• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seres Fantásticos na Literatura – Lobisomens

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
De onde vêm as narrativas sobre Lobisomens? E a sua ligação com a Lua e a Prata? Haverá comprovação científica para as histórias de homens transformados em lobos? Os inúmeros livros e filmes que apresentam os lobisomens como personagens refletem a universalidade desse ser fantástico, pois no folclore mundial são incontáveis as narrativas sobre o [...]

Leia Mais...
 
Lobisomens são um dos seres fantásticos mais fascinantes. O Texto é muito bom.
 
Caraca, que coleta fantástica de informações. Existem mais artigos do gênero? Tô bem a fim de ler. =]
 
Excelente texto!!! Lobisómens são sensacionais (menos os de crepúsculo =D)
 
Mas até em crepúsculo os Lobisomens são mais legais que os vampiros, ou menos chatos, como queira :)
 
Sobre os lobisomens do Crepúsculo
eles não são lobisomens verdadeiros, eles são shapeshifters, metamorfos, troca-peles, como preferirem, ou seja, são praticamente beornings.
 
Texto realmente muito bom. Sabe quando você tem a sensação de que está com um radinho de pilha, ouvindo uma música antiga da qual você gosta muito? É assim que me senti, lendo esta parte:

Rosana Rios disse:
Pode ser o primeiro filho homem após uma série de sete filhas. Em certas regiões da Rússia, dizia-se que quem nascesse no dia 24 de dezembro tornar-se-ia lobisomem; na França e na Alemanha havia a tradição de que, se alguém dormisse ao relento numa noite de Lua Cheia, sofreria a transformação. E há, é claro, a ideia da passagem do fado pela contaminação do sangue: o homem mordido por lobisomem também se torna um, e se alguém se sujar com seu sangue pode ser contaminado. Em algumas narrativas oriundas do interior do Brasil, ainda segundo Cascudo, a metamorfose ocorreria às sextas-feiras, da meianoite às duas horas. Outras histórias dizem que, se quisesse virar um bicho sanguinário, a pessoa precisaria, na noite de quinta para sexta-feira, procurar uma encruzilhada onde os animais tivessem o costume de espojar-se; em seguida, tirar as roupas e esfregar-se no chão de terra como as bestas. E a transformação se faria…
Acreditava-se, na Idade Média, que as pessoas acusadas de ser lobisomens poderiam ser desmascaradas cortando-se sua pele, pois o pelo do lobo apareceria sob a ferida. Há narrativas de lobisomens que devoravam corpos recém-enterrados, e daqueles que, nas noites de Lua Cheia, caçavam as crianças que encontrassem para se alimentar. Outras dão conta de que a metamorfose era obra de feiticeiros malignos em rituais demoníacos. Havia até quem jurasse que pessoas excomungadas pela Igreja Católica se transformariam em lobisomens.

Eu me lembrei da minha mãe contando essas estórias, quando a luz 'acabava'. Meus irmãos e eu fazíamos uma roda, no chão, e minha mãe começava a contar as estórias.

Acho que não preciso nem dizer que lobisomens são as criaturas fantásticas pelas quais mais me interesso.
 
Mas até em crepúsculo os Lobisomens são mais legais que os vampiros, ou menos chatos, como queira :)
Sempre mais legais.
No filme Abbott e Costello Encontram Frankenstein, Lon Lobisomen Chaney Jr tem um pequeno desentendimento com Bela Drácula Lugosi, e o velho conde apela para uma (não muito máscula) retirada estratégica.

PS. o filme em questão é fraquinho.
 
Eu também sou fascinado pela lenda do Lobisomem, e recomendo um jogo de RPG provavelmente conhecido por alguns aqui do fórum... Lobisomem: O Apocalipse.

Eu me lembrei da minha mãe contando essas estórias, quando a luz 'acabava'. Meus irmãos e eu fazíamos uma roda, no chão, e minha mãe começava a contar as estórias.

Acho que não preciso nem dizer que lobisomens são as criaturas fantásticas pelas quais mais me interesso.

Esses "causos" também fazem parte da minha infância... E eu não sei que "charme" as pessoas vêem num morto-vivo, pra falar a verdade. Quando comecei a ler Crepúsculo (sim, li nem que fosse pra falar mal, e confesso que durante um tempo, gostei) não entendia como aquela menina insossa podia gostar de um pedaço de pedra gelada ao invés do lobo de sangue quente...
Acho muito mais fantástico um ser ligado ao ciclo da vida e que se transforma, do que algo que não está nem vivo nem morto... São realmente criaturas maravilhosas do imaginário humano e da literatura.
 
Ótimo texto, complexo bem fundamentado e pesquisado e consequentemente bem interessante. Se isso for o inicio de uma série sobre as criaturas fantasricas da fantasia vai ser uma maravilha! Acompanharei sem dúvida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo