• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria possível um filme d'O Silmarillion?

O Silmarillion deveria virar filme?

  • Sim

    Votos: 8 66,7%
  • Não

    Votos: 4 33,3%

  • Total de votantes
    12
  • Votação encerrada .
O maior erro não seria as alterações, e sim fazer esse filme. Seria uma grande porcaria se filmassem a história toda. Se no SDA já picotaram a história, no Silma então... O máximo que eu admito e imagino seria filmar um capítulo de destaque, como a história do Túrin ou Beren e Lúthien, e mesmo assim a chance de ficar uma porcaria é muito mior que a de funcionar.

O que ía ficar muito bom é o Hobbit. História simples, roteiro de adaptação fácil, ía ter que ter cortes, mas acredito que ficaria bom. E vou esperar, com o sucesso dos três isso é questão de tempo...
 
Concordo com o Maglor,
O Silmarillion é muito complexo e como todos nós já sabemos das limitações de se passar o livro pro cinema, perdiria muito da riqueza da história... eu prefiriria a filmagem do Hobbit se fosse pra escolher... :wink:
 
É verdade, acho que o Hobbit ia ficar meio que, logico mantendo suas caracteristicas, Historia sem fim! que eu gosto muito!!!! :D
POR FAVOR,,SEM PEDRAS 8O ...heheheheh
 
O único jeito que eu enxergo de filmar o Silmarillion seria se não fosse um filme só. Teria que ser uma maxi-série pra que desse tempo de mostrar tudo. E pra mostrar tudo mesmo, bastava que aparecesse um diretor/produtor interessado na fidelidade em primeiro lugar, que não gostasse da idéia de alterações.

Em primeiro lugar, os filmes teriam ser narrados. É a maneira mais garantida de passar as informações fundamentais pros não-fãs.

1 - Teríamos que ter um primeiro filme pra contar o Ainulindalië, com os detalhes da criação do mundo, a revolta de Melkor e sua aliança com Ungoliant.
2 - Depois um segundo filme, com a obsessão de Fëanor, o massacre dos teleri, a jornada até a Terra Média e o início das guerras com Morgoth, culminando com o duelo com Fingolfin.
3 - O terceiro seria principalmente para Beren e Luthien
4 - O quarto seria principalmente para Turin, o azarado
5 - A finalização grandiosa, com a viagem de Eärendil e a Guerra da Ira, mostrada em detalhes com umas três horas de duração.

Viagem da minha cabeça? Demais. É impossível que um projeto desses vá pra frente. Além de ficar muito caro, não ia ter jeito da fidelidade ser salva. Teriam que criar muito texto pra complementar as passagens menos descritas por Tolkien, e não teriam atores bons o suficiente pra maioria dos personagens, principalmente os elfos. Afinal, existe algum ator no dias atuais que seja digno do papel de um Fingolfin, Glorfindel ou Ecthelion?
 
Que é impossível de ser realizado já está óbvio por centenas de motivos (todos válidos e justificados).

MAS....

...se fosse pra tocar tal projeto pra frente, o formato teria que ser outro. Uma série de cinema iria complicar e muito a continuidade da obra (supondo que se encontrasse alguém disposto a manter a fidelidade do livro ao máximo, praticamente sem cortes).
O ideal seria então uma série de tv, que se tornaria a mais espetacular da história, claro.
Supondo que se usasse os recursos de um filme (financeiros, e principalmente na área de efeitos visuais, que geralmente em séries televisivas deixa a desejar), a série poderia ter vários episódios, com um nível de detalhamento e fidelidade maior do que qualquer filme alcançaria. Desso modo poderia-se contar o Silma de cabo a rabo, incluindo o Akallabêth e ainda trechos do Contos Inacabados (sonho, sonho...)

Claro, os contras para tal projeto são vários também, mas em número menor do que no caso de um filme.

Digamos então que tal série seria "menos impossível" de ser feita, mas nada mais que isso.

Delírios de fã... :roll:
 
MISSION IMPOSSIBLE!!!!!!


Produzir Silmarillion é impossível, é comlexo d+ e também já imaginaram? Vão lançar o Silmarillion, todo mundo fica na expectativa e no final sai um filme nada a ver como aquele ensaio de desenho animado que fizeram do SDA. HÁ COISAS IMPOSSÍVEIS!
 
Tilion disse:
Que é impossível de ser realizado já está óbvio por centenas de motivos (todos válidos e justificados).

MAS....

...se fosse pra tocar tal projeto pra frente, o formato teria que ser outro. Uma série de cinema iria complicar e muito a continuidade da obra (supondo que se encontrasse alguém disposto a manter a fidelidade do livro ao máximo, praticamente sem cortes).
O ideal seria então uma série de tv, que se tornaria a mais espetacular da história, claro.
Supondo que se usasse os recursos de um filme (financeiros, e principalmente na área de efeitos visuais, que geralmente em séries televisivas deixa a desejar), a série poderia ter vários episódios, com um nível de detalhamento e fidelidade maior do que qualquer filme alcançaria. Desso modo poderia-se contar o Silma de cabo a rabo, incluindo o Akallabêth e ainda trechos do Contos Inacabados (sonho, sonho...)

Claro, os contras para tal projeto são vários também, mas em número menor do que no caso de um filme.

Digamos então que tal série seria "menos impossível" de ser feita, mas nada mais que isso.

Delírios de fã... :roll:

Mandou bem Tilion,

Uma série de TV serioa a solução para tudo.
Cara, ia virar uma lenda a série Silmarilion.
Mas assim, eu tenho vontade mesmo é de ver uma espécie de gibi, uma história ilustrada. Quem seria melhor para desenhar tal projeto?
Não conheço muitos desenhistas.

Ia ficar loucura demais...
 
Pro Silma em quadrinhos, acho que o artista mais apropriado é o Alex Ross (de séries como Marvels, Reino do Amanhã e os especiais em formato gigante do Super-homem, Batman e Capitão Marvel).
A arte dele é fantástica, e suas histórias são pinturas mesmo, e não apenas desenhadas a lápis.

Tenho vários artistas de mangá que fariam um excelente trabalho (a despeito do que muitos possam achar, ao generalizar os mangás dizendo que é "tudo de olho grande" e "infantil como Pokemon").

Takehiko Inoue (criador de Vagabond) é uma boa escolha; seus personagens são incrívelmente realistas e seu estilo de narrativa serviria para dar um certo impacto às páginas.

Mangá ou comics, o Simarillion ficaria incrível como hq. :D
 
Skywalker disse:
Eu acho o Ainulindale abstrato demais pra ser filmado...

Lembro que quando estava assistindo ao filme Fantasia, da Disney, especialmente aquela parte do trecho da quinta sinfonia de Beethoven, imaginava que o Ainunlidale ficaria interessante naquele estilo. Sem falas mesmo, só com música clássica e imagens que sugiram mais do que mostrem, ao mesmo tempo abstrato e concreto.
 
Mas até a música do Ainulindale é abstrata......ninguém jamais conseguiria expressar a grandeza da música da criação...
 
Sim, mas tudo é muito abstrato e relativo. Eu achei a Liv Tyler linda no filme, mas já vi gente que odiou. É o grande problema em se fazer adaptações, o que agrada uns não agrada outros... Há até quem diga que a Galadriel do filme estava "perfeita"... :wink:

Acho que a tentativa do Ainunlidale seria válida, mas seria muito mais um trabalho de músicos e pintores, de preferência gênios, do que de cineastas. Nunca seria perfeito, mas se ninguém tentar não dá pra se saber. Seria uma interpretação muito subjetiva, afinal a história é assim também.
 
Tilion disse:
Pro Silma em quadrinhos, acho que o artista mais apropriado é o Alex Ross (de séries como Marvels, Reino do Amanhã e os especiais em formato gigante do Super-homem, Batman e Capitão Marvel).
A arte dele é fantástica, e suas histórias são pinturas mesmo, e não apenas desenhadas a lápis.
Mangá ou comics, o Simarillion ficaria incrível como hq. :D

Continuando nessa sua hipótese, boto fé que o Ross faria o trabalho grandioso o quanto merece ser. Aliás, seria a única maneira da estória ser fiel em relação aos personagens da maneira como Tolkien escreveu.

Ao mesmo tempo, esse é o problema. É inevitável ter que criar textos adicionais pra contar uma estória dessas. A responsabilidade estaria quase totalmente nas mãos do roteirista, que teria o trabalho (muito complexo) de criar diálogos e sequências dentro do "estilo Tolkien" de escrever. A impossibilidade de se produzir uma versão do Silmarillion, no meu ver, vem daí.

Mesmo assim, não custa sonhar, imaginando Alex Ross aplicando à Terra Média seu estilo de personagens grandiosos:

alex17.jpg


Mais sobre o cara: http://www.alexrossart.com/
 
KRAS!!!!!

8O
Nossa! Em qual mundo vivo que não tinha visto este estilo de desenho antes, meu caro Gildor? Obrigado mesmo!
Traços do desenho, sombras, iluminação, consistência... Acho que tenho de me encontrar mais com meus amigos de desenho...
Olha analisando o desenho que vc colocou ali... acho que ficaria legal na parte visual, mas o problema consite no conteúdo da história... eu acho que o livro é complexo d+, grande d+. É é muito arriscado um resumo, porque o próprio Silmarillion é meio que um resumo de uma grande história que, lendo o livro, até parece que aconteceu de verdade. Acho que se alguém resumisse o Silmarillion de uma maneira que desse para colocar em desenho este correria o risco de ficar se sentido em certas partes.
Mas com certeza o desenho é interessante! :D
 
Gostei muito da historia em hq, mas tem esse problema do roteiro, né? :roll: ....já sei 8O !!! e se o Cristopher Tokien fizesse as complementações necessa´rias, ja que ele, de certa forma, deu uma ajeitada nos Contos e com certeza é a pessoa que mais entende a obra... :D

Cristopher Rules!!!!! :twisted:
 
GÂBIL-NALA disse:
e se o Cristopher Tokien fizesse as complementações necessa´rias, ja que ele, de certa forma, deu uma ajeitada nos Contos e com certeza é a pessoa que mais entende a obra... :D
Cristopher Rules!!!!! :twisted:

Rules!

Mas infelizmente, ele se aposentou. Acho que não quer mais saber do assunto, o que é uma pena. Ninguém conhece mais a obra de Tolkien do que ele, e seria a pessoa mais capaz de fazer esse trabalho com a fidelidade que ele merece.
 
Não li o Silma ainda, mas ele não eh um conjunto de diversas histórias?
O filme ficaria moh estranho com o diretor tentando retratar cada história... se pegesse soh uma, talvez.
 
o silmarillion pelo alex ross seria um sonho se tornando realidade.

esse cara desenha muito. eu lembro que li que na época do reino do amanhã (muito loco, recomendo) o pessoal da editora delirava toda vez que chegava uma página pronta, pq o cara desenha uma página por semana.

qto ao filme, naum acho que ficaria legal. naum tem personagens constantes, além dos elfos, mas esses naum são protagonistas em várias partes da história. desse jeito, o filme ficaria várias histórias interligadas. seria um tempão com beren e outro tempão com turin, ficaria meio chato PRA UM FILME.
 
Como todo mundo já disse:
Filme sobre o Sil é um 'pouco completamente impossível'.




As histórias (separadas) do Silmarillion ficariam interessantes. Beren & Lúthien, o filme por exemplo. Claro, haveria um pequeno prólogo explicando o que são Melkor, as Silmarilli, etc... depois o resto ficaria o mais próximo possível do livro. Imaginem Melkor caindo aos os pés de Lúthien, ela cantando em Mandos... Esse filme eu iria adorar...
 
Sinceramente, Alex Ross é o meu desenhista favorito de HQ!

Acho que seria muito interessante se dois grandes desenhistas se unissem para a realização desse trabalho.

Takehiko Inoue é muito baum, tb! Juntamente com Alex Ross, imaginem como seria a obra!!!! :D

Assim como Sandman, onde juntaram duas pessoas famosas (naum me lembro o nome do livro) e ficou divino!

Aposto tb com a produção que fizeram Records of Lodoss War, manga no estilo Terra-Média! já pensaram anime de SdA???

Sonho Meu!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo