• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien racista?

TorUgo

a.k.a. Tortoruguito...
Não quero ser mal interpretado, adoro o professor e não o quero difamar ou criticar, quero apenas colocar uma dúvida que me surgiu quando trabalhava na minha fanfic!

O professor, em algumas obras, mostra que existem raças de humanos negras, sulistas, pelo menos creio que explicita a existência de homens negros (posso estar influenciado pelos filmes!). No entanto, apenas Bór, na primeira era, os seus filhos e a sua família se mostram ser homens bons, e mesmo assim, não descritos como homens negros, mas amarelados ou morenos. Os homens negros são representados como selvagens cruéis e maus... Por toda a Terra Média Ocidental, não se ouviu falar de um único homem negro que fosse do bem!

Terá sido um acaso, ou uma subtil forma de o professor mostrar um racismo, por mim, pelo menos, desconhecido ou terá tido outra razão que eu não conheço!

Se estou enganado e existiram homens negros bons, por favor, corrijam-me! ;D
 
Este assunto volta e meia é tocado sobre a obra de Tolkien. Eunão acredito que ele fosse racista. Em suas cartas Tolkien se mostra revoltado com o que os alemãos fizeram com os judeus na Segunda Guerra, por exemplo. O único "ista" que o Tolkien tinha era o de machista.
 
Acredito que não era racismo, mas poderia ser uma forma de "física", exemplo, pq não existia elfos negros? Bom, as descrições da fisionomia dos elfos não se encaixavam na fisionomia mais "rude" dos negros.
Com os homens deve acontecer o mesmo...
Ou, podemos pensar que os homens negros foram os últimos a serem criados e por estarem numa "área de risco", estavam mais perto de Morgoth, geograficamente, eles foram rapidamente corrompidos por ele e se tornaram cruéis. Quanto á Bórn, e seu povo creio que eram negros tb, Tolkien só os descreveu de um modo diferente afinal, pele morena pode ser considerada pele negra.
E não podemos esquecer que existiam numenorianos negros, ou seja, os negros estavam presentes no apogeu da raça humana, o que mostra que eles eram bons ou maus assim como qualquer outro homem, e até mesmo elfo.
 
Última edição:
Sério!?... não sabia! se tiver algum link em que eu possa ver algumas respostas... ;)
Então, não achei nenhuma link para alguma carta que aborda esse assunto.

Mas realmente, em suas Cartas, Tolkien se mostra sempre contrário ao Nazismo. Fala mal dos alemães por eles perguntarem a Tolkien qual etinia ele pertencia antes de publicar seus livros por lá e coisas do tipo.

E, Ispaine, eu não vejo Tolkien como machista! Em seus livros existem mulheres forte (apesar de poucas), como Éowyn, Erendis (principalmente esta), Galadriel ou mesmo Yavanna.

Quanto a vida pessoal, também não reparei nenhum machismo ao ler as Cartas.
 
na realidade, os numenoreanos negros não tinham pele negra! era chamados de negros pois decidiram esquecer os ensinamentos dos elfos e dos Valar e seguir Sauron quando este foi libertado em Numenor...
 
E, Ispaine, eu não vejo Tolkien como machista! Em seus livros existem mulheres forte (apesar de poucas), como Éowyn, Erendis (principalmente esta), Galadriel ou mesmo Yavanna.

Mas nas obras é uma coisa e na vida real era outra. Quando ele era mais novo era mais racista, á medida que ia envelhecendo ele ficou mais "liberal".
Sabe, eu acho que Tolkien não tinha racismo nenhum, ele condenava os nazistas, gostava muito dos judeus...era bem diferente pra um homem da época, inglês e católico.
 
na realidade, os numenoreanos negros não tinham pele negra! era chamados de negros pois decidiram esquecer os ensinamentos dos elfos e dos Valar e seguir Sauron quando este foi libertado em Numenor...
Ao usar a palavra "negro", Tolkien se referia ao contrário da Luz e não do Branco. E em qualquer cultura, a luz sempre representa o bem, enquanto a escuridão representa o mal.

Simples entender porque, né?!

Quanto a falar sobre a pele negra realmente: a mitologia de Tolkien se passa na Europa. Sendo assim, só existiam brancos e loiros em toda a história. Tanto é que os habitantes de Harad (que na obra seria a África) são negros.

E o fato dos Haradrin estarem do lado de Sauron também não tem nada a ver com racismo. É apenas uma questão geográfica. Devido a posição geográfica em que viviam, eram mais sucetíveis à influência de Sauron e dos Númenoreanos Negros.
 
não acho que Tolkien era machista! No mundo medieval os homens realmente governavam! é normal que Tolkien o recriasse na Terra Média, mas ainda assim, como já disseram, ele criou algumas personagens femininas bem fortes que mostravam que existiam mulheres que podiam ser equiparadas aos homens em muitos aspectos! e também, através da personagem de Éowyn, ele mostrou o quanto as mulheres eram subjugadas numa sociedade como aquela e mostrou também como algumas, mesmo assim, se rebelavam e mostravam que mereciam um lugar entre os grandes...

sinceramente? lembrou-me Joana d'Arc... ;D
 
Meu Deus... Ele é um soldado inglês da Segunda Guerra Mundial! Se você for analisar aquela época a maioria da população era racista quer adimitissem ou não, fossem alemães ou Aliados, só não colocavam aqueles os quais não gostavam em campos de concentração. Sobre Tolkien em particular, até mesmo pela religião dele (embora isso não signifique muito, já vi muito católito falar besteira) acredito que ele não fosse racista e que as citações em seus livros foram pura coincidência. Também acho que tão recentemente após a Segunda Guerra ninguém se atreveria a citar mesmo que indiretamente o nazismo, dar sinais sobre preconceito racial ou qualquer cituação deste tipo.
 
Última edição:
Eu não o vejo como racista, de forma alguma. O pouco que se fala sobre os negros na obra dele nao o caracteriza com racista. Ao falar dos Haradrin como negros não vejo como uma generalização. Afinal, eles estavam na zona de influencia das forças do mal, o que falicitava sua corrupção. Vejo tudo isso como um infeliz acaso.
Pesno que Tolkien deixou claro que mesmo as raças mais "nobres", por estarem mais proximas da sabedoria dos Valar (os elfos), poderiam ser corrompidas, a maior ou menor grau. Vejamos o caso dos numenorianos que sofreram por sua arrogancia e ambição (em parte despertada por Sauron), mesmo estando no auge de sua sabedoria, bela e magnífica.
O pouco "uso" da raça negra pode, inclusive, se dever a um forte regionalismo (Europa) por parte do Tolkien (quem sabe?!), mas não a um sentimento de depreciação dos negros ou sua cultura.
 
Eu não o vejo como racista, de forma alguma. O pouco que se fala sobre os negros na obra dele nao o caracteriza com racista. Ao falar dos Haradrin como negros não vejo como uma generalização. Afinal, eles estavam na zona de influencia das forças do mal, o que falicitava sua corrupção. Vejo tudo isso como um infeliz acaso.
Pesno que Tolkien deixou claro que mesmo as raças mais "nobres", por estarem mais proximas da sabedoria dos Valar (os elfos), poderiam ser corrompidas, a maior ou menor grau. Vejamos o caso dos numenorianos que sofreram por sua arrogancia e ambição (em parte despertada por Sauron), mesmo estando no auge de sua sabedoria, bela e magnífica.
O pouco "uso" da raça negra pode, inclusive, se dever a um forte regionalismo (Europa) por parte do Tolkien (quem sabe?!), mas não a um sentimento de depreciação dos negros ou sua cultura.

Concordo plenamente, Tolkien se refere aos orientais, Harad, Rhûn, etc, apenas como submissos à vontade de Sauron e assim sendo deformados como semi-trolls (Bill Samambaia)
Mas d modo algum podemos dizer q ele era racista, no máximo como disse Lord Treville, Regionalista...Um escritor paulista que escreve sobre São Paulo em todas as suas obras não seria racista mas sim regionalista. Tolkien criou seu mundo para dar suporte a um idioma, e esse mundo era pra ser como q uma mitologia nordica, mais especificamente inglesa.
 
Eu chato de plantão? Acusação injusta, apenas dei minha opinião. Sexista? Ridiculo.

Tolkien vivia em uma sociedade machista e assim ele o era. Nunca disse que diminuiu as mulheres em sua obra. Ou mesmo afirmei que ele tratava sua mulher de forma errada. Pelo contrário tinha um grande carinho pela Edith. Mas ela sempre ficava em segundo plano. A sociedade era assim. Ou vai dizer que não existia diferença há 50 anos atrás?
 
Quanto a falar sobre a pele negra realmente: a mitologia de Tolkien se passa na Europa. Sendo assim, só existiam brancos e loiros em toda a história. Tanto é que os habitantes de Harad (que na obra seria a África) são negros.

E o fato dos Haradrin estarem do lado de Sauron também não tem nada a ver com racismo. É apenas uma questão geográfica. Devido a posição geográfica em que viviam, eram mais sucetíveis à influência de Sauron e dos Númenoreanos Negros.

Além disso eu diria que os Haradrin que, por ventura, não foram corrompidos por Sauron permaneceram em Harad. Não marcharam para as guerras no Norte.

Os Haradrin (os negros na mitologia, acho) que sofreram influência de Sauron, foram pra guerra e aparecem na história. Os que não sofreram tal influência simplesmente ficaram, não participando dos acontecimentos da época, focado no noroeste da Terra-média.
 
Jamais, talvez possa considerar isso blasfemia, ora, chamar o nobre professor de Racista seria um grande ultraje do meu ponto de vista, mas porém sei que essa palavra não foi atribuída a ele, e sim houve apenas uma dúvida.

Tolkien fez sua história passada na europa antiga( Middle-Earth, do antigo ingles Middell Erthe- Terra Média- e também do Nórdico Midgard- com o mesmo significado). Logo os haradrims seria o povo do atual norte da África, então por sua proximidade (como já fora dito) se aliaram ao senhor do escuro, simples mas nada de racista.

Além do mais esses dois povos já possuíam uma grande rivalidade, lembremo-nos da guerra dos carroceiros. Com o retorno de Sauron eles logo procurariam destruir Gondor.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo