• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria o Um inabalável??

Kementari

É só marca do fogão!
Eu tava carcomendo aqui...
Será que realmente só Sauron conseguiria dominar o Um?
Hum, será que realmente o Um só obedecia a ele?
Bem, o Um obedecia a Sauron pois havia sido feito por ele, e carregava uma parte de Sauron nele...
Mas Sauron não era inabalável, entao porque o Um, que carregava apenas parte do Sauron seria?
Sauron fraquejava, e havia maneiras de moldar seus pensamentos (apesar de beem dificil) e ele tinha defeitos fortes, mesmo pra um cara mau.. Alem do mais tinha a sua obsessao pelo Um.. Entao Será que o um nao trairia Sauron?
Bem, com essa duvida da pra pensar em uma outra.. Será que Morgoth controlaria o Um? A principio parece obvio que sim, mas se tudo que eu falei nesse topico for besteira, não parece tão obvio assim...
 
Poderia?
Só se for MUITO DÍFICIL e somente talvez por alguém muito poderoso, pois tudo que é feito com o Anel se vira para os propósitos de Sauron, não?
Como alguém dominaria ele?
 
Glaurung disse:
Vou tentar responder o que eu acho com outra pergunta:

Você trairia a si mesma? 8O

Exatamente o que pensei... o Um Anel já é parte de Sauron, por isso não poderia traí-lo...

Kementari disse:
Será que realmente só Sauron conseguiria dominar o Um?

Acho que não... os seres mais poderosos que ele provavelmente controlariam o Anel... e lembre-se que mesmo sem saber quem ou o que o Tom Bombabil era ele não ficava invisível com o Anel...
 
provavelmente o anel não trairia Sauron . mas quanto a pergunta de Melkor poder controlar o um, me deixou em dúvida
 
Po gente, no prefácio do SdA Tolkien diz q o Um poderia ser usado contra Sauron e ele seria escravizado, e não derrotado :wink:
 
Volta um poquito. No conteito de "trair".

O Um Anel não era consciente, embora tivesse uma espécie de instinto natural (se fosse AD&D eu diria um "Ego"). Ele poderia sim ser utilizado por qualquer um. Qualquer um que tivesse capacidade de controlá-lo, e essa capacidade é geralmente colocada em termos de vontade ou força de vontade (will).

Fica claro que Gandalf e Galadriel poderiam utilizar o Um, ou melhor, o poder contido no Um, em seus próprios interesses, seja destruindo Sauron ou qualquer outra coisa. É possível que a maioria dos grandes Elfos fosse capaz de dominar o Um e talvez os maiores dentre os Dunedain (é arriscado dizer, mas eles tinham will suficiente pra domar um Palantir)

O Um antes de mais nada é um artefato, não possui vontade própria, embora mostre alguns sinais de ter um certo instinto primário.
 
Claro que os mais poderosos poderiam dominar o Um. Mas uma nova questão surge: teriam eles força de vontade suficiente para não serem corrompidos por sua malícia?
 
De todas as pessoas na Terra-média durante a Guerra do Anel, apenas Gandalf, e Sauron obviamente, tinham poder (ou força de vontade, chame como quiser) para controlar o Um plenamente. Palavras do próprio Tolkien.

O resto, Galadriel inclusa, não conseguiria destruir Sauron, e este conseguiria o Anel de volta, e tudo estaria acabado. Nem mesmo o Portador conseguiu destruir o Um e acabar com Sauron, imagine alguém de uma raça "mais sucetível" aos desejos de grandiosidade...
 
O resto, Galadriel inclusa, não conseguiria destruir Sauron, e este conseguiria o Anel de volta, e tudo estaria acabado. Nem mesmo o Portador conseguiu destruir o Um e acabar com Sauron, imagine alguém de uma raça "mais sucetível" aos desejos de grandiosidade...

Mas o objetivo não era destruir o Um ou Sauron, e sim derrota-lo, ele seria escravizado, e se até Aragorn podia controlar o Um pq Galadriel não, era isso q Sauron temia, q pegassem o Um e o usassem contra ele, a maioria dos servos de Sauron se viraria contra ele se alguem forte usasse o Anel, e Sauron seria derrotado em batalha.
 
Aragorn podia controlar o Um?
E Slicer, aonde está essa frase de Tolkien?

Bom, pelo que me lembro é dito no SdA, que Gandalf conseguiria talvez derrotar Sauron com o Um Anel. Mas seria corrompido depois, então não adiantaria nada.

EDITADO: PS: Ah, Riff, sim, Sauron temia isso. Mas nem tudo que ele temia era verdade, e podia acontecer,certo? :wink:
 
Slicer Ð disse:
O resto, Galadriel inclusa, não conseguiria destruir Sauron, e este conseguiria o Anel de volta, e tudo estaria acabado.

Tanto Galadriel quanto Elrond conseguiriam destruir Sauron...
 
Fica claro que Gandalf e Galadriel poderiam utilizar o Um, ou melhor, o poder contido no Um, em seus próprios interesses, seja destruindo Sauron ou qualquer outra coisa. É possível que a maioria dos grandes Elfos fosse capaz de dominar o Um e talvez os maiores dentre os Dunedain (é arriscado dizer, mas eles tinham will suficiente pra domar um Palantir)


É mais ou menos por aí, quando Galadriel afirma que com o Um ela se tornaria uma rainha das sombras, a mais bela e poderosa dentre todas, e que mesmo usando o anel para destruir o Sauron, a essência do anel acabaria por corrompê-la e fazer dela mesma um "Sauron".

Acredito e entendo que os grandes entre os eldar e os istari (dos edain tenho alguma dúvida mas não afirmo nada), poderiam controlar o Um ao seu favor, mas acabariam sendo corrompidos por ele. Mesmo querendo o bem, como disse Gandalf, acabariam fazendo o mau, pois essa era a vontade imbuída no anel por Sauron. Ou seja, o Um poderia derrotar Sauron, mas por fim a vontade de Sauron, de controle, dominação e terror, prevaleceria, dominando aquele que fosse o portador do anel.
 
Bom, pelo que me lembro é dito no SdA, que Gandalf conseguiria talvez derrotar Sauron com o Um Anel. Mas seria corrompido depois, então não adiantaria nada.
Hum, quando eu falo em controlar o Um eu penso em NAO ser corrompído... :think:

Qual a diferença em controlar o Um estando corrompido e NAO controlar o Um? Aparentemente parece bem diferente, mas ambas levam ao mesmo fim :?

Mas ser corrompido ou não é relativo...
Eu penso assim, se Morgoth controlasse o Um anel, pouco adiantaria pra ele, uma vez que ele é o ser mais poderoso de Arda... E tampouco ele seria corrompido, uma vez que ele já é "mau"...
O ser corrompido que nós estamos falando se baseia em que? Passar pro lado mau, passar a pensar que nem Sauron, desejar todas as coisas de Arda?? :think:
 
Skylink disse:
Tanto Galadriel quanto Elrond conseguiriam destruir Sauron...

Usando o Um anel eles conseguiriam sim, mas nunca numa luta cara a cara. Somente Gandalf derrotaria Saron numa luta cara a cara... Mas no fim o anel acabaria se apossando do Gandalf tb... e ele se tornaria um novo Sauron.
 
Eu queria saber da onde tiraram que Elessar e Galadriel conseguiriam usar o Anel contra Sauron..... :?
E quanto a falar "a própria Galadriel afirma": O Anel dava uma sensação de poder, maior do que o real poder da própria pessoa. Ou seja, o Anel teria dado essa sensação a Galadriel, mesmo que fosse falsa. É uma mudança provocada pelo Anel, e o desejo de o ter. Logo já é um estágio da corrupção, o que mostra que Galadriel já estava vúlneravel a uma.
Em diversos momentos do SdA parece que Frodo,Boromir, etc, também pensam que poderiam usar o Anel contra Sauron, e ter poder sobre ele. Porém também é só ilusão provocada pelo Anel, e corrupção, "desejo de poder".
 
O Anel dá poderes de acordo com a estatura do portador. Assim Galadriel e outros grandes teriam além de seu poder natural amplificado (como todo anel do poder faz) teriam acesso a grande parte do poder do Anel. Frodo ao sucumbir se apodera de um pouco do poder, de forma que ganha um certo poder sobre os nazgûl (carta 246). Elrond, Aragorn ou Glorfindel ganhariam muito mais, se tornando grandes senhores (quer dizer, ainda maiores). Mas o Anel continuaria servindo a Sauron. Ele ainda poderia ter acesso ao poder encerrado no Um.

O único jeito de se quebrar essa submissão seria em um confronto direto de vontades entre Sauron e o portador, e se Sauron fosse vencido o vínculo entre ele e o Anel se quebraria para sempre, e Sauron seria destruído como se o Anel tivesse sido.

Mas o problema é que não é qualquer um que poderia vencer Sauron em confronto direto. Galadriel e os demais nem mesmo pensavam nisto. A eles o meio de derrotar Sauron seria usar o poder do Um contra Sauron criando impérios poderosos (e em grande parte tiranizados) e vencendo como ele havia sido vencido antes, pelas armas. Uma nova Númenor poderia ter se erigido pelas mãos de um dúnadan, ou um novo reinado noldo. Mas Sauron sempre reencarnaria.

O único que poderia derrotar Sauron plenamente seria Gandalf, que possuindo o Um poderia vencê-lo pela posse do Um, e assim tornando-se o verdadeiro Senhor dos Anéis como Sauron foi.

Mas o Anel continuaria mau, e sempre seria. Ele corromperia Gandalf pouco a pouco, tornando sem perceber em um tirano ainda mais terrível do que Sauron.
 
Mas o problema é que não é qualquer um que poderia vencer Sauron em confronto direto. Galadriel e os demais nem mesmo pensavam nisto. A eles o meio de derrotar Sauron seria usar o poder do Um contra Sauron criando impérios poderosos (e em grande parte tiranizados) e vencendo como ele havia sido vencido antes, pelas armas. Uma nova Númenor poderia ter se erigido pelas mãos de um dúnadan, ou um novo reinado noldo. Mas Sauron sempre reencarnaria.

Então dessa forma se Galadriel pegasse o Anel ela ia derrotar Sauron, ele reencarnaria e ia ser assim eternamente, o unico jeito de derrotar o mal na tm era destruindo o Anel né :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo