• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien racista?

Não acho que Tolkien era racista, a questão é geográfica tanto na concepção da história, um europeu escrevendo uma mitologia porque sentia falta de uma lenda do seu próprio país, seria no sentido inverso alguém fazer uma mitologia que acontece no Brasil e não colocar negros ou índios. E a geografia de Arda também contribui como já foi citado no tópico.
Em uma leitura do SdA, como se fosse o mundo atual onde a única espécie "dominante" (nem sei se é essa a palavra) é a humana que infelizmente ainda classifica-se por uma quantidade de melanina na pele, sim pode-se achar racismo, mas levando em consideração que é uma mitologia onde as raças com livre-arbítrio são: Elfos, Homens, Anões, Hobbits, é um pouco forçado procurar racismo.
Acho que uma explicação com mais argumentos está na FAQ postada pelo Deriel:
http://www.valinor.com.br/artigos/textos-e-ensaios/faq-sobre-tolkien-e-o-racismo/ , principalmente as questões 6 e 7.
 
Acho que Tolkien de maneira alguma era recista. Vejam a infinidade de povos que se unem para combater o "Mal" em sua obra. Acredito que não é atribuído um grau de importância entre esses personagens. Apenas características diferentes. Poderiam dizer que os humanos da TM são brancos, caucasianos e tipos nórdicos. Mas se extra-oficialmente a TM é a Europa de um passado longínquo, um passado mítico europeu, é natural que os personagens tenham um biotipo físico semelhante aos europeus. Mas podem dizer que os humanos "maus" são sempre morenos, escuros. Mas do ponto de vista do europeu, o inimigo sempre vinha do leste, das estepes (mongóis), e do deserto, do sul e sudeste (sarracenos, mouros, otomanos). O inimigo seria "branco" do ponto de vista desses povos.
 
Não acredito que Tolkien era racista. Se os haradrim eram negros, apenas porque estavam mais próximos da "Linha do Equador" do nosso mundo, e por isso, recebiam mais calor solar, fazendo com que ficassem morenos. Tolkien não chama os haradrim de "homens negros". Chama de "morenos", em várias passagens.

E todos sabemos que a Terra-média "era" a região onde hoje é a Europa, por isso, os haradrim e outros vinham do "Oriente Médio" e da "África", e lá as pessoas são negras. E o fato de serem do mal, apenas porque estavam mais perto de Mordor e da influência de Sauron. Essa é minha opinião.
 
Temos que parar para pensar se os negros da obra realmente formavam uma raça à parte. Ao que me consta, os tais negros (sejam eles negros pela cor da pele ou pelo caráter) sempre são mencionados como homens, humanos, e não como uma raça diferente. Ao exemplo do que Rê. postou em seu último tópico, acho que é um pouco forçado dizer que há racismo em uma obra em que humanos, elfos, anões, hobbits, ents e até fantasmas se unem para derrotar um inimigo comum. Por isso digo que a obra não é racista.

Agora, dizer que Tolkien era racista e que usou a obra para expressar isso, é outra história. Apesar de eu não achar que ele tenha tido essa intenção (nem que ele era racista) e por mais absurdo que isso possa parecer, tem um pouco mais de sentido dizer que Tolkien era racista e que usou sua obra para divulgar isso de uma maneira "mascarada". Que fique bem claro, no entanto, que eu duvide muito que isso tenha acontecido, mas acho que foi isso que Ka Bral, o Negro, quis dizer em seus posts.
 
Última edição:
acredito que isso não seja verdade. isso é artifício artístico, como, o bicho da cara preta, magia negra, são exemplo de recursos utilizados para enfatizar caracteristicas peculiáres. posso tá errado também nesse ponto, de que, os personagens são geralmente carancudos, de pele pouco morena, até o mais dócil humano tem na face o cenho; marcas de guerras passadas talvez. onde a luz do antigo oeste ainda vive, não sei o significado, mas onde não tem sol, geralmente as pessoas têm a pele mais escura. é uma questão de ambiente e terras onde se passam as coisas.
 
Acho que Tolkien registrou poucos negros em suas obras pelo fato de que ele deve ter se baseado no perfil das culturas e raças, como gauleses, celtas, germânicos, finlandeses etc ...e em sua maioria eram de pele morena à clara, amesma coisa os cabelos, para os elfos a mesma coisa, como possui um traço de mitologia européia, não que na Europa não existam negros (claro que existem) provavelmente deve ter sido isso, mas Tolkien concerteza não era racista. E o fato deles serem do mau é como meu mestre Luis Rohirrim comentou em sua opinião, eles estavam mais próximos de Mordor e tinha a influência de Sauron.
 
Última edição:
Para quem não leu a FAQ que o Deriel postou algumas mensagens atrás, recomendo enfaticamente que as leiam. Esclarecem muita coisa e deixam tudo bem delineado, além de que isso evitaria mensagens que simplesmente repetem o que já está escrito por lá.
 
Não enchergo Tolkien como racista, apenas como alguém que tinha altos padrões de beleza kkkkkk. Na verdade, dentro da obra, o velhinho constroi todo um mundo de beleza européia de olhos e peles claras, cabelos negros e esvoaçantes com o vento e pessoas altas. O que não combina muito com a rudeza dos negros e arabes ou a estatura dos orientais. São dois mundos que se contrastam e se excluem, ainda mais por suas diferentes culturas. O que Tolkien quer mostrar é uma visão simplista do que é belo e do que é feio, e isso em sua visão, o que também aparece em suas mulheres, que são belas e fortes mas de aparencia frágil, o que pode ser chamado de machismo puro, mas isso é outra discussão.
 
Como diria meu professor de História no 3º Ano: "Temos que ver os fatos históricos com os olhos da época".

De nada adianta argumentar se Tolkien era ou não era racista com a visão que temos hoje. Ele viveu em uma época que mesmo não sendo há tanto tempo assim, tinha pensamentos beeem diferente de hoje em dia. Certos pensamentos pré-conceituosos ou retrógrados é algo normal e todo mundo tem, mas há uma grande diferença até chegar ao ponto do racismo.

E como disseram, há também o fato territorial e o conhecimento histórico do próprio Tolkien, ele só escreveu sobre o que conhecia.
 
Exato!

E faz diferença?
Ele seria um escritor pior se fosse racista (ou sexista/homofóbico/nazista/comunista/fascista/etc)?
 
Independente de ser ou não, para o Tolkien o principal era a coerência dentro de seu universo. Nada que ele escreveu da Terra-média é de graça. Sempre existe uma razão fundamentada dentro da lógica que ele impôs a seu universo.

Desta forma, existe uma boa razão para que os Orientais estejam com Sauron. Vide FAQ.
 
Última edição:
Bom,não seria estranho se ele fosse racista porque na época os não-racistas não eram normais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo