• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será que realmente somos donos?

Zanza

Usuário
Será que realmente somos donos de algo detro da internet?

Aqueles sites que criamos, mensagens que enviamos, imagens, textos, programas, será que tudo isso não pode ser classificado como comunitário?

Já que qualquer pessoa que tem acesso a computador e uma linha telefônica pode, teoricamente, acessar qualquer destes conteúdos.
 
Sim, somos donos. É mais ou menos como voce dar uma festa na sua casa: ninguem pode exigir participar dela, mas voce pode permitir que todos entrem. Se em algum momento voce quiser botar um convidado pra fora ou simplesmente acabar com a festa, você pode.

Tudo depende do que você, como criador e dono, pretende fazer.

Regras existem pra isso. Um clube qualquer, por exemplo, pode ser aberto a todos, mas possui regras de comportamento que podem te fazer ser expulso ou ter sua entrada restrita.
 
Pressupondo que é tudo comunitário, então podemos entrar nos bancos de dados de Bancos, copiar indiscriminadamente artigos que outros escreveram e dizer que são nossos.... Anarquia total... Ah, fala sério! :evil:

A internet é como uma grande biblioteca. Agora se você vai nas bibliotecas para roubar os livros, pichar as paredes e gritar na sala de leitura, então há algo de errado, não acha?
 
Ah, e partindo desse pressuposto, no momento que vc se conecta na internet seu computador passa a ser de posse de todos também? Todo mundo pode acessar tudo nele? Não tem muito cabimento, né?
 
tudo o que eu ponho na net é meu e se algume quiser usar pode pois eu deicho mas tudo vai com minha altenticação mesmo que bem pequena mas esta la e eu posoo falar aquilo é meu
 
Isso envolve uma lei de direitos autoráis e etc... e essa lei já foi transcrita pra internerd se eu não me engano... as coisas aqui são protegidas SIM e se vc copia é crime... o problema atualmente maior é o dos templates pois mesmo que você muda não dá pra saber se o cara criou ou alterou um.... já fizeram isso com trabalhos meus e nunca consegui processar fulano pois eu tinha criado só o lay básico que foi alterado... então fica super complicado.... :roll:
 
Deriel disse:
Ah, e partindo desse pressuposto, no momento que vc se conecta na internet seu computador passa a ser de posse de todos também? Todo mundo pode acessar tudo nele? Não tem muito cabimento, né?
Claro que não deveria ser assim, mas acaba sendo, mesmo que eu não queira.

Por exemplo, esta questão de regras, a gente estipula algumas, mas ninguém é obrigado a aceitá-las. Criamos sites, blogs, fórums, mas tecnicamente todos tem acesso e podem fazer o que quiserem.

Não gostaria que entrassem no meu computador, por exemplo, e o usássem indiscriminadamente, mas não consigo impedir ninguém que tenha capacidade para entrar que o faça.

pmk disse:
Isso envolve uma lei de direitos autoráis e etc... e essa lei já foi transcrita pra internerd se eu não me engano... as coisas aqui são protegidas SIM e se vc copia é crime... o problema atualmente maior é o dos templates pois mesmo que você muda não dá pra saber se o cara criou ou alterou um.... já fizeram isso com trabalhos meus e nunca consegui processar fulano pois eu tinha criado só o lay básico que foi alterado... então fica super complicado....
Parece que tem alguma coisa sim, no entanto na internet é difícil provar o que realmente é seu.

Imagens por exemplo todo mundo copia descaradamente, faz alterações e tudo mais. Somente fotos, onde você aparece ou tem negativos é que seria fácil de provar autoria.

Textos, dificilmente, já que é relativamente fácil editar qualquer texto...
 
Por exemplo, esta questão de regras, a gente estipula algumas, mas ninguém é obrigado a aceitá-las. Criamos sites, blogs, fórums, mas tecnicamente todos tem acesso e podem fazer o que quiserem.

E se, tecnicamente, pudéssemos impedir que alguns desses todos fizessem o que quiserem? :aham:

Esse seu raciocínio pode ser aplicável a sites em geral e blogs... mas fóruns podem ser considerados mais sistemas do que sites, por isso as regras num ambiente desses faz sentido SIM.

E se ninguém é obrigado a aceitá-las... enquanto fóruns são um serviço gratuito, nós também não somos obrigados a aceitar essas pessoas, né?
 
E nem sempre os usuários são obrigados a conviver com essas pessoas.

Porque verdade seja dita: mesmo que não haja regras em algum tipo de comunidade virtual, a presença de pessoas que não respeitam uma conduta de convivência amigável acaba fazendo com que os outros usuários parem de frequentar aquele site e/ou obra. Assim, ele "destrói" o que deveria ser um bom trabalho.
 
E se ninguém é obrigado a aceitá-las... enquanto fóruns são um serviço gratuito, nós também não somos obrigados a aceitar essas pessoas, né?
seria como o mIRC, "este serviço é um privilégio, não um direito. Siga as regras, e nada vai lhe acontecer"
 
Gildor disse:
Por exemplo, esta questão de regras, a gente estipula algumas, mas ninguém é obrigado a aceitá-las. Criamos sites, blogs, fórums, mas tecnicamente todos tem acesso e podem fazer o que quiserem.

E se, tecnicamente, pudéssemos impedir que alguns desses todos fizessem o que quiserem? :aham:

Esse seu raciocínio pode ser aplicável a sites em geral e blogs... mas fóruns podem ser considerados mais sistemas do que sites, por isso as regras num ambiente desses faz sentido SIM.

E se ninguém é obrigado a aceitá-las... enquanto fóruns são um serviço gratuito, nós também não somos obrigados a aceitar essas pessoas, né?

Tudo bem, mas por quanto tempo? A maioria das pessoas que acessam fórums (acredito eu) tem como entrar de novo e voltar a postar.

E realmente ninguém é obrigado a aceitar ninguém, por isso Mods ou Adms podem banir estas pessoas...

Mas eu não falava especificamente de fórums, eu só incluí porque não sou nenhum expert em informática...

O que eu penso é que a maioria do conteúdo da internet funciona como "obras de arte", onde o artista cria mas não tem domínio, pois tem interesse que todos possam vê-las e admirá-las... Mas tem gente egoísta que faz uma coisa boa, bota dentro de um cofre e só mostra fotos ou cópias, por tem medo de que outras pessoas acabem se apossando destas obras ou que a critiquem...
 
Zanza disse:
Mas tem gente egoísta que faz uma coisa boa, bota dentro de um cofre e só mostra fotos ou cópias, por tem medo de que outras pessoas acabem se apossando destas obras ou que a critiquem...

Cada tem direito de propriedade inerente à sua própria obra, sendo que ela fez pra si mesma e não por pagamento contratual, não?

Então, nesse caso, a pessoa teria todo o direito de querer proteger a integridade de seu trabalho. Afinal, não faltam por aí os menos honestos pra querem adulterar tais obras por algum objetivo próprio.
 
Fox disse:
Zanza disse:
Mas tem gente egoísta que faz uma coisa boa, bota dentro de um cofre e só mostra fotos ou cópias, por tem medo de que outras pessoas acabem se apossando destas obras ou que a critiquem...

Cada tem direito de propriedade inerente à sua própria obra, sendo que ela fez pra si mesma e não por pagamento contratual, não?

Então, nesse caso, a pessoa teria todo o direito de querer proteger a integridade de seu trabalho. Afinal, não faltam por aí os menos honestos pra querem adulterar tais obras por algum objetivo próprio.
Claro, mas estou falando de um mundo virtual, onde se você não quer que as pessoas tenham acesso a sua obra você não deve publicar.

É como seu eu tivesse gravado um CD e largasse na rede um single, mas não quisesse mostrar meu CD pra ninguém. O que eu devo fazer? Simplismente não deixá-lo ao alcance de outras pessoas, certo? Mas como eu faço isso num mundo virtual? É praticamente impossível, pois todo cofre tem uma maneira de abrir e sempre tem alguém, além de nós, que sabe como acessá-lo mesmo que com maneiras contestáveis.
 
qual é a diferença entre algo publicado na internet, e publicado numa revista ?

quem não acessa o site do artista, não saberá quando foi plagiado.

mas quem não comprou a revista, não saberá quando alguém copiar algo dela.

a internet, no caso que vc citou, não faz diferença.
 
Zanza disse:
Claro, mas estou falando de um mundo virtual, onde se você não quer que as pessoas tenham acesso a sua obra você não deve publicar.

Acho que você mesmo deu a resposta, realmente o único jeito de ninguém se apropriar de alguma obra sua é não a publicar...

Mas se você publica algo é porque quer que outros leiam e comentem, e existem leis que garantem a propriedade intelectual.

Agora, no caso dos fóruns, você normalmente tem que ler e aceitar um tipo de "contrato" de uso daquele serviço... Eu acho que cada um mantém a propriedade intelectual do que escreve, mas o "Serviço" propriamente dito é gerenciado por alguém que dita as regras e quem achar que vale a pena usa-o.


É claro que talvez a regra X ou Y não seja do meu agrado, daí eu tenho que pesar se realmente vale a pena aceitá-la ou não, se não aceitar simplesmente páro de usar este serviço. Assim como os serviços de hospedagem, como o HPG ou Geocities tem suas regras, quem não as aceita está fora... É exatamente o mesmo caso deste fórum...

Mas... sinceramente... Relaxa... :mrgreen:
 
Mentor disse:
Zanza disse:
Claro, mas estou falando de um mundo virtual, onde se você não quer que as pessoas tenham acesso a sua obra você não deve publicar.
Acho que você mesmo deu a resposta, realmente o único jeito de ninguém se apropriar de alguma obra sua é não a publicar...

É que eu achei que não tinha sido claro. :mrgreen:

Quanto a questão do fórum, já falei através de mensagens privadas com o Deriel quanto as minhas críticas já feitas. Usei o exemplo do fórum justamente por ter ocorrido essa confusão de idéias.

Mas não se atenham a isso, falem de coisas em geral. :wink:

Mentor disse:
É claro que talvez a regra X ou Y não seja do meu agrado, daí eu tenho que pesar se realmente vale a pena aceitá-la ou não, se não aceitar simplesmente páro de usar este serviço. Assim como os serviços de hospedagem, como o HPG ou Geocities tem suas regras, quem não as aceita está fora... É exatamente o mesmo caso deste fórum...
Só pra esclarecer.

Nunca disse ser contra uma regra X, só acho que ela se aplica de maneiras diferentes para pessoas diferentes. :wink:
 
A partir do momento que se bota um site na internet, ele fara parte do mundo, de um unico e extenso web, onde todos podem ler e visitar sites, inclusive seu site, mas ele vai continuar sendo seu, respeitando suas preferencias.

Um site tem de ser feito com proposito de atrair visitas, pessoas de todo o mundo.
 
Nem sempre, nos servidores gratis, nos nao somos, eles podem apagar nossa pagina a hora que eles quiserem sem dar satifacao, oq ja aocnteceu comigo! :(
 
koihs disse:
tenha um backup

Eh claro que eu tenho, mas do que adianta, eu ponho em outro servidor nao funciona... e aih? :(
Ate pq meu forum era em cgi, e eh dificil achar servidor gratis bom de cgi! :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo