• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seres Fantásticos na Literatura – Dragões

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
“Há muito tempo, desde o começo da humanidade, o dragão, com seu corpo de serpente e seus poderes mágicos, esteve presente entre nós, sugerindo-nos que existe um ser imortal presente no interior de todas as coisas.” Francis ...

Leia Mais...
 
Muito interessante o artigo! Traz uma compilação ótima dos principais dragões que já existiram, tem umas informações interessantes.

O unico Tiamat que eu conhecia era o da Caverna do Dragão :rofl: . Agora eu sei de onde ele surgiu.
 
Parabéns pelo artigo!

Bem legal essa análise, ou melhor, essa compilação sobre os dragões inseridos em diversas culturas do mundo, culturas de tempos distintos.

É fascinante analisar o imaginário que construiu o dragão, e ver como ele permaneceu até os tempos de hoje, ao ponto de ser lembrado por Tolkien e muitos outros autores.
 
Excelente artigo! Sabia poucas coisas acerca as diferentes tradições que envolvem os dragões.
Aproveito também para acrescentar mais uma, sobre "Kahn En Ankh Nereruh", o dragão egípcio, que era guia de Rá. De corpo do tamanho do círculo celeste, gerado por Nut, tinha o corpo envolto em estrelas e seu voo era o despertar da aurora.
Talvez uma das poucas fontes dessas lendas de origem africana..
 
Vem também da China a crença de que eles teriam atributos de nove “animais”: chifres de cervo, cabeça de camelo, olhos de demônio, pescoço de serpente, barriga de molusco, escamas de peixe, garras de águia, pés de tigre e orelhas de boi.


interessante isso... está fora de, praticamente, todos os "dragões padrão" que conheço....

e também a comparação feita com as salamandras....:yep:
 
interessante isso... está fora de, praticamente, todos os "dragões padrão" que conheço....

e também a comparação feita com as salamandras....:yep:


Na verdade não.

Se você procurar no google por imagens de dragão chinês, será com essas coracterísticas que você vai encontrar.



A propósito, parabéns pela matéria! Acabei de descobrir que eu não sabia praticamente nada sobre dragões, apesar de serem criaturas facinantes! :obiggraz:
 
Os dragões são criaturas que sempre me fascinaram. É muito interessante saber mais sobre eles e ver quantas diferenças existiam de cultura para cultura.
Eu não sabia nem a metade de tudo isso...
Enfim, muito bom o artigo, parabéns!
 
Eu já conhecia a visão dos chineses sobre os dragões e sempre me encantou. Realmente é um ser muito interessante, e os mitos de cada cultura fazem de tal criatura um grande mistério, tanto quanto a sua forma quanto a seu significado.
 
Na verdade não.

Se você procurar no google por imagens de dragão chinês, será com essas coracterísticas que você vai encontrar.

interessante isso... está fora de, praticamente, todos os "dragões padrão" QUE CONHEÇO....






então... quis dizer que EU conheço... entendeu??:roll:

e os dragões chineses que já vi, em revistas de tattoos e nas próprias tattoos, não tem essas características....

mas os do google podem até ter.... vou ver lá....:D
 
Última edição:
Gostei da tese sobre a bandeira do País de Gales!

A parte do:
Rosana Rios disse:
Vem também da China a crença de que eles teriam atributos de nove “animais”: chifres de cervo, cabeça de camelo, olhos de demônio, pescoço de serpente, barriga de molusco, escamas de peixe, garras de águia, pés de tigre e orelhas de boi.

É interessante porque, na versão que eu conheço, o dragão fora críado como símbolo da união entre as diferentes tribos/castas/pronvíncias que existiam na China antiga, cada uma com seu animal representante. Sendo assim, o homem que conquistou tudo criou o dragão, como um animal único que representaria essa diversidade.

Pra quem gostou do artigo, tem um documentário da Discovery bem interessante (para nerds) sobre uma possível existência de dragões e há uma edição especial da Super Interessante sobre Mitologias que fala sobre os dragões nas diversas culturas.

Muito bom!
 
Ja conhecia a versao chinesa, mas nossa!
Nao fazia ideia que os dragoes estavam "espalhados" pelo mundo e suas mitologias.
Parabeens!
 
A versão dos chineses eu já conhecia e quando era criança sempre ficava imaginando um dragão com "chifres de cervo, cabeça de camelo, olhos de demônio, pescoço de serpente, barriga de molusco, escamas de peixe, garras de águia, pés de tigre e orelhas de boi."
Mas não fazia idéia que os dragões eram tão 'mundiais' assim e o quão diferentes eles eram nas diversas mitologias, tanto no caráter quanto na forma ou no que representavam...
Muito bom!
 
Bom Bom

Não vou fingir que sei muita coisa sobre isso que não sei, viu, agora aprendi com o artigo e os sabe-tudo :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo