1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Será que Tolkien era membro de alguma sociedade secreta?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Grísí, 13 Jun 2004.

  1. Grísí

    Grísí Usuário

    Será que Tolkien era membro de alguma sociedade secreta, tal como a maçonaria? Nunca vi ninguém abordar sobre esta parte da vida do mestre. Alguém poderia esclarecer minha dúvida?
     
  2. Mith

    Mith This server is too busy!

    Eu creio que não mesmo.
    O Mestre era uma pessoa muito ligado à religião católica, sendo que a mesma teve até influência nos seus livros. (?)
     
  3. Se era ligado a alguma sociedade secreta eu não sei, mas estive lendo (não lembro onde) que na saga SDA existem os 22 arcanos maiores do Tarô...alguém já ouviu falar sobre isso?
     
  4. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Tolkien era um católico fervoroso e a Igreja proíbe a associação a maçonaria ( com pena de excomunhão latae sententiae ). Portanto acho improvavel que ele fosse membro de alguma sociedade secreta , visto que essa proibição é extensiva a qualquer sociedade secreta.

    Acredito que não.
     
  5. Grísí

    Grísí Usuário

    Pelo que sei, muitos padres e outras pessoas que cultuam sua religião (protestante ou católico 'e aí está a maioria de seus membros') são maçons. :D

    Ps.: Se alguém tiver uma biografia do JRR Tolkien, acho que ajudaria. :wink:
     
  6. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Pois se são estão incorrendo em erro gravíssimo de acordo com a Igreja.

    E nas entrelinhas se diz que não se cita claramente a maçonaria , mas que é principalmente a ela que se dirige esse cânone.


    P.S. Na verdade não é excomunhão , mas sim interdito , como pode se ler. É uma pena um pouco menor , mas ainda sim é a segunda pena mais grave da Igreja.
     
  7. Mith

    Mith This server is too busy!

    Eu não.
    Mas meu Eru, ficam fazendo cada comparação e semelhanças com as obras. Credo!
     
  8. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Acho que não.

    Ele viveu até a juventude com um padre.. E depois se casou, enfim. Imagino que não. Mesmo porque esse seria o tipo de coisa que nós já teríamos ouvido falar.

    E, gente, penso que não podemos nos prender a essa idéia de "Tolkien era católico, portanto tudo o que fazia era reflexo da religião", porque não é verdade. Nas suas obras têm muito mais elementos pagãos, propriamente ditos, que elementos católicos.
     
  9. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Bem felipe... a igreja realmente proíbe, mas na maçonaria uma das exigencias é que seus integrantes sejam religiosos... Hoje em dia vc nunca vai achar um maçon ateu. :wink:

    Tolkien era um catolico dedicado... acho que fervoroso fica exagerado d+. Ele não era nenhum "beato". 8O

    Bem.. como vc disse é uma sociedade secreta, expecular se ele era membro ou não não vai levar a lugar nennhum.
     
  10. Idril

    Idril Usuário

    Se ele fizesse parte da maçonaria, ou qualquer outra sociedade secreta, não sairia espalhando por aí - afinal, é uma sociedade secreta. Ou você descobre que alguém é ou essa pessoa diz por livre e espontânea voontade. Um ex-professor meu é maçon e disse isso abertamente a sala, após uma amiga minha descobrir pela assinatura do próprio.

    E mais: ser maçon não significa ser ateu. :wink:
     
  11. Smaug

    Smaug Cacho

    Sociedade secreta não como os maçons por exemplo, mas pelo que eu vi a respeito dele na sua biografia mostra que ele fazia parte de um clube, formado por amigos, não sei do que, bom, mas isso é normal...

    sim, os maçons assinam com um simbolo, nos talões de cheque eu já vi um... :mrgreen:
     
  12. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    saber q a pessoa é maçom pela assinatura é bem fácil. São 3 pontinhos q o cara coloca.
     
  13. Felipe Took

    Felipe Took Usuário


    Isso é verdade. Graças a Eru Tolkien não era um católico bitolado que acha que qualquer coisa de fora da Igreja é coisa do :evil:
     
  14. Creio que Tolkien não era influenciado em suas obras pelos elementos do catolicismo. Ele adotava muitas caracteristicas nórdicas e celticas em seus escritos, o que seria algo estranho para alguém que centra tudo o que faz tomando como orientação o catolicismo. Então creio que ele não era tão católico assim... mas deixo aí meu recado, e pra que quiser conversar sobre SdA, meu ICQ é 229127986... :D
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Definitivamente não era. Ele era católico, e quer fosse quer não, não me parece pelas descrições dele pessoa disso.
     
  16. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Pesso desculpa por duas mensagens seguidas.

    Ele pertencia a uma sociedade de escritores.
     
  17. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    A minha opinião é que Tolkien apesar de ser um católico fervoroso não permitiu, deliberadamente, que sua crença permeassem suas obras. Noto isso particularmente em " O Senhor dos Anéis", pois o próprio diz:" Quanto a qualquer sigificado oculto ou "alegórico", na intenção do autor estes não existem. O livro não é nem alegórico e nem se refere a fatos contemporâneos." A religião católica apesar de ter sido fundada a mais de 2000 anos é algo muito " contemporâneo" e presente na vida das pessoas. Se ele fizesse qualquer menção a crença catolica, ou qualquer outras existentes em nosso mundo em suas obras, seu compromisso pessoal de não incluir significados ocultos seria falsa. Acho que a sua intenção como autor era de criar um mundo totalmente novo e diferente do nosso, porém que referencias ele teria pra contruir esse mundo diferente se não o nosso próprio mundo? Por isso acho que algumas pessoas vejam tantos paralelismos em sua obra e o mundo real.
     

Compartilhar