• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será George R.R. Martin melhor que J.R.R Tolkien?

Sweet

Banned
Para quem não sabe o escritor George R.R. Martin por muitos adimiradores está sendo considerado o novo Tolkien da atualidade, quiçá, melhor escritor.

a-guerra-dos-tronos.jpg

R.R. Martin não é só parecido com R.R. Tolkien no nome, o aclamado escritor dono da série de livros Guerra dos Tronos ( Game of Thrones) no qual o primeiro livro chega ao Brasil com o título As Crônicas de Gelo e Fogo é dono de um mundo de fantasia digno da Terra Média.
Com uma escrita mais sóbria e individual Martin nos traz o mundo de Winterfell, dividido por uma muralha na qual de um lado está a guerra entre corrupção, drama e poder por um trono de ferro e do outro lado a escuridão crescente cada vez mais trazendo consigo velhas histórias e um frio de gelar o sangue do mais corajoso Sor da Terra do Gelo.

Tudo gira em torno de Ned Stark, o novo Mão do Rei que outrora fora seu melhor amigo .Agora que Ned está emaranhado na teia de poder e traição que envolve o trono e sua familia está em perigo e a única forma de se manter seguro é adentrar por dentro dessa fenda.
Contado sobre olhares de vários personagens dentre eles Dany, Princesa verdadeira do Trono de Ferro, Bran, o filho de Ned que presenciou a grande traição e Snow, o bastardo que sentenciou a junção da familia Stark com os Lobos Gigantes vemos a história por vários ângulos e lugares.

Em resumo e sem spoiler é isso, uma história de proporções continentais, com trincados de familias e uma magia mais antiga que a muralha.Conhece algo parecido?

Martin apresenta uma escrita mais pesada e menos detalhista de certa forma que Tolkien.Enquanto Tokien narra o orvalho da ultima árvore da floresta Martin está prendendo a atenção pela rede de personagens.
Utilizando da estrutura que não há moçinhos e nem vilões ele mostra que todos na Terra do Gelo são falhos e humanos em sua essência, enquanto Frodo e sua turma eram estritamente o grupo do Bem.

Com tantas diferenças, mas perceptivel semelhança fica a dúvida: Será Martin o mais novo gênio da fantasia? Será Guerra dos Tronos uma imitação mal feita de Senhor dos Anéis?Ou com salvas de ser ainda melhor?

e por último:

Será que Tolkien foi desbancado?

Pensem nisso pois o inverno está chegando! :bamf:
 
Interessante enredo e por se tratar do mesmo estilo parece muito Tolkien. Ainda não li mas estava pensando em comprar, me lembrou um pouco O Nome do Vento. Será que vai ser uma triologia também? Começa com o livro Um. rsrs.
Bom, Tolkien tinha um brilho próprio, Martin pode ter o seu mas não será como ele.
 
Eu estava lendo sobre esse escritor ai. Confesso que achei bem interessante e acho que se parece mais com Clive Staples Lewis (O carinha que escreveu Crônicas de Nárnia). Acho que os seus romances devem ser bem divertidos e tal. Mas alguém melhor que Tolkien? Fala sério, acho que isso ai só vai acontecer quando eu lançar meus livros.
'Brincadeira, mas sinceramente não acredito nesse negócio de melhor não, cada um tem seu gênero... e por mais que seja parecido não é a mesma coisa.
 
Interessante enredo e por se tratar do mesmo estilo parece muito Tolkien. Ainda não li mas estava pensando em comprar, me lembrou um pouco O Nome do Vento. Será que vai ser uma triologia também? Começa com o livro Um. rsrs.
Bom, Tolkien tinha um brilho próprio, Martin pode ter o seu mas não será como ele.

Serão sete livros, já tem quatro publicados em inglês e o Martin está terminando o quinto.
 
Bom, Tolkien tinha um brilho próprio, Martin pode ter o seu mas não será como ele.

Sim, ele foi o primeiro e encantar uma horda de leitores com a magia da Terra Média.Mas tenho que ser sincera, Martin tem se colocado "pau-a-pau" com Tolkien na minha lista.
 
O Nome do Vento.
:grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:

Quase todo mundo que leu elogia bastante o livro dele, eu comprei agora em janeiro, o filho (muito entrão) leu na frente e gostou bastante, tou terminando três livros que estou lendo ao mesmo tempo e acho que o do Martin vai ser o próximo.

Pra mim, o Martin não desbancou nem o Bernard Cornwell, que dirá o J.R.R. Tolkien. Li o A Game of Thrones e achei um saco, me lembrou Brumas de Avalon.

Eu adoro as coisas do Bernad Cornwell, O Rei do Inverno me tirou do eixo. Foi delicioso de ler.

Só que eu gosto das Brumas de Avalon. Não são os livros da Marion que eu mais gosto, mas eu gosto bastante deles.
 
Última edição:
Vai te informar, TT1. O Martin é o principal nome da fantasia pós-Tolkien.

Se tu não ouviu falar dele, é uma deficiência tua, não do autor (que é mais do que reconhecido na área lá fora), que provavelmente não é tão conhecido por aqui porque não haviam traduzido a série ainda. :obiggraz:

A série A Song of Ice and Fire não pode ser comparada ao SdA, pois é um tipo de fantasia diferente, longe dos moldes do Tolkien. Está mais para The Worm Ouroboros, do Eddison, só que sem as incoerências deste.

E, de qualquer forma, o Martin não é melhor que o Tolkien, que permanece impossível de ser retirado da posição de maior expoente do gênero, considerando todas as obras publicadas desde O Senhor dos Anéis.
 
Esse negócio de escritor de fantasia pós Tolkien de botar sigla no nome tá mais que manjado. Golpe de MKT pra tentar ganhar fã.

Vai te informar, TT1. O Martin é o principal nome da fantasia pós-Tolkien.

WUT???? Eu posso citar uns 5 mais relevantes

E, não, nunca tinha ouvido falar do mancebo. E olha que eu não posso dizer que não manjo de literatura de fantasia...
 
... depois dessa, acho que podemos afirmar que você não entende não.

Sem sombra de dúvida ele é o escritor de fantasia mais importante dos últimos 15 anos, mesmo que eu prefira uma literatura um pouco mais "fantástica" do que a que ele faz, como a do Terry Godkind
 
Última edição:
Vai te informar, TT1. O Martin é o principal nome da fantasia pós-Tolkien.

Se tu não ouviu falar dele, é uma deficiência tua, não do autor (que é mais do que reconhecido na área lá fora), que provavelmente não é tão conhecido por aqui porque não haviam traduzido a série ainda. :obiggraz:

A série A Song of Ice and Fire não pode ser comparada ao SdA, pois é um tipo de fantasia diferente, longe dos moldes do Tolkien. Está mais para The Worm Ouroboros, do Eddison, só que sem as incoerências deste.

E, de qualquer forma, o Martin não é melhor que o Tolkien, que permanece impossível de ser retirado da posição de maior expoente do gênero, considerando todas as obras publicadas desde O Senhor dos Anéis.


Pensei nesse post pois meu professor de latim estava comentando com um grupo de alunos da minha faculdade sobre Tolkien e Martin, e sem sombra de dúvida ele é sim um dos melhores autores de fantasia depois da Era Tolkien, apesar de ter lido todos os livros de Martin e admitir que eles são menos cansativos que SdA porém não tem o mesmo brilho.
 
Já ouvi falar no título "Crônicas de Gelo e Fogo", mas não sabia que tinham essa grandiosidade toda.

Vou procurar saber mais sobre o livro. Forum de Literatura, lá vou eu!!!
 
O Skywalker não gosta. Eu gostei. Tá saindo minissérie pela HBO, com o Sean Bean (Boromir) e, sendo HBO, sabemos que a qualidade deve ser a melhor possível



 
Última edição:
R.R. Martin não é só parecido com R.R. Tolkien no nome, o aclamado escritor dono da série de livros Guerra dos Tronos ( Game of Thrones) no qual o primeiro livro chega ao Brasil com o título As Crônicas de Gelo e Fogo é dono de um mundo de fantasia digno da Terra Média.
Só pra constars: a série chama-se "As Crônicas de Gelo e Fogo'' e o primeiro livro chama "A Guerra dos Tronos", não o contrário.

Estou lendo o primeiro e achando legal. A história é boa, mas a narrativa é um pouco lenta e não envolve muito. Mas ainda está longe de ser um Tolkien pra mim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo