1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Seria possível restaurar a glória de Númenor ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Jumpin' Jack Flash, 12 Dez 2003.

  1. Pra começar esse é mais um tópico "e se".


    Bom, lá nos Contos Inacabados, na parte dos Reis de Númenor, está escrito:

    XXIV Tar-Palantir (Ar-Inziladûn)

    [...]Tar-Palantir arrependeu-se dos costumes dos Reis que o precederam, e de bom grado teria retornado à amizade dos Eldar e dos Senhores do Oeste[...]MAs quando o Rei morreu, ela (sua filha Míriel) foi desposada por Pharazôn, filho de Gimilkhâd[...]


    Nessa época, Númenor estava em pleno declínio. Seus habitantes vivendo cada vez menos. Bom, então aqui vai a suposição: Se, após a morte de Tar-Palantir, Pharazôn não tivesse se casado com Míriel, e essa se tornado a Quarta Rainha Governante, seria possível, com o tempo, Númenor voltar à gloria de antigamente ? É claro que nessa época já eram muitos aqueles que invejavam os eldar, e eram poucos os Fiéis, mas mesmo assim, será que seria possível ? Talvez até que seus habitantes voltassem a ter um tempo de vida como nas épocas anteriores, antes do mal se instalar.
     
  2. Thangorodrim

    Thangorodrim Usuário

    Eu duvido, exatamente pelo o que vc já falou: muitos invejavam os eldar! Mesmo com a tentativa de Tar-Palantir de recuperar os costumes e ideais de Numenor, o mal já estava instalado. Provavelmente, sem Ar-Pharazôn e sem Sauron a guerra contra os Valar não teria ocorrido, e quem sabe Numenor não tivesse sido destruída, mas a ganância e a inveja já estava no coração dos numenorianos. Provavelmente eles tentariam aumentar seu domínio sobre a Terra-Média e continuariam invejando os eldar, fazendo com que seu tempo de vida continuasse diminuindo.
    Tar-Palantir e os Fiéis já eram excessão dentro de Numenor e por isso eu acho que cedo ou tarde Numenor iria acabar sucumbido de vez ao mal.
    O texto ficou meio confuso, mas acho que deu para entender. :)
     
  3. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Acho muito improvável que Numenor pudesse retormar aos seus dias de glória, já que, como você mesmo escreveu, os fiéis eram minoria da população, a grande maioria era seguidora do partido do Rei.
    Em minha opinião, Tar-Palantir só conseguiu governar porque seus oponentes tinham medo de sua fama de vidente.
    Caso Tar-Miriel tivesse se tornado Rainha Governante é certo que os adversários dos Fiéis tivessem se unido em torno de Pharazôn e proclamado que ele era o sucessor legítimo do Tar-Palantir, mesmo contra as leis de Numenor. Então teríamos em Numenor algo semelhante à contenda de famílias que ocorreu em Gondor. E é razoável supor que com isso o que restava dos fiéis seria exterminada, então Elendil, Isildul e Anárion seriam mortos e não existiriam nem Gondor e Anor para se oporem à Sauron após a submersão de Numenor (já que Pharazôn certamente faria tudo o que ele fez, casando ou não casando com a Miriel).
    Certamente a situação na Terra-Média estaria bem favorável ao Sauron, já que só existiriam os elfos para se oporem à ele.
     
  4. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Nao creio que eles voltassem a ter a longevidade dos primeiros anos em Númenor, justamente por causa da inveja e do apego a vida que já havia se instalado em seus coraçoes... mas se o arrempedimento de Tar-Palantir fosse assumido por seus sucessores, imagino que Númenor nao teria sido destruída... pois assim como a inveja se alastrou é possivel que o culto aos poderes pudesse novamente voltar aos coraçoes dos numenorianos... NG se torna mau ou bom.. todos somos ambos, temos potencial para fazer o bem e o mal... e o fio da balança é a nossa consciencia....

    Acho que se os sucessores de Tar Palantir, retornassem ao culto dos Poderes e a se sujeitar aos seus designios, haveria luta sim, masu todos os indecisos apoiariam o rei... e o declinio teria se estabilizado.. e Numenor ainda persistiria...
     
  5. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Bom, acho que isso só aconteceria caso Gimilkhâd (Irmão de Tar-Palantir) e seu filho Pharazôn não existissem, já que ambos resitiam o quanto podiam aos desígnios de Palantir, e seriam (minha opinião)candidatos válidos ao trono, para os não-Fiéis.
    Caso eles não existissem, aí sim os não-Fiéis ficariam sem um ponto focal para resistirem, e os fiéis e os descendentes de Tar-Palantír poderiam com o tempo abrandar os corações dos numenorianos para retornarem ao culto à Eru e a amizade com os eldar, evitando a queda de Numenor.
    Lógico que isso tudo é um grande SE, já que Numenor caiu.
     
  6. Tauron

    Tauron Usuário

    É como já disseram; uma vez que a inveja havia sido plantada nos corações dos numenorianos, de lá ela não saia. Sempre haveria aqueles que se deixariam levar pensando que eram amaldiçoados. E, se não fosse com Pharazôn, seria com outro. Acho que o destino de Númeror era esse e não tinha jeito, uma hora ou outra, ela ia cair.
     

Compartilhar