• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será q Sauron tentaria libertar seu mestre, Morgoth???

<_Witch King_>

O Maior dos Nove
Todos sabem q Morgoth eh um Valar corrompido q espalhow o maior terror sobre a Terra-Média. Morgoth era considerado um dos valar + poderozos, se num fosse o + poderozo.
Seu dissipulo Sauron tbem foi um grand problema, inimigo dos povos livres da Terra-Média.
Morgoth eh mestre d Sauron e ele foi aprisionado no Vazio do Nada.
Será q sauron libertaria Morgoth ow sua ganãncia falaria + alto e ele iria eskecer seu mestre e nunk TENTAR liberta-lo???
Eu, pessoalment, num sei... axo q naum, Sauron eh mto ganancioso, + kda um tem seu ponto d vista... qual o seu???
 
Eu acho que Sauron não tentaria libertar Melkor a não ser que os Valar estivessem no seu encalço. Aí Sauron tentaia libertá-lo para que Melkor o ajudasse contra os Valar. :twisted:
 
Nunca sauron equipararia a uma das aguias de manwe, quanto mais chegar a lutar contra todos os valar. alem do que earendil protege os confins do mundo, junto com dois maia
 
Acho muito dificil! Sauron não seria doido de tentar enfrentar a ira dos Valar para libertar Melkor, até pq ele tava de boa na TM, como o todo poderoso Senhor das Trevas, então, ele nem tinha muito pq.
:)


ate mais...
 
Acredito que não libertaria Melkor, até porque era mais poderoso que Sauron e ele ambicioso e egoísta como era não iria perder seu reinado assim tão fácil... mas como disse Fingon 1 talvez se ele se encontrasse encurralado pelos Valar... seria a ultima solução, mas clara sem vitória, seria um gesto vão. :mrgreen:
 
Melkor não teria poder para ajudar Sauron, de qualque jeito. O processo de reabsorvimento da sua força dissipada demoraria até o final dos tempos, quando os valar já não quisessem ser imortais.
 
Bom... vou deixar de achismo e responder isso com base na minha interpretação dos seguintes textos.

Quem não tiver saco de ler tudo leia pelo menos oq eu escrevi nesses 2 parágrafos abaixo.

Sauron era extremamente leal a Morgoth. Ele reconheci-o como verdadeiro Rei de Arda e o era leal como um Cavaleiro a seu Rei. Mesmo na 2ª Era Sauron ainda venerava Morgoth como no tempo que construiu em sua homenagem em Númenor.
Existe um texto em um dos HoME falando da despedida de Sauron a Morgoth... não me lembro claramente, mas foi algo precido com...
"Para sempre seu servo..."

Sauron não queria nem nunca quis o domínio do mundo. Ele só queria Reinar sobre os seres de Arda. Controlá-los, e foi exatamente isso que Morgoth prometeu a Sauron, logo ele via aquele como único e melhor jeito de conseguir tal coisa. O desejo de ambos não era conflitante.

Do HoME X

"[Enquanto Morgoth desejava destruir a tudo e todos, pois] sem nenhuma dúvida, caso tivesse sido vitorioso, teria destruído em última instância até mesmo suas próprias “criaturas”, como os orcs, quando eles tivessem servido a seu propósito exclusivo ao usá-los: a destruição de elfos e homens. JÁ Sauron não objetava à existência do mundo, contanto que pudesse fazer o que quisesse com ele, [seu interesse era reinar sobre todas as coisas]"

Aqui vemos que claramente os objetivos de cada um eram diferentes e eles podiam reinar juntos. Aliás, a presença de Melkor poderia até facilitar Sauron a governar sobre as coisas vivas. Aliás foi assim que Melkor trouxe Sauron para seu lado, ele prometeu q qdo fosse rei sobre todas as coisas ele deixaria Sauron reinar sobre as coisas vivas.

Ainda no HoME x


"Sauron não acreditava que os Valar, e o próprio Erú, haviam virado as costas para a Terra Média, mas pregou essa idéia, porque isto enfraquecia a resistência a ele (e ele havia deixado de temer a ação de Deus em Arda). Como foi visto no caso de Ar-Pharazôn [ocasionando a Queda de Númenor]. Mas foi visto o efeito de Melkor em Sauron: ele falou de Melkor nos próprios termos de Melkor: como um deus, ou até mesmo como o Deus. Este pode ter sido o resquício de um estado que era de certo modo uma sombra de bem: a habilidade em Sauron de, pelo menos uma vez, admirar ou admitir a superioridade de um ser diferente dele."


e ainda no HoME X

"Para privar um dos tementes a Deus de sua submissão é melhor propor outro objeto desconhecido de submissão e outra esperança de benefícios; sugerir a ele um Senhor que sancionará o que ele deseja, e não proibi-lo. Sauron, aparentemente um rival derrotado pelo poder do mundo, agora um simples refém, dificilmente pode sugerir ele próprio; mas como o primeiro servidor e discípulo de Melkor, a adoração de Melkor o elevará de refém a grande sacerdote."

Enfim, estes textos mostram claramente a real lealdade e submissão de Sauron perante Melkor e mostrando que Sauron sairia até melhor se tivesse consigo a companhia de seu grande mestre.

Por isso acredito que ele poderia sim, libertar Melkor se isso fosse dentro dos seus poderes. MAS DIFICILMENTE ELE ARRISCARIA SEU PESCOÇO ENFRENTANDO OS VALAR POR CAUSA DISSO SE ELE JÁ TIVESSE ATINGIDO SEU OBJETIVO
 
Como disse o Fingolfin: se fosse pelo quesito lealdade, Sauron libertaria Melkor sim. Mas Sauron sabia que não teria o poder suficiente para realizar tal façanha, então não ia arriscar seu pescoço em uma empreitada dessas.

A ganância de Sauron não seria o motivo que o faria esquecer-se de seu mestre.

Se em algum momento, por algum motivo, a libertação de Melkor se tornasse realmente possível e ao seu alcance, Sauron não exitaria em fazê-lo.
 
Mas Fingolfin, segundo o próprio trecho que você citou do HoME X, os objetivos dos dois, Sauron e Melkor, eram diferentes sim mas quase que diametralmente opostos. Se um desejava a destruição e o outro desejava a ordem (já que seu interesse era "reinar sobre todas as coisas") a existência dos dois por muito tempo no mundo era inconciliável. Como o próprio trecho diz Melkor iria, ao final da destruição de elfos e homens, destruir até mesmo suas próprias "criaturas". Então o que restaria a Sauron? Nada no mundo para governar. Se é que Melkor prometeu mesmo alguma coisa a Sauron algum dia (e acho que de fato ele prometeu), o Maia não tinha nenhuma garantia que essas promessas iriam ser cumpridas. Entende? A única maneira de Sauron se tornar dono de seu próprio destino e Senhor da Terra era, ao meu ver, através do fracasso dos planos de Morgoth em destruir com o mundo e ser banido para vazio.
Se Melkor tivesse sobrevivido.... eu acho que até mesmo Sauron iria temer pelo seu próprio destino.

Agora com isso eu não estou dizendo que Sauron não era fiel a Melkor. Ele o era, e ele provavelmente venerava Melkor mais do que reconhecia Ilúvatar como o criador de tudo. Mas, devemos ter em mente que as circunstâncias acabaram por fazer com que a vida de Sauron fosse muito melhor fora da tutela de Melkor e em alguns milênios ele se tornando até mesmo mais terrível e poderoso que seu mestre no Mundo. Então essa adoração de Sauron por Melkor era puramente religiosa e nada mais do que isso. Ele estava mais do que satisfeito com a maneira que o mundo existia após a Guerra da Ira, e a isso ele tinha Melkor a agradecer.
Então, partindo de tais premissas: 1) a vida de Sauron ser bem melhor sem Melkor do que com Melkor e 2) seus desejos e planos são completamente realizados sem interferência ou restrição superior, eu acho que mesmo que Sauron pudesse, ele NUNCA iria tentar libertar Melkor. Eu acho que é ingenuidade achar que dois super seres gananciosos e terrivelmente monstruosos e traiçoeiros poderiam coexistir em um mundo frágil com planos e desejos totalmente opostos para esse mundo.

Fingolfin disse:
Existe um texto em um dos HoME falando da despedida de Sauron a Morgoth... não me lembro claramente, mas foi algo precido com... "Para sempre seu servo..."

Eu acho que você está confundindo com a letra do Blind Guardian, música "War of Wrath", em que Morgoth diz a Sauron: ""And you know them too. I release thee, go! My servant you'll be for all time.".
 
Eu não ouço Blind Guardian(e/ou metal em geral), por isso definitivamente não estou confundindo daí. No próprio trecho que eu citei mostra a lealdade de Sauron mas vou procurar melhor pra achar o trecho que citei.
 
Eu acho que se o Sauron tivesse uma oportunidade ele tentaria libertar Melkor, imagina as recompenças que ele receberia por isso. Mas acho que ele não desafiaria o poder dos Valar sem ter total certeza que venceria... :roll:
 
eu concordo com Elrond Meio-Elfo q o objetivo de sauron ia ser impossivel caso ele libertase morgoth!
como ele pode governar mortos?!?!?!
e de qualquer jeito ele nao tinha como fazer isso...
nao podia peitar a galera de amam!
 
Acho que Melkor poderia designar uma parte de Arda em que Sauron poderia fazer o que bem intendesse; aliás, de onde vieram os textos dos HoME? É porque no silma, o que é dito sobre Melkor é o contrário; já não me recordo em que página, mas era dito que Melkor queria ser chamado de mestre, e queria ter poder sobre a vontade alheia. Acho que foi no prórpio Ainulindale, e se for assim, as duas informações são incompatíveis...
 
Eu concordo c/ a tese de que dois Seres supremos malignos,dificilmente iriam conseguir conviver por muito tempo governando a TM juntos
.
É porque no silma, o que é dito sobre Melkor é o contrário; já não me recordo em que página, mas era dito que Melkor queria ser chamado de mestre, e queria ter poder sobre a vontade alheia. Acho que foi no prórpio Ainulindale, e se for assim, as duas informações são incompatíveis...
Tb concordo c/ essa afirmação,porem acho que as intenções tb podem mudar conforme a passagem do tempo.As intenções de Morgoth mudaram devido o ódio pelos eldar,a cobiça das pedras,inveja dos Valar,etc
 
A diferença aqui é q enquanto Melkor virou a personificação e origem do mal na terra média, Sauron não era mal. Ele apenas desejava que as coisas seguissem seu jeito. Ele era como uma criança que quer um brinquedo de qq jeito, nem q pra isso tenha q tomar da outra. É uma atitude completamente errada mas nem por isso com proprosito maldoso.

A visão que temos de Sauron analisando apenas SdA é errada e o objetivo de Sauron era manter a terramédia enquato Melkor é quem queria destruí-la. Sauron apenas queria reinar sobre os seres, do seu jeito.
 
Só quero lembrar uma frasesinha do Silmarilion: "Sauron só não era mais poderoso [na primeira era] porque durante muito tempo serviu ao propósito de outro, e não a si mesmo"
Isso nos dá uma pista de que o modo de pensar de Sauron é exatamente como o de Bauglir, ou seja: um egoísmo infernal!!!
 
Não. Mostra exatamente o contrário. Não chegaria a dizer que ele foi um autruista, mas ele deixou de lado seus interesses em prol dos interesses de seu mestre. Mostrando sua lealdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo