soldados brancos eram claramente preconceituosos.
 
Baseado em que vc faz esta afirmação?

Em termos de disposição geográfica... tudo o que é ruim habita no leste

Tudo o que é bom habita no Ocidente

Obvia critica á Europa de Leste (mais própriamente á União Soviética) e baseado nos aliados do Médio Oriente da Terra Média, os aliados de Sauron...

Provavelmente em que na sociedade da época racismo era comum embora não aberto inclusive pelo fato da guerra e tudo o mais que isso desencadeou. Dentro das próprias Forças Armadas Aliadas havia racismo, era extremamente raro ver um aviador negro; na Marinha eles eram postos na cozinha e os soldados brancos eram claramente preconceituosos.





Como se pode verificar no meu post, eu disse que ele era racista mas fiquei por ai, não disse se era normal ou não na sociedade da época
 
Última edição:
Não acho que Tolkien era racista, ele era um pouco machista mas racista não era não.Lendo As Cartas de J.R.R. Tolkien a gente aprende muito sobre a personalidade dele e como ele pensava, sua idéias e opiniões etc.
 
Não acho que Tolkien era racista, ele era um pouco machista mas racista não era não.Lendo As Cartas de J.R.R. Tolkien a gente aprende muito sobre a personalidade dele e como ele pensava, sua idéias e opiniões etc.

Bem, penso que era, mas como não li as cartas (não foram publicadas cá no nosso condadozito) não posso dar mais opinião :mrgreen:
 
Mesmo que o racismo fosse recorrente na época de Tolkien, é óbvio que ele não seria aceito ao ponto de se escrever todo um livro baseado quase que exclusivamente nisso. É por isso que eu acho que não podemos dizer que Tolkien era racista, baseando-nos somente em sua obra.
 
Nómin, você leu todos os posts deste tópico? Sua conclusão pareceu meio "direta demais", considerando-se tudo o que já foi discutido aqui.
 
Nómin, você leu todos os posts deste tópico? Sua conclusão pareceu meio "direta demais", considerando-se tudo o que já foi discutido aqui.

Não não li tudo, foi meio rápido, mas eu não preciso de ler os posts pois esse é daqueles assuntos em que minah opinião é inabalável
 
Bom, cada um com seus pobrema. Mas acho que você deveria ler ao menos a FAQ que o Deriel postou. Lá tem coisas muito esclarecedoras. Ainda que você não mude de idéia, pelo menos vale pelo conhecimento.
 
Bom, cada um com seus pobrema. Mas acho que você deveria ler ao menos a FAQ que o Deriel postou. Lá tem coisas muito esclarecedoras. Ainda que você não mude de idéia, pelo menos vale pelo conhecimento.

Agradeço, e não ligue, hoje meu humor está extremamente afectado...
 
Acho q tem dois pontos principais:
o 1o é que,indiscutivelmente, há 50 anos atras,os tempos eram outros, e certos tipos de rotulaçoes,ideais e ideias eram o normal da época, nao podemos criticá-lo por certas coisas.
o 2o é que nem em todos os personagens ele diz exatamente que eram brancos, isso nao aparece sempre em todos. Acho que foi mais uma interpretação do filme também.... mas não tenho muita certeza quanto a isso, como ainda nao pude ler todas suas obras e analisazas direitinho sobre esse asunto,posso ter deixado passar alguns pontos assim no SdA :mrgreen:
 
O que dá o que pensar é o fato dos heróis terem todos o tipo físico céltico, principalmente, e germânico e os vilões (no caso dos humanos) terem a típica aparência mediterrânea ou semítica. Para não falar do fato de que os negros são comparados aos trolls. Se Tolkien tivesse criado um povo, que lutava por Sauron, ancestral dos persas originais, que eram muito semelhantes aos citados celtas e germânicos, o mal-estar talvez não existisse.

E a miscigenação com povos de pele mais escura é insinuada como sendo a responsável pela decadência de Gondor e a diminuição da longevidade dos dúnedain. Mas não creio que Tolkien fosse um racista ideológico, ele era um homem de seu tempo, e de seu meio, em uma época de grandes mudanças e certamente aprendeu com elas.
 
O que dá o que pensar é o fato dos heróis terem todos o tipo físico céltico, principalmente, e germânico e os vilões (no caso dos humanos) terem a típica aparência mediterrânea ou semítica. Para não falar do fato de que os negros são comparados aos trolls. Se Tolkien tivesse criado um povo, que lutava por Sauron, ancestral dos persas originais, que eram muito semelhantes aos citados celtas e germânicos, o mal-estar talvez não existisse.

Sobre o antisemitismo Tolkien fala em uma das cartas. Inclusive ele se negou a declarar que não possuia sangue judeu para ter sua obra publicada na Alemanha
 
Tolkien chega a chamar Hitler de "cafajestinho vulgar e ignorante" (carta 81).

Quanto à carta que o Éomer mencionou, é a Carta 30, datada de 25/07/1938:
Lamento informar que não ficou claro o que os senhores [os editores alemães] querem dizer com arisch. Não sou de origem ariana: tal palavra implica indo-iraniana; que eu saiba, nenhum de meus antepassados falava flindustandi, persa, romani ou qualquer dialeto relacionado. Mas se devo deduzir que os senhores estão me perguntando se sou de origem judaica, só posso responder que lamento o fato de que aparentemente não possuo antepassados deste povo talentoso.

Outra citação de Tolkien sobre o assunto:

Da carta 29:
Não julgo a (provável) ausência de sangue judeu como necessariamente meritório; possuo muitos amigos judeus, e lamentaria asseverar a noção de que aprovo a totalmente perniciosa doutrina racial.

Quanto ao fato dos homens "maus" em Tolkien terem a tez morena, e seus herois o tipo mais "germânico", há várias razões que explicam o fato.

Primeiramente, as pessoas têm a tendência a refletir na escrita o mundo ao seu redor, a escrever sobre o que conhecem. Tolkien eram branco, rodeado de brancos, inserido numa sociedade branca. É natural que a maioria dos seus personagens fosse branca. Isso não implica racismo.

Depois, temos que investigar os propósitos de Tolkien ao escrever suas obras. Tolkien tinha a intenção de criar uma "mitologia" própria para a Inglaterra. Como corolário, a ação principal se passaria no que hoje é a Europa Ocidental, principalmente a Inglaterra. Daí que os habitantes do noroeste da Terra-média fossem brancos.

Os "estrangeiros", aliados de Sauron, teriam que vir de outras terras, não situadas no noroeste da Terra-média. Mas a leste da Europa está o Oriente Médio, e ao sul está a África. Logo, esses "estrangeiros" teriam que ser de pele escura. Tendo isso em vista, não é de surpreender que os haradrim e os homens de Khand (que corresponderiam mais ou menos aos habitantes da África e do Oriente Médio) tivessem uma tez mais bronzeada.

Além disso, esses homens morenos aliados de Sauron nunca são pintados como intrinsecamente e irremediavelmente maus. Pelo contrário, são mostrados como vítimas de Sauron, enganados pelo Senhor do Escuro, como demonstra o pesnamento de Sam n'As Duas Torres:
Era a primeira vez que Sam via uma batalha de homens contra homens, e não estava gostando muito do espetáculo. Ficou feliz por não conseguir ver o rosto do morto. Perguntava-se qual seria o nome do homem e de onde teria vindo, e se realmente tinha o coração mau, ou que ameaças o teriam conduzido na longa marcha desde seu lar, e se realmente não teria preferido ficar lá em paz - tudo num lampejo de pensamento que logo foi afastado de sua mente.
 
Parabéns pela brilhante explicação Meneldur!

Com relação à servidão dos sulistas e lestenses a Sauron, é incrível como que esses povos não apresentavam resistência ao Senhor do Escuro. Povos estes que eram sociedades organizadas, tinham lideres, território e uma relação (amigável ou não) com outros povos incluindo até mesmo Gondor. Não vejo um relato significativo que mostre resistência a Sauron, tais povos tinham exércitos fortes e numerosos. Muito estranho isso, as vezes penso que os sulistas e lestenses tinham necessidade de busca por algo além de seus limites como a própria luz do oeste. Talvez no subconsciente das lideranças desses povos eles entendiam que a luz do oeste era vista no próprio Sauron (talvez tinham a visão da luz de forma distorcida pela malícia, mentiras e falsas promessas de Sauron).

Interessante ver como que Gondor de certo modo nao interferiu diretamente num apoio mais amplo principalmente aos haradrins em Far Harad e lestenses de Khand numa tentativa de anular as intenções de Sauron.
 
Para complementar a resposta do Meneldur, deixo aqui uma cópia de meu próprio post, feito na primeira página deste topico:

Ao usar a palavra "negro", Tolkien se referia ao contrário da Luz e não do Branco. E em qualquer cultura, a luz sempre representa o bem, enquanto a escuridão representa o mal.

Simples entender porque, né?!

Quanto a falar sobre a pele negra realmente: a mitologia de Tolkien se passa na Europa. Sendo assim, só existiam brancos e loiros em toda a história. Tanto é que os habitantes de Harad (que na obra seria a África) são negros.

E o fato dos Haradrin estarem do lado de Sauron também não tem nada a ver com racismo. É apenas uma questão geográfica. Devido a posição geográfica em que viviam, eram mais sucetíveis à influência de Sauron e dos Númenoreanos Negros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo