• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Sauron mais poderoso do que Gandalf?

— Desespero, ou tolice? — disse Gandalf — Desespero não, pois o desespero e para aqueles que enxergam o fim como fato consumado. Não, não. É sábio reconhecer a necessidade, quando todas as outras soluções já foram ponderadas, embora possa parecer tolice para aqueles que têm falsas esperanças. Bem, que a tolice seja nosso disfarce, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio, e pondera todas as coisas com exatidão. Nas balanças de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, desejo de poder; e assim julga que são todos os corações. Seu coração não cogita a possibilidade de qualquer um recusá-lo; de que, tendo o Anel em mãos, vamos procurar destruí-lo. Se tentarmos fazer isso, vamos despistá-lo.
< Gostei pra caramba disso!

Acho sim que Gandalf é mais sábio que Sauron, mas Sauron também é muito inteligente, pois será que Gandalf conseguiria criar um anel como o Um? Isso realmente revela qeu Sauron é muito sábio...
Mas agora poderio fisico tambem creio que Gandalf O Branco sairia ganhando, se enfretasse Sauron cara a cara.
 
Não sei se já citaram este excerto, mas como devem compreender, não li todos os posts anteriores!...

Gandalf disse:
- Perigosa! - exclamou Gandalf. - E eu também sou perigoso, muito perigoso, mais perigoso do que tudo o que quanto jamais encontrarás, a não ser que sejas levado vivo perante o trono do Senhor das Trevas.

Lembrei-me desta frase e fui procura-la.
Se considerarmos que o "perigoso" está como "poderoso", então Sauron é, sem dúvida, mais perigoso do que Gandalf.

Além desta frase, eu já li, não me lembro onde, que Gandalf não queria, a princípio, ir para a Terra Média pois temia não ter forças para competir com o Senhor das Trevas.

Outro ponto é, também, o estado em que Gandalf se encontrava. Ele era um Maia muito poderoso preso num corpo velho e mortal, portanto, com os seus poderes muito diminuídos.

Se perguntarem qual seria o mais poderoso libertos das suas condicionantes (ou seja, Sauron COM o anel), eu afirmaria completamente que Gandalf perderia uma luta de PODERES. Sauron trabalhou muito para se desenvolver e aprendeu muito com o seu mestre!

;D
 
Bom, vamos lá, mais um de meus malfadados tópicos...
Em muitos posts e tópicos por ai eu vejo uma comparação sobre os poderes de Gandalf ou Ólorin, como preferirem, e Sauron. O primeiro problema que eu vejo em relação a toda e qualquer comparação desse tipo, é que a idéia de "poder" é muito vaga na obra do Mestre Tolkien. Seria "poder" a sabedoria? Ou a força física, ou a habilidade em canções de poder, ou seria poder com armas? Ou ainda uma junção de todas essas características citadas?
Bom, esse infelizmente não é o único problema que esse tipo de comparação traz...Mas acho que devo me ater a ele para embasar esse tópico...
Bom, ao meu ver Gandalf/Ólorin ganharia de Sauron se não em todos, em praticamente todos desses quesitos que eu mencionei.
Indo pela ordem que eu mesmo citei, em relação a Sabedoria, é inquestionável quem é mais sábio, seja por simples auferição ou por explicitação do Mestre Tolkien.

Bom, esse é um dos muitos momentos em que observamos alusões à Sabedoria da Torre Escura.
Farei apenas um das inúmeras citações à Sabedoria de Gandalf, uma vez que ela é por si só bastante conclusiva.

Não existe margem pra interpretação desta frase, uma vez que ela é totalmente explícita. O mais sábio dos Mair era Olórin.
Isso sem mencionar o fato do plano de Gandalf ter ludibriado Sauron, e lembrando que foi Gandalf quem conduziu a sua derrocada, é uma prova empírica, a meu ver, da superioridade de Gandalf em Sabedoria.

Em matéria de força física e poder com armas, vou analisar os dois juntos pois se completam, acredito uma vez mais que a vitória pertença ao nosso bom e velho Mithrandir, uma vez que, Sauron foi fisicamente derrotado por Elendil e Gil-Galad (mesmo estando com o Um Anel no dedo e ainda que usasse uma luva de Mithril =D ), Elendil usava como todos sabem, Narsil e Gil-Galad usava Aeglos, não me ocorre agora qual arma Sauron portava, mas me parece lógico que ele não iria batalhar à moda de Tulkas...Só com as mãos... e em contrapartida, Gandalf o Branco afirma para os Três Caçadores que nenhuma arma que eles possuíam poderia feri-lo.


Quanto às canções de poder, fica mais difícil comparar, uma vez que elas não eram mais usadas ao tempo do Senhor dos Anéis, mas acredito que devam derivar da Sabedoria que o cantor possui acerca de todas as coisas e também de seu poder subcriativo, sobre esse quesito não me considero apto a opniar, uma vez que Gandalf não as utiliza, mas ainda assim, Sauron perdeu pra Lúthien em Canções de Poder, e ganhou de Finrod Felagund, o que o torna obviamente muito poderoso nesse quesito em particular. Como mago que era, e com as poucas demonstrações de "magia explícita" que Gandalf deu, ainda como o Cinzento, só podemos supor a vastidão de seus poderes como Gandalf o Branco, o que podemos afirmar sem dúvida é que ele ainda como o Cinzento conseguiu enfrentar os Nove no Topo do Vento, e que, como o Branco, eles não tiveram a menor chance em nenhum dos momentos.
Aconteceu entretanto um embate direto entre Gandalf e a Torre Escura, como podemos ver nas citações que se seguem.

Vemos nesse caso a perspectiva da batalha de Gandalf contra Sauron pela perspectiva de Frodo, a seguir veremos a perspectiva de Gandalf sobre o embate, a perspectiva de Sauron não foi escrita então só podemos supor.

Apesar de não ser definitiva, foi conclusiva, se o poder de Sauron fosse tão grande e superior ao de Gandalf, ele teria sido miseravelmente derrotado e Frodo não conseguiria se esquivar a tempo. Então essas são apenas algumas das variadas argumentações que poderiam ser feitas, gostaria que esse tópico despertasse algum tipo de discussão e que pudessemos esclarecer um pouco mais esse controvertido ponto da Grande História.
Abraços.

Muito bem! Meus parabéns pelo post. Acho que se Sauron e Gandalf se enfrentassem em combate direto, o poder de Sauron seria maior, e ele venceria. Mas se formos analisar em um todo, Gandalf era muito mais poderoso, pois ele conseguiu derrotar Sauron mesmo com outro oponente extremamente poderoso no caminho: Saruman. Não foi diretamente Gandalf quem destruiu Sauron, mas foi ele que fez Frodo ir até Orodruin e jogar o anel (também com a ajuda de outro: Gollum). Mas se não fosse o orgulho de Sauron, na minha opnião ele seria imbatível. Se Sauron não tivesse orgulho, então seus aprendizes, os Nazgûl, também não teriam, e teriam acabado com Frodo no Topo do Vento. Se Sauron não tivesse orgulho, ele não teria deixado Isildur se aproximar dele, mas o teria matado a distância com um raio ou coisa do tipo, como o raio que Gandalf usou contra os Nazgûl. Mas por outro lado, se os Nazgûl não fossem orgulhosos, eles não teriam se tornado os nazgûl. É isso.
 
esse post realmente veio encher meus olhos, muito interessante...
na minha humilde opnião Gandalf ganha sim em todos os quisitos e venceria uma batalha direta com Sauron, mas Gandalf não poderia se atrelar somente a confrontar diretamente Sauron ele tinha que orientar os povos da Terra Média para que estes vencesse os exércitos do próprio, lutasem unidos por algo que eles tinham em comum, o desejo de Paz na TM, a batalha envolvia não só o fator de quem era mais forte, pra mim como já comentei em outro post havia um significado muito maior em tudo isso
 
Bom falando diretamente eu acho que em uma batalha mano a mano Sauron ganharia (digo na forma humana) de Gandalf.
Bom porque eu acho isso porque no filme o Gandalf já fica super fraco na luta entre ele e Saruman,por isso eu acho que Gandalf perderia.
Ou seja Sauron é mais forte
 
Gandalf mithandir, olorin, é certamente mais poderoso que Sauron, o primeiro post deu muito evidencias de seu poder, lembrando tembem que gandalf venceu um BALROG, cara, coisa que os elfos temian pra caramba, apesar de serem criações de melkor tambem. mas como foi muito bem lembrado luthien venceu sauron, e gandalf indiscutivelmente é mais poderoso que luthien. e voces medem o poder DESTRUTIVO de sauron. Nisso ele provou que é bom, porem e quanto gandalf? ele nunca mostrou seu poder destrurivo mostrou? ele so utilizou seu pode como forma de defesa, mas aposto que se tentasse atacar seria terrivel. é muito mais dificil a criação do que a destruição,. e existe uma passagem onde gandalf menciona que se possuisse o UM anel, seria mais tirano que o proprio senhor do escuro, isso por que utilizaria seus poderes para destruição,! Gandalf é o cara. duvido que melkor mesmo seria capaz de derrota-lo, principlamente como branco (blza exagerei) gandalf é quase a encarnação de ERU, nao possui um unico traço de malicia, sim foi ele quem derrotou sauron, quer seja por inteligencia quer seja por força
 
Ia ser um quebra-pau épico. Imaginando a cena... 1 Gil-Galad + 1 Elendil = 1 Gandalf? :)Tipo, que se Sauron fosse vitorioso ele não sairia ileso (iria perder pedaços ou anéis, talvez se entocar por um tempo porque estava cada vez mais difícil pra ele fazer um corpo), se fosse o Gandalf vitorioso iria parar no hospital de Aman... Não tenho idéia.
 
Gandalf mithandir, olorin, é certamente mais poderoso que Sauron, o primeiro post deu muito evidencias de seu poder, lembrando tembem que gandalf venceu um BALROG, cara, coisa que os elfos temian pra caramba, apesar de serem criações de melkor tambem. mas como foi muito bem lembrado luthien venceu sauron, e gandalf indiscutivelmente é mais poderoso que luthien. e voces medem o poder DESTRUTIVO de sauron. Nisso ele provou que é bom, porem e quanto gandalf? ele nunca mostrou seu poder destrurivo mostrou? ele so utilizou seu pode como forma de defesa, mas aposto que se tentasse atacar seria terrivel. é muito mais dificil a criação do que a destruição,. e existe uma passagem onde gandalf menciona que se possuisse o UM anel, seria mais tirano que o proprio senhor do escuro, isso por que utilizaria seus poderes para destruição,! Gandalf é o cara. duvido que melkor mesmo seria capaz de derrota-lo, principlamente como branco (blza exagerei) gandalf é quase a encarnação de ERU, nao possui um unico traço de malicia, sim foi ele quem derrotou sauron, quer seja por inteligencia quer seja por força


Mas que vc acha que é mais forte um barlog ou o Sauron?
Eu acho o Sauron.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo