• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

Gil_Gaer

A lost elf

Quem já leu os livros do Harry Potter sabe que existem algumas semelhanças entre Harry Potter e Senhor dos Anéis, como: Elfos (ainda que um pouco diferentes do Eldar de Tolkien), o fato de Harry ficar uma capa que o deixa invisível (Frodo usa O UM), dragões, porém estas não eram tão expressivas. No entanto, o que mais me deixou surpresa :o são as aranhas gigantes que aparecem no livro "Harry Potter e a Câmara Secreta" e elas não são muito amigáveis, Elas te fazem lembrar algo?
Será que Hagrid criou alguns dos filhos de Ungoliant?
Sem, falar que o melhor amigo de Harry (Rony) tem pavor de aranhas e Tolkien também não era fã dos araquinídeos.
Se J.K.Rowling for fã de Tolkien isso só mostra que ela tem um ÓTIMO gosto para livros

Será Hogwarts na Floresta das Trevas? (Brincadeira!!!! :D)
 
Eu imagino que sim... Que seja fã nº1 de Tolkien. Não só dele, mas talvez de Marion Zimmer Bradley tb... Ela nem tenta esconder as semelhanças :wink:
 
Olá Gil_Gaer,

Bem, J.K.Rowling já assimiu ser fã de Tolkien e sua obra e que desde pequena conhece a saga de "O Senhor dos Anéis", quando questionada sobre qual livro ela mais gostou de ler quando pequena, não exita em dizer o nome deste, além disso vários elementos de Harry Potter são realmente cópias de SDA....
Gandalf - Dublendor
Cavaleiros Negros, etc...
 
Eu jah sabia que Rowling era fã de Tolkien, pois semelhanças nos livros do Harry Potter são evidentes...como: a existencia de elfos(soh que sao domesticos), os magos, magias , etc...
 
com certeza ela era fan.
eu nao escondo que ja li harry potter. gostei, nao adorei, mas acho ate interessante os livros.

mas com certeza ela teve influencia de tolkien, e admite, e evidencia isso nos livros dela. nao digo que foi copia, e sim influencia, pois os livros de fantasia tem uma caracteristica que os persegue que consiste em terem elementos bem parecidos.

algumas relacoes entre rowling e tolkien sao impossiveis de se perceber.
 
Dagorlad disse:
... nao digo que foi copia, e sim influencia, pois os livros de fantasia tem uma caracteristica que os persegue que consiste em terem elementos bem parecidos.
Concordo com você neste ponto, acho que me expressei mal na resposta acima, ela sofreu influências e não copiou a obra de Tolkien.
 
Mas Rowling, concerteza eh uma otima escritora, e tem um otimo futuro, e eu tb recomendo que leiam os livros Harry Potter, pois sao bem interessantes (mas naum se conparam com as obras de Tolkien).
 
Querem saber se ela fã? Não, ela não é. Muito pelo ao contrário.

Em uma entrevista perguntaram se Tolkien influenciou em alguma coisa na sua obra e ela respondeu: "Li o 1º livro quando tinha 18 anos mas não me interessei mais. Acho o meu humor melhor".
Ela humilhou humildamete SdA...

Mas se coloquem no lugar dela! Acha que é legal ser acusado de imitador? Eu não gostaria, ainda mais se soubesse que não imitei...

De qualquer modo, eu adoro Harry Potter coomo vocês já devem saber e hoje minha professora de literatura tava falando uma coisa que é realmente o que penso...

Por mais que uma pessoa se inspire ou imite uma obra na hora de escrever um livro, a marca dela vai ficar ali, queira ela ou não! Ninguém chega assim e diz: Hoje eu vou fazer um livro a la Tolkien"...

Cara, parem com essa mania de comparar HP com SdA que é a coisa mais estupida que ja ouvi! Se HP fez sucesso, não é porque é parecido com SdA, pelo amor de deus... Totalmente sem cabimento!

Ps.: Não estou dirigindo esse último comentário a voce, Olórin, e a ninguém daqui, mas à certas pessoas que ainda não sabem direito expressar suas opiniões...
 
Alguém tem entrevista onde ela diz se gostou ou não de SdA? Nome da revista, data de publicação essas coisas... Obrigada. :wink:

De minha parte, eu acho perturbadora a semelhança física do personagem com Timothy Hunter (Books of Magic-Neil Gaiman). Fora isso, no problem, sem crises. :wink:

(Mas prefiro o Tim, OK?)

Beijos,
Primula
 
Ristow disse:
Mas se coloquem no lugar dela! Acha que é legal ser acusado de imitador? Eu não gostaria, ainda mais se soubesse que não imitei...

Pra mim, ela perdeu uma grande chance de sair por cima. Podia ter dito o que muito provavelmente é verdade: que Tolkien foi um grande escritor, e por ser tão clássico, serviu inconscientemente como inspiração pra ela da mesma forma que inspira qualquer outro escritor moderno, no gênero de ficção-fantasia. A questão da "imitação" é muito fácil de ser negada, eu mesmo nem acredito que aconteceu.

Ristow disse:
Por mais que uma pessoa se inspire ou imite uma obra na hora de escrever um livro, a marca dela vai ficar ali, queira ela ou não! Ninguém chega assim e diz: Hoje eu vou fazer um livro a la Tolkien"...

Aí eu lembro de uma coisa que o Deriel falou uma vez: tentemos, um de nós, escrever um livro de fantasia, recriando o mundo à nossa maneira. Claro que esse mundo vai estar cheio de características "tolkenianas". Essa semelhança pode ocorrer inconscientemente, considerando que o escritor seja realmente fã de Tolkien.

Essa entrevista com a JK Rowling sendo real, ela caiu muito no meu conceito. Não como escritora, mas como pessoa. :evil:
 
1. concordo com o Ristow, eh inutil essa comparacao, mesmo porque um livro nao afeta a leitura do outro de forma alguma.

2. Discordo com Rowling, ela foi sim influenciada por ele, seja la oq ela diga. Mas talvez isso tenha sido inconsciente, como o gildor falou.

3. Morram! Elfos e dragoes foi Tolkien que inventou??? Ja ja vao dizer que ele tambem inventou magia e bruxaria!

4. HP eh o Tim.
 
Primula disse:
Alguém tem entrevista onde ela diz se gostou ou não de SdA? Nome da revista, data de publicação essas coisas... Obrigada. :wink:
Olha, eu vi numa revista só nao sei te falar o nome... É uma dessas pequenas, acho que foi na revista Herói, uma que tem o Harry Potter na capa!

Largo Cavafundo disse:
2. Discordo com Rowling, ela foi sim influenciada por ele, seja la oq ela diga. Mas talvez isso tenha sido inconsciente, como o gildor falou.
Gildor disse:
Aí eu lembro de uma coisa que o Deriel falou uma vez: tentemos, um de nós, escrever um livro de fantasia, recriando o mundo à nossa maneira. Claro que esse mundo vai estar cheio de características "tolkenianas". Essa semelhança pode ocorrer inconscientemente, considerando que o escritor seja realmente fã de Tolkien.
Que influenciou eu sei disso, em momento nenhum ela disse que não! Eu posso não ter gostado de SdA mas posso muito bem fazer um livro que tenha elfos, trolls, orcs e que seja muito bom.

O que eu quis dizer é que essa comparação é inutil, pois mesmo sendo uma imitação ou seja lá o que vocês preferem dizer, vai ficar ali a marca do autor, não tem outro jeito!

O seu próprio conto Largo, você usa elementos que foram influenciados pelo Tolkien, mas acredito que em momento algum você tentou realmente imitar, não mesmo. E ali na história ficou sua marca: o seu modo de escrever e expressar.
E gostei do resultado, adorei a sua história!
 
tanto Hp quanto SdA tem elementos em comum, porem, como ja foi dito, são elementos comum a todas as historias relativas a ficçõa-fantasia como dragoes, magos, magia, castelos encantados, duendes, elfos, e coisas do genero.
Mas a comparação entre sda e hp é totalmente é absurda pois tais obras se utilizam de construções diferentes, se destinam a publicos diferentes, tem objetivos diferentes.....
Talvez HP possa ser comparado com o Hobbit para voces entenderam o que eu quero dizer :wink:

Falow pessoas....
 
Eh bem dificil criar uma historia grande e complexa de ficçao sem se inspirar em nada. Eu diria q eh impossivel, mesmo tolkien se inspirou na mitologia nordica para escrever seus livros. E eh uma coisa q como ja foi dita aqui, pode acontecer inconscientemente.

Podem ver, a mairia das historias fantasticas q vemos, por exemplo, em animes, tem aluma coisa em comum. E as vezes podem ocorrer coincidencias, como a de vc ter uma ideia q vc acha q eh totalmente sua e descobrir q ja foi usada antes.

Se ela disse q nao se inspirou em tolkien, creio q ela nao estivesse mentindo. Ela pode ter visto isso em outro lugar. Mas eu posso estar enganado....
 
OPPPPPPAAAAAA!!!!!!

Não falei de comparação quando abri esse post, disse ser curiosa a semelhança de alguns elementos... podem achar coincidência aranhas gigantes em HP e o fato de Rony ter o mesmo amor por aranhas que O GRANDE TOLKIEN tinha, mas EU acho isso curioso! E era essa curiosidade que eu quis mostrar aqui e NÃO comparar quem é o melhor... SDA é um clássico que resistiu, resisti e muito provávelmente resistirá ao tempo...
Agora quem continua fazendo comparações do tipo:"Quem é melhor?"... ponha na cabeça que haja o que houver quem sai ganhando somos nós leitores, ok?
 
É óbvio que existem semelhanças entre as obras de Rowling e de Tolkien, embora claramente Tolkien se destaque mais, logicamente porque sua obra é superior, mas não devemos ler um livro pensando em o que a autora copiou de quem, se isso teve influência daquilo, acho que os dois são grandes autores, tem uma visão clara dos detalhes (embora Tolkien nesse quesito também seja muito superior), e o mais importante, esses livros conseguiram fazer o mundo inteiro começar a ler e se emocionar com as aventuras de hobbits, humanos e elfos e sua comitiva para a destruição do mal e do terror que reinam na Terra Média, tanto quanto com as aventuras de um menino que ao completar onze anos descobre que possui poderes mágicos e que foi o responsável pela destruição do maior dos bruxos. (Creio que vocês devem concordar comigo que Voldemort se assemelha em suas caracteristicas a Sauron e Morgoth).
 
É óbvio que existem semelhanças entre as obras de Rowling e de Tolkien, embora claramente Tolkien se destaque mais, logicamente porque sua obra é superior, mas não devemos ler um livro pensando em o que a autora copiou de quem, se isso teve influência daquilo, acho que os dois são grandes autores, tem uma visão clara dos detalhes (embora Tolkien nesse quesito também seja muito superior), e o mais importante, esses livros conseguiram fazer o mundo inteiro começar a ler e se emocionar com as aventuras de hobbits, humanos e elfos e sua comitiva para a destruição do mal e do terror que reinam na Terra Média, tanto quanto com as aventuras de um menino que ao completar onze anos descobre que possui poderes mágicos e que foi o responsável pela destruição do maior dos bruxos. (Creio que vocês devem concordar comigo que Voldemort se assemelha em suas caracteristicas a Sauron e Morgoth).
 
Lúthien de Béren disse:
Eu imagino que sim... Que seja fã nº1 de Tolkien. Não só dele, mas talvez de Marion Zimmer Bradley tb... Ela nem tenta esconder as semelhanças :wink:
Voce tá se referindo a Brumas de Avalon neh? To no 3º Livro. Muito legal mesmo. Agora, tirando as magiasm o mundo das fadas e a outras coisinhas, naum veja mais nenhuma semelhança
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo