• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será George R.R. Martin melhor que J.R.R Tolkien?

Olha, peguei o pedregulho na livraria ontem, li a primeira página do prólogo e a primeira página do primeiro capítulo e não me cativou, não me fez ter aquela vontade louca de continuar... Continua na lista de futuras leituras, mas nem de longe é prioridade.

E achei 700 páginas muito pretensioso para o primeiro volume.
 
Aiya, people! (:

(ninguém nunca me viu por aqui, mass, tuudo ok.).

Well.. eu acompanho O Senhor dos Anéis desde que eu me entendo por gente, porque minha mãe é super fã e leu os livros há uns mil anos atrás quando lançaram.. E depois passei a ver os filmes e agora.. aqui estou eu.. fã fã fã. E, por ser cinéfila, acompanho várias séries e me interessei por Game of Thrones justamente por causa do Sean Bean, no início.

Li as mesmas matérias que todos vocês, que falam os motivos de GoT ser melhor que SdA e tall.. Achei que a matéria reflete demais a opinião DA (O) JORNALISTA... E não deveria ser assim, a não ser que fosse uma coluna em especial e ele(a) fosse um crítico.

Na minha opinião.. o R.R. Martin provavelmente deve ser um fã reprimido do Tolkien, isso é meio claro.. O cara criou um mundo digno de Terra Média e criou uma lingua (na verdade não acho que ele chegou a criar, a lingua dos Targeryan é só uma mistura de alemão com alguns dialetos e outras linguas.. diferente do Tolkien, of course)... Por ser fã de SdA sou meio suspeita para falar, mas acho que o Tolkien sempre vai ser lembrado a aclamado, não é atoa que seus livros são conhecidos há mais de cinquenta anos e vão ser conhecidos por muito tempo ainda... Mas nao é por isso que vou flar mal do Martin... Dou creditos a ele pela boa série que criou, com uma trama diferente, pelo bem e o mal não ser tão evidente e tal...

Porém, acho que embora o Tolkien seja descritivo ao extremo (o que tornou minha leitura de SdA meio lenta e massante), o Martin também é. Tenho os dois livros da série dele e só de folheá-los já percebi... A história é dividida em vários pontos de vista, o que, de certa forma, torna o enredo tanto interessante quando monótono, porque vc vê o mesmo acontecimento, mas com outro ponto de vista. ...Sem contar que achei o Martin meio pornográfico, sabe.. ¬¬"

mas concordo com o Lordhanok...
Martín tem sucesso e ainda vai ter livros e livros para vender, vai ser sucesso e tal.. Mas Tolkien é mito, é lenda, é cultura, é tradição, nostalgia...

ps: Uma coisa que notei.. Enquanto nos livros do Tolkien vemos que um romance entre duas espécies floresce, se torna amor e eles lutam para ficar juntos, superando o tempo, a distancia e até mesmo a imortalidade... Nos livros do Martin quase nao existe isso.. entende-se apenas que os casamentos são arranjados, que os reis ficam bebados e pegam prostitutas, que homens se pegam com homens e, quando existe algum sentimento, só existe cenas de sexo...

'-' não sou contra, mas sei lá.. tem uma hora que chega a ser excessivo.
 
Ninguém é melhor que Tolkien. Não li os livros do George R. R. Martin, mas vi a série, e particularmente, eu iria adorar se Tolkien tivesse trazido aquela coisa de mulheres nuas, prostituição e tudo mais para a sua mitologia! :P

Gosto de pensar que deveria haver esse tipo de coisa na Terra-Média, apesar de o Tolkien não falar a respeito..
 
Não sei porque as pessoas teimam em comparar as obras. São extremamente diferentes! Martin trás um modelo medieval palpável, sanguinolento, cheio de intrigas, de interesses, de gente falsa e de pessoas que bem poderiam ser qualquer um de nós (pelo lado bom ou pelo lado obscuro). Tolkien é algo muito próximo ao mitológico, ao fantasioso, cheio de seres que não fazem parte de contexto nenhum de nosso mundo, diferentemente de Martin.
Ou seja: mania de comparar para que?
Se Tolkien serviu de inspiração para muitos destes autores? Certamente! Mas nem de longe uma coisa se compara à outra.
Se Tolkien ou qualquer outro autor é incomparável, me desculpem, é tudo uma questão de ponto de vista: existem são ótimos autores, autores medianos e autores péssimos. O que virou moda (péssima moda, aliás) é lançarem inúmeros livros com a intenção de vender muito (e vender direitos autorais para cinema, TV, etc e tal). Eu, sinceramente, espero que "A Guerra dos Tronos" não seja mais um à la Rowling, porque fica insuportavelmente chato. E a história é boa demais pra prolongarem demais.
Enfim... quem ainda tem essas amarras de não ler porque acha que Tolkien é supremo e absoluto, precisa abrir um pouco mais a mente, ser menos ortodoxo e aí sim, tirar as conclusões. A minha é: ambos não têm nada em comum e ambos são danados de tão bons!
 
Última edição:
Não são extremamente diferentes não. São do mesmo gênero, logo comparáveis, ainda mais que o grau de fantasia do Martin aumenta com o passar da série.

E os dois autores tem R. R. no nome :hihihi:
 
Não são extremamente diferentes não. São do mesmo gênero, logo comparáveis, ainda mais que o grau de fantasia do Martin aumenta com o passar da série.E os dois autores tem R. R. no nome :hihihi:

Então... é isso que me chateia, na verdade. Os caras parecem perder o fio da meada quando ficam obcecados por mais e mais volumes. =/

Mas vamos ver... Por enquanto não vejo nada de similar. E essa coisa do R.R. é verdade: nunca tinha atentado pra isso... ¬¬
 
Última edição:
Eu acho que você está exagerando na dissimilaridade. Os dois são fantasia - dragões, espadas, cotas de malhas, lendas estranhas, reis, povos diferentes, a "viagem do herói". Não dá pra dizer que não tem nada a ver, pelo contrário.

Por enquanto (estou em 12% do livro 3) não posso dizer que o Martin perdeu a mão nem que está esticando à toa. Ele ainda está usando de assuntos pertinentes... mas vai ser sádico lá na pqp. Sério. Ele não consegue deixar ninguém vivo?
 
Eu acho que você está exagerando na dissimilaridade. Os dois são fantasia - dragões, espadas, cotas de malhas, lendas estranhas, reis, povos diferentes, a "viagem do herói". Não dá pra dizer que não tem nada a ver, pelo contrário.

Por enquanto (estou em 12% do livro 3) não posso dizer que o Martin perdeu a mão nem que está esticando à toa. Ele ainda está usando de assuntos pertinentes... mas vai ser sádico lá na pqp. Sério. Ele não consegue deixar ninguém vivo?

Então não estou me fazendo entender: OK, eles têm em comum a fantasia, mas o que eu quero dizer no quesito diferenças é que enquanto Tolkien é extremamente cuidadoso em manter o nivel intocável e digamos, sacro, de seus personagens (nenhum deles transa e fala palavras de baixo calão), Martin já é extremista nisso, ou seja: as cenas de ataques ou lutas são recheadas de sangue, de visceras, de cheiros. Existem os palavrões, as descrições sexuais, os rituais, enfim. É neste sentido que eles se diferem.É isso o que quero dizer. ^^
 
Martin não é melhor nem pior do que Tolkien. Dentro do que faz, é tão bom quanto. A escrita é coerente, e, para mim, ele não perdeu a mão, não. Ele merece ser mencionado como o escritor que escreveu as (brilhantes) crônicas de gelo e fogo; não como o cara que superou/ou não superou Tolkien. Entendo que comparações são inevitáveis, e nem me irrito com elas, só acho ruim quando as pessoas ficam SÓ nelas. Ambos trabalham, sim, com materiais "parecidos", mas a maneira com que trabalham esses "materiais" é que constitui a identidade da escrita de cada um. E aí há uma imensidão de variáveis a serem consideradas: viveram em épocas diferentes, concepções de mundo diferentes, crenças diferentes, etc. e tal.
 
Concordo com o Deriel e a Melian...

Tolkien e Martin são comparaveis e incomparaveis.
Os dois escrevem á sua maneira. O Tolkien tem essa coisa de personagens que chegam a ser praticamente "santos" e o Martin não, mas isso não quer dizer que um é melhor que o outro... EU, me, miself and i, gosta do Tolkine, porque foi uma das primeiras obras que gostei de ler e tal... Mas não é por isso que vou avacalhar com o Martin...

Mas sério... ¬¬ Ele precisa sair matando geral? Tipo... não me conformo com algumas mortes, sério... Mas s ele escreveu assim, sacomé...

Ainda estou começando a ler GoT, mas espero que as coisas não fiquem tão massantes ao longo do seriado e dos livros... u__u
 
Eu também acho que as comparações são inevitáveis.
Mas tem todo um contexto por trás de cada obra que faz com que essas comparações façam menos sentido.
É como comparar Senna com Vettel.

Acho que, como linguista, Tolkien vai tão longe a ponto de criar as línguas dos seus personagens.
Também tem as influências da segunda guerra e tudo mais.
Já Martin, como roteirista de Hollywood, acho que usa mais esse negócio de ficar brincando ou sacaneando com os sentimentos dos leitores.

No fim, acho que muito dessa discussão fica na base do gosto de cada um mesmo.

Quanto ao Martin perder a mão... deixei minha opinião aqui no tópico sobre A Dance With Dragons.
 
Última edição:
Estou começando ler George R.R.Martin por agora. Achei um autor bem interessante e seu livro é para mim o melhor do gênero a ser lançado nos últimos anos. Apesar de tudo isso acho absurdo comparar J.R.R Tolkien a Martin. Tolkien criou um universo único e espetacular e na minha opinião será bem difícil um autor que consiga realizar um feito literário maior. Podemos dizer que Martin criou um bom livro enquanto Tolkien criou uma mitologia inteira. Tolkien é um daqueles autores que marcam sua vida enquanto Martin para mim não passa de um bom autor. Não gosto de comparações mas J.R.R Tolkien para mim lançou obras infinitamente mais complexas e marcantes do que George R.R Martin.
 
E Tolkien criou uma mitologia inteira.

Não criou não. Tolkien adaptou mitos já existentes. Tem um tópico onde se fala que Tolkien na verdade quis contar a "história por trás dos mitos". A origem dos mitos. E fez isso de maneira genial.
Agora anões, elfos, goblins e trolls são coisas antiquíssimas. Lendas já contadas milhares de anos antes de Tolkien nascer
 
Não criou não. Tolkien adaptou mitos já existentes. Tem um tópico onde se fala que Tolkien na verdade quis contar a "história por trás dos mitos". A origem dos mitos. E fez isso de maneira genial.
Agora anões, elfos, goblins e trolls são coisas antiquíssimas. Lendas já contadas milhares de anos antes de Tolkien nascer

Não quis dizer que ele criou uma mitologia do zero. Baseou-se na mitologia nórdica, celta entre outros folclores. Entretanto ele mesmo criou os idiomas de SdA, alguns povos, personagens, enfim, criou uma história que mesmo tendo influências é totalmente original. Quando eu disse '' Mitologia inteira '' me referi a mitologia tolkieniana que mesmo com influências não é uma mera cópia e sim uma arte original e bem-feita.
 
Então não estou me fazendo entender: OK, eles têm em comum a fantasia, mas o que eu quero dizer no quesito diferenças é que enquanto Tolkien é extremamente cuidadoso em manter o nivel intocável e digamos, sacro, de seus personagens (nenhum deles transa e fala palavras de baixo calão), Martin já é extremista nisso, ou seja: as cenas de ataques ou lutas são recheadas de sangue, de visceras, de cheiros. Existem os palavrões, as descrições sexuais, os rituais, enfim. É neste sentido que eles se diferem.É isso o que quero dizer. ^^

Penso que o mundo de Tolkien seria igualmente fantástico se ele descrevesse esses detalhes.. Aliás, sempre senti falta disso nas obras dele. Imagino anões como seres extremamente mesquinhos, rudes, pervertidos, etc. Mas a genialidade de Tolkien está justamente em nos fazer imaginar, sem que ele precise descrever isso tudo. ^^
 
Depois que eu ler os livros desse cara eu dou a minha opinião, mas Tolkien não é perfeito (ninguém é), logo alguém sempre vai ser melhor do que ele em alguma coisa.
 
Não criou não. Tolkien adaptou mitos já existentes. Tem um tópico onde se fala que Tolkien na verdade quis contar a "história por trás dos mitos". A origem dos mitos. E fez isso de maneira genial.
Agora anões, elfos, goblins e trolls são coisas antiquíssimas. Lendas já contadas milhares de anos antes de Tolkien nascer

Não quis dizer que ele criou uma mitologia do zero. Baseou-se na mitologia nórdica, celta entre outros folclores. Entretanto ele mesmo criou os idiomas de SdA, alguns povos, personagens, enfim, criou uma história que mesmo tendo influências é totalmente original. Quando eu disse '' Mitologia inteira '' me referi a mitologia tolkieniana que mesmo com influências não é uma mera cópia e sim uma arte original e bem-feita.

Vocês dois têm razão. :)

E eu acho (é o que EU acho) que o universo do Tolkien é bem mais complexo do que o do Martin... Pelo menos do que eu li ate agora...
 
Aiya, people! (:

Na minha opinião.. o R.R. Martin provavelmente deve ser um fã reprimido do Tolkien, isso é meio claro.. O cara criou um mundo digno de Terra Média e criou uma lingua (na verdade não acho que ele chegou a criar, a lingua dos Targeryan é só uma mistura de alemão com alguns dialetos e outras linguas.. diferente do Tolkien, of course)... Por ser fã de SdA sou meio suspeita para falar, mas acho que o Tolkien sempre vai ser lembrado a aclamado, não é atoa que seus livros são conhecidos há mais de cinquenta anos e vão ser conhecidos por muito tempo ainda... Mas nao é por isso que vou flar mal do Martin... Dou creditos a ele pela boa série que criou, com uma trama diferente, pelo bem e o mal não ser tão evidente e tal...

Porém, acho que embora o Tolkien seja descritivo ao extremo (o que tornou minha leitura de SdA meio lenta e massante), o Martin também é. Tenho os dois livros da série dele e só de folheá-los já percebi... A história é dividida em vários pontos de vista, o que, de certa forma, torna o enredo tanto interessante quando monótono, porque vc vê o mesmo acontecimento, mas com outro ponto de vista. ...Sem contar que achei o Martin meio pornográfico, sabe.. ¬¬"

mas concordo com o Lordhanok...
Martín tem sucesso e ainda vai ter livros e livros para vender, vai ser sucesso e tal.. Mas Tolkien é mito, é lenda, é cultura, é tradição, nostalgia...

ps: Uma coisa que notei.. Enquanto nos livros do Tolkien vemos que um romance entre duas espécies floresce, se torna amor e eles lutam para ficar juntos, superando o tempo, a distancia e até mesmo a imortalidade... Nos livros do Martin quase nao existe isso.. entende-se apenas que os casamentos são arranjados, que os reis ficam bebados e pegam prostitutas, que homens se pegam com homens e, quando existe algum sentimento, só existe cenas de sexo...

'-' não sou contra, mas sei lá.. tem uma hora que chega a ser excessivo.


Concordo em gênero, número e grau.

Peguei o primeiro de George R.R. Martin, achei forçado ter as 600 e tantas páginas, afinal, já vem com a faca na mão dizendo na crítica que este é o tolkien Norte Americano, etc. Com essa dele ser o Tolkien me caiu os butias do bolso e peguei pra ler só pra ter certeza.
Enfim...
Achei legal, tem uma ambientação muito boa, ele fez bem o cenário e tals, personagens, ele não usa da magia como uma coisa presente e sobrenatural da época, ao contrário, as criaturas e a força do HOMEM são o diferencial, já Tolkien usou e ousou da magia, criou essa atmosmera maravilhosa de magia, talves por querer passar e deixar fixa a ideia das mitologias e seu sobenatural.
Talves por isso também os livros de R.R. Martin pareçam uma revelação, porque saiu do clichê, "Medieval + Magia + Elfos + Guerras + Criaturas extraordinárias", não remete a coisas tão presentes em mitologias e sim em uma possível realidade.
E como citou a ninaxaubet, ele faz uma visivel apelação pro sexo, toda vez que se
fala ou faz uma passagem que demonstre amor no livro (o que até que é raro) o sexo é parte primordial (o que não é tão raro).
Senhor dos Anés não tem esse excesso de apelo. o_O
Mas gostei de ver que Martin demonstra saber o que quer, ele tem as próprias ideias, não tem um senhor magnânimo do mal, muito menos um infalível do bem, tem a vida moribunda de nobres que são honrados quando convém, e outros que ainda vivem de tradições, e então são mais honrados e (talves ingênuos), é um meio que ele viu de expressar sua própria história medieval, pode ser fã reprimido do Tolkien ou não, mas tem talento nesse aspecto. e ele inovou um pouco em gênero épico,afinal, precisamos de livros medievais, não da pra reler Tolkien toda vez que quizer ler uma hisótia épica (hahahaha).

Só acho que ele sai perdendo em estilo de escrita, Tolkien se preocupava com a linguagem, tem qualquer coisa lírica em suas histórias, a coisa de entreter o leitor com o medieval e ter o cuidado de passar o mundo medieval pela escrita, pelas expressões dos próprios personagens, a fala deles, a postura deles, não só ambientação, vestimentas, comportamentos etc.
Enfim, Tolkien é um mundo, e Martin ainda esta conquistando o seu!
É o que eu acho...
 
Última edição:
Se Tolkien é excessivamente "puro", Martin é excessivamente sórdido. Propositalmente até, ao que parece. A Ninaxaubet observou bem: ele parece um fã enrustido de Tolkien, doido para criar um mundo igual, mas pugnando para tentar o oposto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo