• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Glaurung um maia do fogo "upgraded"?

Tar-Mairon

DARK LORD AND LOVING DAD
.

Muito pouco é dito sobre a origem deste terrível ser, sabemos apenas que ele foi engendrado por Melkor que lhe transmitiu parte de seu poder (Morgoth, primeiro Dark Lord e criador do conceito de terceirização). Mas sempre achei que se tratava de um maia do fogo (balrog) que foi submetido a um processo de "upgrade".

E aí, o que vocês pensam disto?

Para inspirar: T - Glaurung - 2.jpg T - Glaurung - 1.jpg

.
 
Última edição:
Eu acho que glaurung era um réptil modificado talvez a partir dos monstros que habitavam a TM antes da chegada dos Primogênitos. E as bestas aladas dos Nazgul algum estágio intermediário para os dragões alados.
 
Eu acho que o corpo do dragão foi inventado por Melkor a partir da corrupção de bestas e répteis.

Mas quanto ao espírito, poderia sim ser de um Maia menor - creio que Tolkien falou algo sobre isso, mas não consegui encontrar a passagem.
 
.

Então poderíamos considerar que Glaurung é o resultado da seguinte combinação:

Dinossauro (ou coisa que o valha) preparado por Melkor para poder lançar chamas + espírito de um maia (balrog?).

Interessante...

.
 
Última edição:
Interessante, mas como muitos dos misterios de antigamente, permanecerá oculto e só poderemos supor.

A "essencia pensante" do dragão pôde ter sido concebida por Melkor tanto a partir de um maia ou a partir dele mesmo, como foi com o Anel na minha opinião, nesse caso ele pode ter apenas corrompido um animal que ja existia, largatos etc, e assim lhe transferir seus poderes, suas vontades e suas maldades.
 
.

Penso que o corpo do monstro era apenas um "invólucro" para o espírito do maia, que, certamente, foi escolhido a dedo por Morgoth, por conta de sua crueldade e astúcia.

.
 
Última edição:
Acredito que os dragões sejam a versão morgothiana das águias de Manwë.

Morgoth pegou umas lagartixas de Angband, alimentou com fermento subcriativo e tascou um pedacinho de si no bolo pro bicho poder pensar por si, mas continuar ligado a ele. A diferença é que os dragões são seres essencialmente "mágicos". Precisam de uma boa quantidade de Elemento Morgoth pra poderem procriar e até pra conseguirem viver sozinhos.

Glaurung precisou de um tempo considerável pra se recuperar após o saque do reino de Felagund (esqueci o nome do reino, bosta). Como descansou? Em cima de uma colina de ouro formada pelos tesouros élficos. O ouro era a matéria mais impregnada de Elemento Morgoth se não me engano.
Na Terceira Era a diminuição dos dragões pode estar ligada a falta de ouro. Os únicos dragões dignos de nota são aqueles que tomaram reinos anões. Smaug aparentava não sair de Erebor há uns bons anos, pelo que me lembro do livro. Se não me engano algumas pessoas de Esgaroth até duvidavam da existência do dragão, ou da possibilidade dele ainda estar em Erebor.
Cobras podem passar longos períodos sem se alimentar, mas um dragão aparenta poder ficar uns bons anos, desde que haja ouro ou uma fonte equivalente de Elemento Morgoth. Se fossem balrogs (pelo menos se Glaurung fosse um metamorfoseado em lagarto), a necessidade de ouro não seria tão grande. Ele não fazia nada além de enlouquecer e tacar fogo nas pessoas, a energia gasta com isso poderia muito bem ser reposta com uma soneca caso fosse um balrog.
 
Tolkien dá a entender que sim.
Pelo menos ele consegue tacar fogo em tudo que tem a sua volta, então se ele não cospe fogo, consegue aumentar a temperatura corporal a níveis colossais.
 
.

Glarung e seus "filhotes" eram a ponta-de-lança das forças de Angband, seguidos pelos balrogs que, por sua vez eram seguidos pelos trolls e pelos orcs. O que demonstra que, como general, Morgoth era diferente de Sauron, este usava orcs e trolls como bucha-de-canhão para desgastar o inimigo sem pudor algum. Já Melkor preferia tentar um golpe decisivo com o que tinha de melhor. Eu, particularmente, prefiro o método de Sauron.

.
 
Última edição:
Eu, particularmente, prefiro o método de Sauron.
Já pensei nisso há muito tempo e também sou mais o metodo de Sauron, mais esperto e traiçoeiro (para um vilão).

Acredito que os dragões sejam a versão morgothiana das águias de Manwë.

Morgoth pegou umas lagartixas de Angband, alimentou com fermento subcriativo e tascou um pedacinho de si no bolo pro bicho poder pensar por si, mas continuar ligado a ele. A diferença é que os dragões são seres essencialmente "mágicos". Precisam de uma boa quantidade de Elemento Morgoth pra poderem procriar e até pra conseguirem viver sozinhos.

Glaurung precisou de um tempo considerável pra se recuperar após o saque do reino de Felagund (esqueci o nome do reino, bosta). Como descansou? Em cima de uma colina de ouro formada pelos tesouros élficos. O ouro era a matéria mais impregnada de Elemento Morgoth se não me engano.
Na Terceira Era a diminuição dos dragões pode estar ligada a falta de ouro. Os únicos dragões dignos de nota são aqueles que tomaram reinos anões. Smaug aparentava não sair de Erebor há uns bons anos, pelo que me lembro do livro. Se não me engano algumas pessoas de Esgaroth até duvidavam da existência do dragão, ou da possibilidade dele ainda estar em Erebor.
Cobras podem passar longos períodos sem se alimentar, mas um dragão aparenta poder ficar uns bons anos, desde que haja ouro ou uma fonte equivalente de Elemento Morgoth. Se fossem balrogs (pelo menos se Glaurung fosse um metamorfoseado em lagarto), a necessidade de ouro não seria tão grande. Ele não fazia nada além de enlouquecer e tacar fogo nas pessoas, a energia gasta com isso poderia muito bem ser reposta com uma soneca caso fosse um balrog.
Boa essa comparação com as aves de Manwe, não tinha parado para ver a semelhança, mas como assim o ouro era uma materia impregnada de Elemento Morgoth, a origem do ouro não era comum com a dos outros metais??
 
.

Glarung e seus "filhotes" eram a ponta-de-lança das forças de Angband, seguidos pelos balrogs que, por sua vez eram seguidos pelos trolls e pelos orcs. O que demonstra que, como general, Morgoth era diferente de Sauron, este usava orcs e trolls como bucha-de-canhão para desgastar o inimigo sem pudor algum. Já Melkor preferia tentar um golpe decisivo com o que tinha de melhor. Eu, particularmente, prefiro o método de Sauron.

Mas Sauron nem tinha balrogs sob seu comando mesmo. Ele não tinha opção além de usar a supremacia numérica dos orcs e a força bruta dos trolls, e unia isso com a inteligência que dava certa pré-ciência dos acontecimentos (o mesmo que acontecia com Elrond).
O método de Morgoth, maior estilo kamikaze em conjunto com intrigas provenientes das derrotas e ambições de seus inimigos, foi mais eficaz. Conseguiu destruir todos os reinos élficos em Beleriand, só sobrando a comunidade da Ilha de Balar, que era fraca demais pra ser considerada entre um dos reinos élficos da Primeira Era. Ainda existiam soldados élficos espalhados, mas sem união entre os líderes não representavam a mínima ameaça a Morgoth.

Sauron só conseguiu destruir Arnor na Terra-média. Númenor quem destruiu foi Eru. Ainda assim, quem de fato acabou com Arnor foi o Rei-Bruxo de Angmar.
Sauron sempre atacava cedo demais ou esperava até tarde demais. Podia ser o maia mais poderoso de todos, se equiparando a um Vala mais fraco, mas o raciocínio bélico dele muitas vezes deixou a desejar. Nem batedores, aparentemente, ele usou durante o cerco a Minas Tirith, o Rei-Bruxo foi pego de surpresa tanto pelos rohirrim quanto pelos gondorrim utilizando barcos corsários.

Morgoth conseguiu colocar homens leais no exército élfico, coisa que acabou com as esperanças dos noldor de o derrotarem pela força. Se não fosse os Valar terem enviado o exército de Valinor, Morgoth teria feito a festa em toda Terra-média.

Boa essa comparação com as aves de Manwe, não tinha parado para ver a semelhança, mas como assim o ouro era uma materia impregnada de Elemento Morgoth, a origem do ouro não era comum com a dos outros metais??

E toda matéria fora de Valinor foi contaminada com o Elemento Morgoth.
O ouro parece ter um pouco mais do "Em", coisa que atiça a cobiça de todos. Os anões preferiam dormir abraçados num saco de ouro do que numa anã, e como os anões aparentam ser mais "terrenos" do que elfos e até homens, o motivo disso pode ser o "Em" contido no ouro.
O mesmo acontece com os dragões. Eles podem gostar de coisas brilhantes e tudo mais, mas ficarem deitados num monte de ouro sem se alimentarem só porque acham as coisas bonitinhas não faz muito sentido. Me parece que Morgoth conseguiu enfiar uma quantidade maior de "Em" em metais e pedras preciosas do que em outros elementos formadores de Arda, como a água, que era protegida por Ulmo e o "Em" demorava muito mais a surtir efeito, tanto que no Silmarillion é dito que no norte do Sirion, se não me engano de rio, o poder de Morgoth estava muito forte pro Ulmo poder chegar facilmente.
Em maior ou menor quantidade, toda a matéria de Arda acabou sendo contaminada pelo "Em".
 
.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, Veda.

Sauron destruiu o senhorio élfico de Eregion (onde habitava boa parte do remanescente da nata noldo); o reino de Gil Galad foi salvo pela chegada das tropas numenoreanas, se não fosse pela ajuda dos dúnedain, ele teria sido varrido do mapa; na primeira guerra contra Gondor, ele teve contra si o melhor general de seu tempo, Anárion; na batalha dos Campos de Pelennor, a única deficiência das tropas de Mordor era o reduzido número de cavalarianos, e foi aí que os rohirrim fizeram a diferença.

.
 
Última edição:
.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, Veda.
Veda??! 19_04_2012_06_22_05_adesivoparanotebook_meme_0161.png19_04_2012_06_22_05_adesivoparanotebook_meme_0161.png19_04_2012_06_22_05_adesivoparanotebook_meme_0161.png19_04_2012_06_22_05_adesivoparanotebook_meme_0161.png19_04_2012_06_22_05_adesivoparanotebook_meme_0161.png



Sauron detinha tambem de outros seres malignos e poderosos, além de outras coisas a que podia dar forma a meu ver, pelo menos amendrontadores, nada comparados aos Balrogs mas se ele quisesse utilizar a mesma abordagem de Melkor seria possível. Sua tática que era diferente mesmo.
 
Gostei da interpretação do Veda.

Me soa estranho que Glaurung fosse um Maia e que tivesse o corpo fabricado por Morgoth. Até onde sei, Maiar e Valar tinham a propriedade de moldar corpos próprios, correto? E esses corpos já eram gerados adultos, certo? O Silma diz que Glaurung teve uma primeira aparição em que seu corpo não estava plenamente formado, por ser mais jovem, razão pela qual foi afugentado de volta para Angband por uma companhia liderada por Fingon.
Gosto da idéia dos dragões como criações de Morgoth que trazem muito de si. Precisamos considerar ainda que Glaurung era capaz de lançar feitiços, como o fez com Niennor. Seria uma propriedade garantida por sua individualidade morgothiana?

__________________________

É interessante a relação que o Veda fez entre os anões, o ouro e o elemento morgoth... ainda mais quando pensamos que os anões eram "filhos de Aulë". O próprio Tolkien diz que Aulë, entre os valar, era o de disposições mais semelhantes a Melkor, em sua ambiciosa vontade de criar... embora tenha se curvado aos desígnios maiores. Lembro ainda que os dois principais maiar que botaram as asinhas de fora, Sauron e Saruman, eram maiar de Aulë.


Edit:

Beladona, Veda era o nick do Artigas no passado. Ele também foi Sepé Tiaraju. São os que me lembro... não sei se teve mais. :lol:
 
Última edição:
Esse detalhe sobre Aule eu havia esquecido e me ajuda a firmar mais a opinião do Veda, sobre o ouro e os metais e essa coisa toda de EM da qual não sabia e vou procurar saber mais.


Sabe o que eu estranhei Mercucio? O Veda é meu Saitor.. quer dizer, esse senhor conhecido agora como General Artigas :mrgreen:
 
Gostei da interpretação do Veda.

Me soa estranho que Glaurung fosse um Maia e que tivesse o corpo fabricado por Morgoth. Até onde sei, Maiar e Valar tinham a propriedade de moldar corpos próprios, correto? E esses corpos já eram gerados adultos, certo? O Silma diz que Glaurung teve uma primeira aparição em que seu corpo não estava plenamente formado, por ser mais jovem, razão pela qual foi afugentado de volta para Angband por uma companhia liderada por Fingon.
Gosto da idéia dos dragões como criações de Morgoth que trazem muito de si. Precisamos considerar ainda que Glaurung era capaz de lançar feitiços, como o fez com Niennor. Seria uma propriedade garantida por sua individualidade morgothiana? :lol:

.

Penso o seguinte: O lagarto era resultado da "engenharia genética" de Melkor (para poder lançar chamas ou, como bem notou o Veda, elevar a temperatura de seu corpo em níveis colossais e ter uma couraça hiper resistente). Quando o monstro ainda estava em estágio embrionário, o espírito de um maia (penso que um balrog teria sido uma boa opção, afinal eles eram experts em lidar com o fogo) adentrou este embrião, para que houvesse uma simbiose perfeita entre matéria e alma. Quanto ao "EM" contido no ouro e outros materiais preciosos, acredito que "absorvê-lo" era a única forma de manter aquele corpo nutrido, fosse dos metais citados ou do próprio Morgoth.

O que me leva a pensar assim são a inteligência e a astúcia demonstradas por Glaurung, aquilo só poderia ser coisa de um ser dotado de pleno livre arbítrio, não era a maldade tosca dos orcs, era algo próprio de uma mente superior. Isto ou, como aventou o Veda, a mente do monstro era parte da mente de Melkor, que foi destruída (a parcela da mente de Morgoth) quando Túrin o matou.

.
 
Última edição:
.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, Veda.

Sauron destruiu o senhorio élfico de Eregion (onde habitava boa parte do remanescente da nata noldo); o reino de Gil Galad foi salvo pela chegada das tropas numenoreanas, se não fosse pela ajuda dos dúnedain, ele teria sido varrido do mapa; na primeira guerra contra Gondor, ele teve contra si o melhor general de seu tempo, Anárion; na batalha dos Campos de Pelennor, a única deficiência das tropas de Mordor era o reduzido número de cavalarianos, e foi aí que os rohirrim fizeram a diferença.

.

O remanescente da "nata noldor" não era nem de perto o que foi a "nata noldor" da Primeira Era nos reinos élficos de Beleriand.
Eregion mal podia ser chamado de reino élfico, como tu disse era mais um "senhorio". E Sauron falhou quanto ao objetivo principal do ataque a Eregion: recuperar todos os anéis. Deixou escapar os três mais poderosos, que acabaram sendo usados pra destruição do próprio Sauron (os anéis com Elrond e Galadriel mantinham Valfenda e Lothlórien com uma aura élfica digna da Primeira Era, e graças a isso os enclaves élficos conseguiram permanecer durante toda a Terceira Era auxiliando Gandalf e demais inimigos do Inimigo).
Sauron mesmo estando com o Um Anel não foi capaz de derrotar a aliança entre elfos e númenoreanos. Sauron deixava muito a desejar como general, assim como Saruman que cometeu o mesmo erro de Sauron no Abismo de Helm sem batedores, sendo pego desprevenido pelos reforços rohirrim.
 
.

Vou criar um tópico Morgoth x Sauron, Veda. Lá demonstraremos qual dark lord foi o que menos se deu mal, até porque ambos se ferraram.

.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo