• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Melkor um Arata?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Bom, pode ser que essa dúvida seja até simples e eu mesmo tenha aberto esse tópico no local errado, mas como até hoje não consegui responder ou alguém que me respondesse isso satisfatoriamente, estou colocando aqui.

Melkor foi denominado um Vala(que fique aqui claro que isto é apenas um título dado aos mais poderosos dos Ainur) e dentre os mais poderosos dos Valar foi dado ainda mais uma denominação, Aratar(os mais Poderosos). Melkor definitivamente está entre os mais poderosos, afinal ele é O mais.

Como estou sem meu silmarillion aqui, quoto em inglês, de acordo com a Encyclopedia de Arda. Se puder alguém coloque o trecho em português por favor.

"Among [the Valar] Nine were of chief power and reverence; but one is removed from their number, and Eight remain, the Aratar, the High Ones of Arda..."

Valaquenta

Veja bem, lendo rapidamente, parece que os 9 mais poderoso foram chamados de Aratar e depois, de Melkor foi retirado os títulos nobres dado aos bam-bam-bans dos Ainur.

No entanto, a virgula apos o "and Eight remain" me faz parecer que o nome Aratar foi dado apenas aos oito que restaram, ou seja, foi uma denominação dada aos mais poderosos APÓS a rebelião de Melkor.

Olhando no Glossário no final do Silmarillion, temos que Aratar são os 8 Valar mais poderosos que se mantiveram fiéis. Mas isso não é definitivo, uma vez que o glossário podia estar se referindo ao fato de terem sido 9 e DEPOIS passou a ser permanentemente os 8 que restaram fiéis.

Bom, pode parecer uma dúvida besta, de mera interpretação, mas acontece que a própria Enciclopedia de Arda sugere que Melkor tenha sido um Arata.

It seems clear from the quotation above that the Aratar were originally nine, and included Melkor (probably as the greatest of them), but he was removed from this 'order' after his rebellion.


Encyclopedia de Arda

Isso foi exatamente o contrário do que eu entendi lendo tal texto.

Aí vem o motivo deste tópico ter sido coloco por mim no Obras e não no Diga Amigo. Eu já vi pessoas argumentando que o título Aratar foi dado após a chegada de Tulkas em Arda e conseqüentemente após a rebelião de Melkor, pois Tulkas chegou justamente para ajudar os Valar na luta contra Morgoth.

Eu queria saber se alguém tem algum tipo desta informação pois eu não tenho acesso a todos os textos. Pode parecer uma duvidazinha besta, mas ela martela na minha cabeça há quase 2 anos.
 
Baseando-me apenas na interpretação, eu creio que Melkor não fora considerado um Arata. O treco que você cita está assim, Fingol:

"Among them [the Valar], Nine were of chief power and reverence; but one is removed from their number, and Eight remain, the Aratar, the High Ones of Arda..."

Lendo este trecho, eu entendo que havia 9 valar de grande poder, mas um foi removido, restando 8, os Aratar.
Se Melkor fosse um deles, eu ahco que talvez o trecho teria sido escrito assim:

"Among them [the Valar], Nine were of chief power and reverence, the Aratar, the High Ones of Arda; but one is removed from their number, and Eight remain."

Mas vou ver se encontro algo em textos, etc.
 
"Entre eles, nove gozavam de maior poder e reverência; mas um foi excluído do grupo e oito permanecem, os Aratar, os Seres Superiores de Arda..."

Para mim fica claro que ele não chegou a fazer parte dos Aratar.
 
Após ler o post do Pandatur acho que se tornou bastante óbvia a resposta. Não existe nada de complicado, é bem simples - resume-se tudo simplesmente ao sentido da frase:

"Among them [the Valar], Nine were of chief power and reverence, the Aratar, the High Ones of Arda; but one is removed from their number, and Eight remain, the Aratar."

Assim, haviam originalmente 9 Valar; com a saída de Melkor ficaram 8, e esses 8 eram os Aratar. Mais tarde adicionou-se-lhes Tulkas, mas este não é contado entre os Aratar; pois ele era poderoso de físico, e ninguém o batia em luta corpo a corpo, nem mesmo Melkor; mas em "magia", poder sub-criativo, ele encontrava-se entre os Valar mais inferiores.
 
Não originalmente 9 Valar, mas sim 9 Valar mais poderosos. Existem mais que 9 Valar só na Terra-média. Lembrem-se que existem Ainur que nunca desceram até Eä, e ficaram na companhia de Ilúvatar.


E sim, é uma coisa bem simples; Melkor já nem era mais contado como Vala depois da sua revolta em Arda. Ele nunca foi um dos Aratar. :)
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Não originalmente 9 Valar, mas sim 9 Valar mais poderosos. Existem mais que 9 Valar só na Terra-média. Lembrem-se que existem Ainur que nunca desceram até Eä, e ficaram na companhia de Ilúvatar.


E sim, é uma coisa bem simples; Melkor já nem era mais contado como Vala depois da sua revolta em Arda. Ele nunca foi um dos Aratar. :)

Sim, o que queria dizer era que existiam 9 mais poderosos: os outros eram os de poder inferior. O próprio Tulkas apenas passado um tempo desceu a Arda, depois de todos os outros.

Nota: Você devia querer dizer "mais que 9 Valar em Arda". :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo