1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Seria O Senhor dos Anéis uma farsa?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skywalker, 1 Abr 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Um site de notícias divulgou essa semana que Andrew Stangler, administrador do espólio de Beatriz Stangler, estaria processando a Tolkien Enterprise por ter plagiado, com O Senhor dos Anéis, a obra da escritora finlandesa "A Busca da Montanha de Fogo", onde segue uma comitiva atrás de um vulcão, único local onde o bracelete de um demônio pode ser destruído. As informações fecham com precisão: os hobbits nunca apareceram em nenhum trecho do legendarium primitivo, os elfos são parte da mitologia nórdica, de onde Tolkien, assumidamente, bebeu muito.

    A questão que fica no ar é: SERÁ?
     
  2. Myamoto Musashi

    Myamoto Musashi Usuário

    Não acho.
    Primeiro, O Hobbit foi lançado a muito etmpo atras, e não acho que só hoje iriam dizer isso.
    Também, porque Tolkien tinha genialiadde suficiente pra criar todo um universo, não precisando plagiar ninguem.
     
  3. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    Agora que Tolkien ficou mais em vista com os filmes sempre vai aparecer isso.
    Com Harry Potter sempre aparece um querendo processar a Rowling por plágio também...
    Talvez isso signifique sucesso.
     
  4. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Primeiro, ha alguma evidencia de que a obra de Beatriz Stangler, chegou as mão e conhecimento do Tolkien?
    Alem disso, se fosse assim todo mundo ia processar todo mundo por causa de semelhanças em suas obras. o Gaiman deveia processar a Rowling pq supostamente HP seria um plagio das aventiras de TIm Hunter da serie Livros da Magia.
    Semelhança de obras ocorrem com varios artistas.
    Qdo se usa varias referencias de pesquisa comum a todos, e natural ue se encontrem essas semelhanças.
    E se fosse plagio descarado, pq esse Sr. Andrew Stangler não foi procurar seus direitos antes e só agora que o nome de Tolkien e suas obras estão em evidencia na midia?
    No minimo é um ajogada de marketing pra que o nome de Beatriz Stangler fique em evidencia e procurem por sua obra.
     
  5. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Skywalker, você tem esse link para passar para a gente? Eu não consigo achar pelo Google. Também não achei nada sobre essa Beatriz Stangler.
     
  6. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Vai ver a obra nem existe, ou não foi publicada. :mrgreen: Eu duvido q seja plagio e, se for, a copia deve ter superado em muito o original. :wink:
     
  7. Ilyriä

    Ilyriä Usuário

    Exatamente. E mesmo que a idéia original possa até teoricamente ter sido retirada desta tal obra, a grandiosidade e a riqueza de detalhes da obra de Tolkien superam em muito qualquer outra coisa. E tem outra: o Senhor dos Anéis pode até ter sido inspirado, mas e o Silmarillion? e Contos? e o Hobbit, q foi publicado bem antes? Ele plagiou também? :wink:
     
  8. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Com certeza não é plágio. O tal de Stangler está só tentando ganhar uma grana em cima da obra do Tio Tolkien.
     
  9. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    e divulgar a autora na midia.... :x
     
  10. Eu tambem acho q alguns pontos em comum são inevitaveis...eu não conheço essa tal obra...mas acho q SdA não seria um plagio...pq pode até ser q tenha alguns pontos em comum, mas e os pontos diferentes??? :wink:

    "Todos os carros tem volante, mas vc não vê nenhuma consecionaria processsando as outras por causa disso!!!"

    (Eu ouvi isso em algum lugal...não me lembro onde...sorry...) :tsc:


    ps.:eu espero essa noticia não seje uma mentira pq hoje é 1º de Abril...tomara q não seja...(eu não estou te acusando de nada!!!)
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Hehehe... fui descoberto...FELIZ PRIMEIRO DE ABRIL, PESSOAL!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Sky, sério que era Primeiro de Abril isso? :lol: :mrgreen:

    Eu estava esperando você vir postar a fonte aqui, hahaha
     
  13. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Nossa.... é Primeiro de Abril hoje.... %$#&*@#!!!!!!!!!

    Espera, ainda dá tempo de pegar alguém.... :aham: :aham: :aham:
     
  14. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    :lol: :lol: :lol: :lol: Essa foi horrível! Podia ter esperado mais um pouco até dar meia noite!
     
  15. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Ah, Tolkien se inspirou em várias mitologias para fazer a sua própria.

    A coleção de sua obra seria algo como o relato verdadeiro de toda a história do planeta Terra, em que se conta da maneira como realmente se passou os fatos. Para a mitologia de Tolkien, todas as outras mitologias são "contos incompletos" da realidade passada.

    Mesmo assim, não pode se considerar plágio, pois Tolkien apenas se baseou nas idéias essenciais dessas mitlogias e as escreveu de forma a encaixarem uma outra, muito mais completa e complexa, de tal magnitude e profundidade que não podem receber apenas o título deplágio, afinal Tolkien demonstrou toda a sua genialidade nestas obras. Tolkien não deu CTRL C - CTRL V, simplesmente.
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Primeiro de Abril, Bombs, Primeiro de Abril... :roll:

    :lol: :lol: :lol: :lol:
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar