• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Gollum um pouco herói na história?

Não acho heroi a palavra certa. O que aconteceu no final, nesse caso a destruiçao do anel, foi uma consequencia nao prevista no plano de Gollum. Ele queria a confiança de Frodo para depois conseguir o anel para si. Herois não traem nem fingem promessas, eles fazem o que é certo para todos e não somente para ele proprio.
 
Sei não...:think:

Gollum, se não fosse a suspeita e ciúmes de Samwise, poderia ter sido salvo de sua escuridão. Frodo poderia tê-lo salvo de sí e da mácula deixado pelos anos sob influência do Anel.
Acho, posso dizer no final, apesar de seus motivos serem diferentes dos de um herói clássico, um herói de ocasião, pois sem ele a TM estaria perdida, pois Sam não ousaria atacar Frodo para recuperar o Um Anel!
 
De passagem por aqui...


Húrin disse:
Gollum, se não fosse a suspeita e ciúmes de Samwise, poderia ter sido salvo de sua escuridão

Húrin...sem a desconfiança e implicância de Samwise sobre Gollum, este mataria tanto o Frodo quanto o próprio Samwise bem antes de chegarem perto de Mordor.

Não há, neste caso, possibilidade de que Frodo pudesse conseguir salvar Gollum...o estilo de Tolkien não é esse, de qualquer jeito...

Já ouviu falar da história do "se"? Ela nunca se realiza.

A Terra-média estaria mais perdida se Sam não fosse tão atento e, pior, se não fosse o responsável por manter Frodo no seu caminho até onde desse.

Para Tolkien não há meio-termo: Gollum sempre foi vilão, mesmo antes de matar Déagol, ou seria possível que, como mágica, tão repentinamente o Anel agil sobre Sméagol que o fez cometer a barbárie que cometeu? Havia uma predisposição, uma falha no caráter de Sméagol...se ele fosse completamente bom, seria como Frodo ou Sam, e no início poderia conviver com o Anel sem maiores mudanças comportamentais. Mas o modo como se deu a repentina transformação de Sméagol, tudo indica que sua natureza era fraca por algum motivo, ou por vários...que não cabem aqui analisá-los.

Frodo muito pouco podia fazer estando na posse do Anel. Gollum só "destruiu" o Anel por causa de Sam, de qualquer jeito. Pq sem o estado de alerta de Sam, o Anel cairia nas mãos de Gollum bem longe da Montanha da Perdição. E aí nem haveria possibilidade de que o Anel fosse destruído.
 
Concordo, em parte, Amigo Fëa Batty!!

Há ou houve essa intenção quando Tolkien escrevia a estória. O que rivalizou foi justamente como dito, que Sam interfiriu/atrapalhou, de certa forma, nesse aspecto do relacionamento entre os três.

Não sou expert nesse assunto, pois em Cartas, minha leitura busca mais a respeito de Fëanor e Túrin, personagens que ainda não encontrei falar mais detalhadamente a respeito. E por esse motivo ainda não me apeguei tanto a esse livro.

Quanto a Gollum, mesmo malévolo, e nisso não há muito o que fazer em sua defesa, ainda acho que ele fez mais do que Frodo. Mesmo que movido por ganância. Disso, dessa minha forma de pensar e ver o personagem Fedegoso e Asqueroso, há quem não me veja com bons olhos, mas que há de se fazer, o filme acabou com a imagem que eu tive do Frodo do Livro, que era um quase Bilbo naquela época!

PS: Com opiniões assim, num lugar onde tantos veneral Frodo, dificilmente eu ganharei alguma "Recompensa"!:lol::chibata:
:joinha:
 
Claro que sim. Gollum foi, pra mim, um dos personagens mais importantes da história toda.

Gollum morreu como héroi pois, apesar de meios incertos, justificou o fim. Ele lutou, e usou de artimanhas que sem dúvidas foram equivocadas, pela sua concepção do certo, lutou pelo que acreditava, lutou pelo que queria. Sendo certo ou errado, aliás, quem é que disse que Gollum em sua empreitada para recuperar o Anel que foi-lhe roubado de forma injusta, estava errado?

Acho que mais que um personagem, a criatura que luta pelo que acredita, já é um herói, pode não ser pra gente que tem uma cultura ou modo de pensar diferente, mas pra alguem e de algum modo, Gollum foi um herói.
 
Conordo com a afirmação dele poder ter sido um ant-herói, por proprósitos egoistas, então é certo afimar que Gollun é sim um Ant-Herói!
 
Gollum acabou servindo não só no fim, mas durante toda a estória. Depois de seu encontro com Frodo, além de guia, lhe serviu como exemplo do quê o Anel poderia fazer com ele. Gollum, eternamente injustiçado enquanto Frodo, o "Carregado" é tratado como o grande herói!!

Povo!!
Vocês estão dormindo???​


Participem do Círculo da Lei!! Estamos no ultimo dia de votação para o novo Réu do Julgamento! Ótimos indicados e há um empate triplo!! O que mais vocês querem além de um ótimo tópico para postar e participar??
 
Eu acho que gollum não foi um herói na historia porque apesar te ter sido importante para a história como Gandalf preveu ele não realmente pretendia ajudar Frodo só tomar o anel para ele e para engana-los acabou ajudando
 
Ou seja gollum morreu como heroi(por acidente), depois q o frodo sofreu horrores pra no ultimo instante fraquejar, viva o gollum!(Frodo tá com nada)
No fim das contas, Gollum foi o grande mártir de O Senhor dos Anéis, mesmo que não tenha sido herói.

o filme acabou com a imagem que eu tive do Frodo do Livro, que era um quase Bilbo naquela época!
Isso é verdade, Húrin! Eu peno até hoje para interpretar a personagem por causa disto. :think:

Claro que sim. Gollum foi, pra mim, um dos personagens mais importantes da história toda.

Gollum morreu como héroi pois, apesar de meios incertos, justificou o fim. Ele lutou, e usou de artimanhas que sem dúvidas foram equivocadas, pela sua concepção do certo, lutou pelo que acreditava, lutou pelo que queria. Sendo certo ou errado, aliás, quem é que disse que Gollum em sua empreitada para recuperar o Anel que foi-lhe roubado de forma injusta, estava errado?

Acho que mais que um personagem, a criatura que luta pelo que acredita, já é um herói, pode não ser pra gente que tem uma cultura ou modo de pensar diferente, mas pra alguem e de algum modo, Gollum foi um herói.
Guilherme, também vejo o Gollum como personagem decisivo e importantíssimo nas discussões e na história mesmo sobre o Um Anel. Porém, Gollum só agia de acordo com os próprios interesses e propósitos, que em sua maioria, eram gerados pelo seu fascínio pelo Um. Há um outro tópico em que é perguntado, 'Quem foi o mais fiel dentro de seu propósito?' e lá sim, poderíamos citar o Gollum, pois ele realmente o foi. Mas um herói, bem, isso ele não fora.

E, por fim, trago aqui o comentário da Mariana Hoffmann, que estava entre as páginas da discussão e que não tinha lido anteriormente. Para mim, é uma síntese muito clara e coesiva acerca da relação do personagem com o Um Anel.
herói ele não foi, muito menos vilão. Digno de pena é o mínimo, ele não tinha mais vida, o coitado. Escravo rejeitado do Um Anel, Gollum era uma sombra de desejo, adoração muito mais que exacerbada por algo inútil para ele, o Poder proporcionado pelo domínio do Anel. Mesmo que ele não tivesse desempenhado no fim um papel tão importante para toda a Terra Média inconscientemente, destruindo o Anel, ele teria sido destruido quando a ruina do Anel finalmente se realizasse.Porque afinal, ele vivia para serví-lo, não propriamente à Sauron, mas ao Anel

 
Eis mais ou menos, por assim dizer, um pouco da visão que tenho desse personagem, Penelope: E Se... Gollum não tivesse morrido. Um tópico com uma proposta interessante para se fazer uma "interpretação" dos personagens!

Aos demais, se puderem, e se forem capazes, venham viajar nesse tema!:joinha:
 
Não vejo Gollum como o Herói da história. Tenho que os heróis são aqueles que, de certa forma, se dedicam a um ideal e através muito esforço e sacrifício conseguem atingí-lo sem se desvirtuar ou se deixar corromper. Gollum, neste caso, não se encaixaria em herói porque seu objetivo nunca foi destruir o Um, mas sim recuperá-lo. Por mero acaso uma coisa se ligou a outra nos momentos finais da trama. Mas, por outro lado, Gollum foi fundamental na trama. Se não fosse ele, Frodo e Sam poderiam nunca ter chegado à Montanha da Perdição, o que dá uns créditos para ele.
 
Tenho que os heróis são aqueles que, de certa forma, se dedicam a um ideal e através muito esforço e sacrifício conseguem atingí-lo sem se desvirtuar ou se deixar corromper.


Tomando essa afirmação, pode-se dizer que ele foi sim um herói na trama:

A partir do momento em que Bilbo "roubou" o Um dele, Gollum se pôs a procurá-lo por todos os cantos da Terra-média, acabando por ser capturado por Sauron e depois por Aragorn.

Na primeira captura, teve que ceder a um poder maior para se manter vivo e eventualmente foi libertado (como muitos já disseram em outros tópicos relacionados, Sauron precisava dele vivo e livre para levá-lo até o Um). Na segunda captura, usou de sua malícia e conseguiu escapar de seus captores por méritos próprios e com uma ajudazinha dos Orcs.

Quando conseguiu finalmente se apoximar de seu precioso, tentou apanhá-lo a força e foi subjugado. Aparentemente se submeteu à vontade de Frodo, o Mestre do Anel até que conseguisse uma brecha para tomá-lo de volta. Um exemplo de seu esforço foram os momentos em que houve a luta Gollum x Smeagol sobre como dar um fim nos Hobbits lembrando que Gollum/Smeagol tinham o mesmo objetivo de recuperar seu precioso.

Outra mostra de sua dedicação foi o período no qual ele ficou praticamente se alimentando de vermes e sem beber água, ou bebendo daquelas poças estagnadas que por milagre apareciam no caminho.

No final de tudo ele conseguiu o seu objetivo, que sempre foi o de recuperar o Um Anel, seu precioso... o problema é que ele caiu junto com o Anel nas entranhas da Montanha da Perdição.
 
Por esse lado sim, a cobiça criada pelo Anel em Frodo entrou em choque com o desejo de Gollum reaver seu precioso, mas como sempre digo, Gollum é vítima, foi pego pelo poder de cobiça do Anel e sucumbiu em sua maldade. Se repararem, o Anel leva a isso, ao desejo, a inveja, seu poder maléfico definha o espírito do mais forte cavalheiro, mais existem aqueles que são fortes como a base forte das montanhas e resistem firmemente ao poder do Um Anel.
 
Tomando essa afirmação, pode-se dizer que ele foi sim um herói na trama:

A partir do momento em que Bilbo "roubou" o Um dele, Gollum se pôs a procurá-lo por todos os cantos da Terra-média, acabando por ser capturado por Sauron e depois por Aragorn.

Na primeira captura, teve que ceder a um poder maior para se manter vivo e eventualmente foi libertado (como muitos já disseram em outros tópicos relacionados, Sauron precisava dele vivo e livre para levá-lo até o Um). Na segunda captura, usou de sua malícia e conseguiu escapar de seus captores por méritos próprios e com uma ajudazinha dos Orcs.

Quando conseguiu finalmente se apoximar de seu precioso, tentou apanhá-lo a força e foi subjugado. Aparentemente se submeteu à vontade de Frodo, o Mestre do Anel até que conseguisse uma brecha para tomá-lo de volta. Um exemplo de seu esforço foram os momentos em que houve a luta Gollum x Smeagol sobre como dar um fim nos Hobbits lembrando que Gollum/Smeagol tinham o mesmo objetivo de recuperar seu precioso.

Outra mostra de sua dedicação foi o período no qual ele ficou praticamente se alimentando de vermes e sem beber água, ou bebendo daquelas poças estagnadas que por milagre apareciam no caminho.

No final de tudo ele conseguiu o seu objetivo, que sempre foi o de recuperar o Um Anel, seu precioso... o problema é que ele caiu junto com o Anel nas entranhas da Montanha da Perdição.

Concordo com seus argumentos ALF. Mas o que eu entendi deste tópico e o que eu quis dizer foi que Gollum não fez o que fez para destruir o Um Anel, mas para recuperá-lo. Por isso que não o vejo como herói da história e a história contada na trilogia do Anel é sobre sua destruição.

Se tomarmos agora a 'missão' de recuparar a posse do Um, considero Gollum, não um héroi, mas um anti-herói (o que não deixa de ser um herói) e, devido a sua morte, talvez até um mártir também.

Bom, não sei se consegui esclarecer minha idéia do outro post, mas é isso que eu quis dizer!!:mrgreen:
 
Gollum não destruiu o Anel pelo bem da missão, tropeçou nas fendas das perdição e caiu. Ele era movido pelo desejo de recuperar seu "Precioso".

He.rói: Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo. 4 Homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, p ex, um extremo infortúnio ou sofrimento, ou que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo. 5 Personagem preeminente ou central que, por sua parte admirável em uma ação ou evento notável, é considerada um modelo de nobreza.

Mas seria o significado de Herói apenas o suficiente para definir alguém como Herói?

O papel que esta personagem desempenhou nos acontecimentos que decorreram em torno da Guerra do Anel leva-nos a determo-nos um pouco mais sobre a sua natureza e percurso. Na verdade, Sméagol/Gollum encarna o que há de mais intrínseco à natureza humana: o conflito entre o Bem e o Mal. Simbolicamente, o imaginário mitológico criado por Tolkien assenta nessa dicotomia: Manwë/Melkor; Irmandade do Anel/Sauron; Gandalf/Saruman, mas é em Sméagol/Gollum que essa dicotomia se funde num único ser, configurando a verdadeira dimensão anímica do ser humano. Aliás, os hobbits são, de acordo com Tolkien, “aparentados connosco, muito mais chegados a nós do que os Elfos e até mesmo do que os Anões. Em tempos remotos, falavam as mesmas línguas dos Homens – à sua maneira, claro – e gostavam ou não das mesmas coisas que os homens (Irmandade do Anel, p. 16). No caso de Gollum/Sméagol, a natureza perversa foi, desde logo, a que se impôs.

O fato de ter ajudado Frodo em sua longa jornada, isso não nos faz refletir?

Gollum talvez seja um dos mais interessantes personagens, e para mim representa o conflito entre o desejo, cobiça contra a razão.

De certa forma, sim é um herói, por acidente.
 
Última edição:
De passagem por aqui...




Húrin...sem a desconfiança e implicância de Samwise sobre Gollum, este mataria tanto o Frodo quanto o próprio Samwise bem antes de chegarem perto de Mordor.

Não há, neste caso, possibilidade de que Frodo pudesse conseguir salvar Gollum...o estilo de Tolkien não é esse, de qualquer jeito...

Já ouviu falar da história do "se"? Ela nunca se realiza.

A Terra-média estaria mais perdida se Sam não fosse tão atento e, pior, se não fosse o responsável por manter Frodo no seu caminho até onde desse.

Para Tolkien não há meio-termo: Gollum sempre foi vilão, mesmo antes de matar Déagol, ou seria possível que, como mágica, tão repentinamente o Anel agil sobre Sméagol que o fez cometer a barbárie que cometeu? Havia uma predisposição, uma falha no caráter de Sméagol...se ele fosse completamente bom, seria como Frodo ou Sam, e no início poderia conviver com o Anel sem maiores mudanças comportamentais. Mas o modo como se deu a repentina transformação de Sméagol, tudo indica que sua natureza era fraca por algum motivo, ou por vários...que não cabem aqui analisá-los.

Frodo muito pouco podia fazer estando na posse do Anel. Gollum só "destruiu" o Anel por causa de Sam, de qualquer jeito. Pq sem o estado de alerta de Sam, o Anel cairia nas mãos de Gollum bem longe da Montanha da Perdição. E aí nem haveria possibilidade de que o Anel fosse destruído.


Citando um post passado, mas fazer o que se só vi agora?! :mrgreen:

Bem Roy, terei que discordar não do seu post inteiro que traz muitos pontos com os quais concordo, mas sim que em Tolkien quem é vilão é vilão e quem é mocinho é mocinho!
Pode não ter sido exatamente isso o que você disse, mas serve então para tirar qualquer interpretação errada que possa gerar. Concordo sobre o que disse sobre a "personalidade" de Sméagol, ele sempre teve a pré disposição a ser "mal" ou melhor dizendo sem escrúpulos para conseguir o que desejava, e no caso seu grande objeto de cobiça foi o anel. Porém Tolkien tem a sensibilidade de fazer suas personagens, não personagens vazias que podem ser boas e más, que oscilam entre duas condições divergentes, mas sim traçou características determinantes nas atitudes das personagens, algo como carater de cada uma delas, e dentro desse caráter as humanizou, mostrando como elas lutavam com seus lados mal e bom.
Em outras obras do Tolkien, como Mestre Gil e Rover essa tendência de Tolkien traçar caráter das personagens e então humaniza-las fica clara, sendo assim acho perigosa afirmações que definam uns como vilões e outros como heróis. Principalmente pois essas denominações são dinâmicas, dependem dos pontos de vista, o ângulo em que se olha determina isso. E isso fica claro em Tolkien também quando ele deixa claro como o Frodo e Sam foram considerados entre os hobbits como heróis, lembrados e mistificados dessa forma, quando na verdade existiu toda uma comitiva, e até um fator decisivo (o Sméagol) que se não fosse ele poderia ter tornado Frodo no maior vilão. Essa relação crítica entre vilão e heroi é vista também quando Gandalf teme possuir o anel, quando Galadriel se sente tentada, e em ambas situações prevalece o que eu estou chamando de caráter das personagens.

Concluindo acredito que essa divisão entre heróis e vilões é exatamente uma crítica que Tolkien faz, essa separação só existe quando a história é esquecida e se torna mito, e então poucos feitos são lembrados e são divididos em bons e maus e o mérito é dado à poucos.

Quanto ao Sméagol, no mito, esquecido, em SdA apenas uma das personagens mais importantes, se dividirmos o mundo entre mal e bom eu colocaria o Sméagol como elo, pois pra mim foi isso o que ele foi o livro todo, um espírito corrompido, de caráter fraco, porém que não desejava o mal de ninguém, apenas o seu bem!

P.s. :obiggraz: desculpem-me o "pequeno" texto...hehehe
 
Wilwarin Vanya disse:
Seria Gollum um pouco herói nesta história?

Acho q sim, pois se não fosse por ele, e a obseção dele, a missão de destruir o Um, não teria o fim q teve, pois se fossem depender soh do Frodo, ele não teria chegado nem perto, graças a grande ajuda q o Gollum prestou eh q, o portador do Um conseguiu chegar a algum lugar e q na hora de provar o seu valor falhou, e ai a obseção do Gollum ganhou e o fez vitorioso, ter o Um novemente e ai teve o fim q teve...
Por mais q não fosse o proposito dele, de destruir o Um, mas ele teve seu valor conseguindo oq tanto qeria, mesmo q fosse o seu fim...
 
Acho que "heroi" não é a palavra certa!!!

Por que o Gollum tropeçou nas fendas da perdição e caiu!!!

Ele não teve a intenção de destruir o Anel!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo