1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Será que o Conselho Branco Falhou?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Alcarinollo, 9 Nov 2006.

  1. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Venho me perguntando a algum tempo o porquê de o Conselho Branco, após haver constatado a volta de Saurin na Floresta Verde e o expulsado de lá, se rendeu tão facilmente ao comando de Curunir e manteve-se inerte enquanto Sauron restaurava seu poder em Mordor e convocava os Nove de volta. isso pra mim é muito estranho e peço ajuda na resposta!:think:
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eles não se renderam à Curunír. Ele era o líder do Conselho, e ninguém sabia que era um traidor. Aí é que está o problema...
     
  3. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Eles confiavam no Saruman, e ele respondia essa confiança de modo convincente, pois nessa época, ele não tinha nenhuma ação que fizesse ninguém desconfiar dele, pelo contrário, tudo o que ele fazia parecia ser para o bem da missão dos Istar na Terra-Média, logo, ninguém desconfiava dele, e como ele era o mais poderoso dos Istar, nada mais natural do que ele ser o líder do Conselho Branco. Porém, nem todos confiavam plenamente nele, é o exemplo de Galadriel, que além de nunca ter confiado direito em Saruman,tinha como planos para o Conselho Branco, de início, de que Gandalf fosse o líder, e nao Saruman, mas obviamente, os planos dela não deram certo, e Saruman virou o líder.
     
    Última edição: 9 Nov 2006
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Lembre-se de que Saruman era o presidente do Conselho Branco àquela época: ele era extremamente sábio e respeitado, e, como já foi dito, ninguém sabia que ele era um traidor. Dessa forma, os outros integrantes respeitaram a sua decisão - ou teriam acatado? Pergunto-me agora qual seria a autoridade do presidente do Conselho: ele tinha simplesmente o poder de vetar decisões ou sua opinião era apenas mais considerada do que as outras; ou ainda, nenhum dos dois?
     
  5. Edu

    Edu Draper Inc.

    O Panda, Shido e Eriadan disseram tudo. No mais, vale acrescentar que ele era tido como o mais sábio Istar de Arda, e por isso era ainda mais respeitado.
     
  6. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Na verdade, Gandalf não só era tido como o Istar mais sábio de Ëa, como era também o Maia mais sábio de Ëa, diz isso expressamente no Valaquenta, e isso era reconhecido. Saruman era o mais poderoso dos Istar, e talvez, o segundo ou terceiro (até sexto acho) Maia mais poderoso de Ëa. De um jeito ou de outro, a questão era que ele era o mais poderoso, e como estavam em tempos de guerra, deve-se ter concluído, que à época, o mais importante era poder, e não sabedoria, e que para que a missão dos Istari desse certo, o mais poderoso deveria guiá-los. Não preciso nem dizer que foi um erro enorme, e que teria sido muito mais prudente, que Mithrandir presidisse o Conselho, como Galadriel queria, e não Curunír...
     
  7. Edu

    Edu Draper Inc.

    Na verdade, Shido, na época da criação do conselho Saruman era tido como o Istar mais sábio. A única que via Gandalf como tal era Galadriel, fato pelo qual se opôs à indicação de Saruman para o controle do conselho. Gandalf só liberou toda a sua sabedoria quando se transformou em "O Branco", tempos mais tarde, já na Terceira Era.
     
  8. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Em Aman ele já usava um fána, e já era reconhecido como o mais sábio dos Maiar. Já tivemos uma discussão assim aqui na Valinor, e chegamos a esse consenso inclusive.
     
  9. Edu

    Edu Draper Inc.

    Sim, como Olórin. Mas estamos falando da Terra-média.
     
  10. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Olha, senhores, independente de quem era o mais sábio ou o mais poderoso, acho que todos concordam que os movimentos de Sauron eram conhecidos individualmente por pelo menos três dos membros do Conselho, que eram os portadores dos anéis élficos. será que tanto elrond quanto Galadriel não se empenharam menos do que podiam para lutar contra Sauron, enquanto usavam o poder de seus anéis para manter ainda alguns anos a mais de bem estar para os elfos seus súditos na TM? E Gandalf, que era também o portador do Anel de Fogo, e além disto possuía sabedoria e poder, será que não poderia ter feito mais, por exemplo, contra os Nazgûl, antes que estes se juntassem a seu mestre em Mordor?
     
  11. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    A questão Shido é que Saruman era DE LONGE op mais inteligente. Veja que na situação para formar o Conselho Branco os elfos apenas seguiram os Valar: o líder dos Istari era saruman, logo nada mais lógico que o líder do Conselho ser o próprio. ;-)

    A sabedoria de Gandalf era bem conehcida em Aman sim, PORÈM não se pode afirmar que ele era o MAIS sábio, ou melhor, que era reconehcido assim em Aman antes dos eventos da 3ª Era. Sabiam que ele era sábio, bondoso e tuydo o amis... porém saruman não era o líder da Ordem à toa.

    Pequeno equivoco seu meu caro nolyon nota A (sim eu sou um Saitor Coruja): O Conselho NÂO sabia que o tal de "Necromante" era Sauron!
    Eles achavam que poderia ser o Rei Bruxo.

    Gandalf descobre queme ra na verdade durante os eventos narrados n'O Hobbit; e ai Sauron já estava com sua casa pronto em Mordor.
     
  12. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio


    Tirando o 2º parágrafo, é exatamente isso que eu estou dizendo!
    Estamos com um problema de comunicação hein Rama?...
     
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Acho que o meu querido amigo (meio sumido) Panda disse tudo. Eles não falharam. Foram enganados por ninguém menos que seu lider.
     
  14. Blind Éowyn

    Blind Éowyn Guerreira romântica

    Além do mais pelo que entendi de tudo o que já li a respeito, Saruman não tinha a intenção de trair a sociedade a princípio, e que na realidade ele foi seduzido pelo poder que o anel poderia dar a ele ao longo de seus estudos para encontrá-lo.
    Aí é que estava o problema, Como a intenção dele era sincera no início foi fácil enganar os membros do conselho depois da mudança de planos.
     
  15. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Pera ae um poko...Shido ta certo...O Olorin era sim considerado o maia mais sabio mesmo antes da 3º era(acabei de reler essa parte)...Mas voltano ao assunto do Sauron, se enquanto ele tava na floresta ele preparava o seu retorno para Mordor, sera que ningum reparo na movimentaçao estranha pela regiao????isso nao pode ser uma falha do proprio conselho...e mais, onde estavam os nazgul antes do retorno de sauron???
     
  16. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Na verdade, eles acharam a movimentação muito estranha, mas pensavam que o necromante era o Rei Bruxo, e não o próprio Sauron. Eles só descobriram isso, na viagem de Gandalf com os hobbits. Os nazgûl andavam sumidos desde a queda de Angmar, por isso eles acharam que era o Rei Bruxo, reaparecido e tentando alguma coisa denovo.

    P.S.: Agora eu to com a moléstia! MUAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
     
    Última edição: 11 Nov 2006
  17. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Mas entaum, se eles notaram a movimentaçao, pq nao fizeram nada logo de cara pra derruba o novo inimogo, mesmo sendo ele o Rei Bruxo???
     
  18. Rougue

    Rougue Usuário

    Saruman estudou muito tempo sobre os anéis mágicos e na ocasião do conselho Branco eles desconfiavam que o feiticeiro que estava na Floresta das trevas era Rei Bruxo. Então ele disse ao conselho que o UM tinha caido no Anduim e rolado para o mar e o anel estava perdido para sempre e era para aguardar e observar um pouco mais para saber se era Sauron mesmo.
    Mas Saruman já havia se voltado para o mal e na verdade tinha percebido que os servos de Sauron procuravam o UM, ele montou guarda sobre os campos de Lis e vasculhou o rio...
    Então na verdade o conselho confiava em Saruman pois ele era sábio e tinha estudado as artes do inimigo e Gandalf só ficou sabendo da traição de Curunir quando foi pedir ajuda a ele na ocasião em que descobriu o Um com Frodo no Condado...
    E mais ou menos isso, no Silmarillion conta direitinho a história se você puder ler vai se informar melhor certo!!
     
  19. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Eu acho que o Conselho Branco deveria ter destruído Dol Goldur após a Batalha na Floresta das Trevas. Isso não soa como um grande erro, mas talvez, sim, uma falta de cuidado.

    O problema é que Saruman foi um traidor e todos só ficaram sabendo quando Gandalf fugiu de Isengard, muitos anos depois.
     
  20. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Saruman, tinha o poder de sua voz, e como é dito no cap A voz de Saruman, para os desavisados ela soava como regular e tudo que ele falava os que escutavam eram induzidos a acreditar.
    Saruman usou sua voz para conquistar o conselho tendo em vista eles estarem "desavisados" só Galadriel tinha um pé atraz mas foi induzida ainda. Diferentemente de quando Gandalf já como o branco foi a Isengard tomar satisfações, Saruman tentou usar sua voz, mas só conseguiu ludibriar os poucos soldados que vieram na comitiva, exatamente por que Gandalf já sabia o quão ela era perigosa e tinha repassado para os demais.

    Ou seja O conselho caiu na maior arma de Saruman a sua voz.
     

Compartilhar