• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será George R.R. Martin melhor que J.R.R Tolkien?

O modo como a Nana Queiroz comparou os dois, é o mesmo modo que eu a comparo comigo, na quarta série, ao fazer uma reportagem sobre o parquinho do colégio para a aula de português.

Agora, comparar duas obras pela quantidade de livros ou pelo número de vezes que os personagens foram ao banheiro, é lamentável.

Me impressiona a falta de conhecimento das obras, imparcialidade e de argumentos dessa mulher. Não posso atacar tanto, já que só li as obras de Tolkien e mesmo eu não seria imparcial aqui. Mas quando li o primeiro motivo perdi totalmente a fé nessa jornalista.

Enfim, lerei as obras do George e só então poderei julga-lo como melhor ou pior, embora eu acredite que eles são apenas dois autores, de épocas e estilos diferentes.

Lembrando a frase de um grande amigo nosso, Gandalf. :mrgreen:

“Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados.”
 
Terei de preparar um texto bem grande pelo que estou vendo.

Mas ja vou iniciar por questões simplificadas.

1º - A Veja pra mim tem tanta credibilidade quanto qualquer outra revista de fofoca, ou programas "culinários" da TV. A veja sempre foi tendenciosa isso pra não dizer desinformada, basta analisar materias em periodo eleitoral...

Deixei de ler a veja por volta de 1995, quando me preparava pro vestibular e dei de cara com aquelas reportagens que tratam das melhores faculdades e cursos. Quando foi citado que o Melhor e mais conceituado curso da Universidade Federal de Alagoas era o de Turismo.
Detalhe: Hoje 16 anos depois ainda não existe esse curso na referida Universidade.

Uma ex-professora minha de Historia disse algo que levo como uma máxima. O tempo é que define quem é bom ou não, é muito facil ser taxado de um novo Einstein, DaVinci ou Tesla por uma entrevista.

Me pareceu a mesma coisa que comparar se um carro é melhor dentro d'agua que um submarino, ou como querer debater a superioridade intelectual de um engenheiro frente a um Tuaregue. Não se pode querer que uma coisa criada em uma época ou com finalidade diferente seja equivalente. Comparação tem de partir de parametros e essa materia não me parece ter estabelecido nenhum...


Assim que tiver uma folga eu volto pra concluir esse tópico, não pra defender A ou B, mas para debater sobre essa forma parcial e tendenciosa de promoção (pois o que li está longe de ser uma comparação coerente)...
 
Última edição:
Ser mais ou menos idealista ou conter mais ou menos reviravoltas em si não quer dizer nada. Se fosse assim obras como Ilíada e Lusíadas não seriam consideradas obras-primas, e sim Código da Vinci.
 
Última edição:
Li os 10 motivos pelos quais George R.R. Martin seria melhor do que J.R.R Tolkien. Achei uma verdadeira coletânea de imbecilidade. Poderia tecer extensos comentários, mas não vou me alongar muito me ocupando com essa listinha - prefiro gastar meu tempo lendo as obras do Tolkien. Só vou falar uma coisa, parafraseando um dito bíblico:

"J.R.R. Tolkien é meu Pastor. Sua Mitologia não me faltará!".


Sem mais. =)


[]'s!
 
Eu li a crítica da Revista Veja e, ao contrário da proposta da autora, ela me fez desgostar dos livros do R.R. Martin, ao invés de me fazer querer lê-los.

Não sei se foi a crítica dela, extremamente superficial e tendenciosa, onde uma obra mostrar inocência e detalhismo a torna infantil e tola. Aliás, a revista de onde surgiu a crítica é a cara da Nana.
Também acredito que a autora não deva ter entendido patavinas de Senhor dos Anéis (ela deve ser mais uma das pessoas que acham que Tolkien é tão complicado que apenas os "nerds e RPGistas conseguiriam ler").

Não sou um fã de obra sobre pôneis e unicórnios e contos de fadas, claro. Gosto da podridão humana nas histórias, elas a tornam mais reais, mais mundanas. Mas esta crítica em sí ficou muito ruim, eu sugiro a todos que a desconsiderem e que mandem uma crítica à Veja, para que contratem críticos melhores.

Tenho dito.
 
Última edição:
Concordo com tudo Clow!
Quase que eu desisto de ler os livros do Martin também.

Mas esta crítica em sí ficou muito ruim, eu sugiro a todos que a desconsiderem e que mandem uma crítica à Veja, para que contratem críticos melhores.

Nem adianta... esse tipo de crítica é a cara da Veja.
Já viu a Isabela Boscov, da sessão de cinema? Ela consegue ser pior!!!
 
Cont...

O que mais me chama a atenção neste tendencioso artigo fora claro o trofeu #vergonhaalheia do ser melhor por "estar vivo", que seguindo este parametro a Saga crepusculo seria melhor que o SdA8-O.

Me pego a pensar que valores são esses que uma revista de expressão nacional deseja passar. É bom por ter estupros, violencia, desvios de carater, cada um pensar no seu umbigo e o resto que se escafeda...

Eu não preciso de uma obra literária pra ver isso, basta assistir "Datena - Me ajuda ai!" ou acessar qualquer site de noticias...

Como disse o discurso da Tia May no HA2, Precisamos de heróis que nos inspirem, que nos façam querer ser melhores, mesmo que estes padões de moralidade sejam irreais.

Tem de ser algo pra apresentarmos as nossas crianças, e tentar reverter essa troca de valores que tem tornado tão dificil a tarefa de criar filhos...
 
Última edição:
Como disse o discurso da Tia May no HA2, Precisamos de heróis que nos inspirem, que nos façam querer ser melhores, mesmo que estes padões de moralidade sejam irreais.

Tem de ser algo pra apresentarmos as nossas crianças, e tentar reverter essa troca de valores que tem tornado tão dificil a tarefa de criar filhos...[/B]

Pois é... já reparou na onda que temos de "anti-heróis" ou de heróis não agem exatamente certo?

Eu ouvi gente reclamar de "Superman - O Retorno" porque ele era bonzinho demais... 8-O Como assim??? Eles seguiram a personalidade que eu sempre vi, desde criança, no Clark e no Super, fosse em filmes ou em desenho [não leio HQ]. Mas muitos preferem aquela coisa popular e distorcida do Smallville!

Mas sem me distanciar muito do assunto do tpc... hehhe... eu até acho interessante que haja obras mais "realistas" [para adultos], pois se pegarmos o período da Idade Média na Europa era realmente tudo de ruim e mais um pouco... me arrisco a dizer que era pior que hoje, porque não havia tanta organização e nem higiene.
Só que isso não poder ser a regra... e está se tornando a regra!!!

Todos os desenhos que eu via na infância tinham alguma "moral da história" no fim, algo importante pra passar. O mesmo os programas e seriados infantis. O mesmo os filmes e livros infantis ou infanto-juvenis.
O que os de hoje passam? O que de bom "Bob Esponja", "Crepúsculo" e similares têm a oferecer??? Nada. Só uma história "engraçadinha" e olhe lá...
O cenário musical então, é totalmente sem comentários... :disgusti:

Livros hoje viraram roteiros de cinema, os filmes têm tanta ação que é capaz de se sair da sala com dor de cabeça e para as crianças e adolescentes já não existem boas referências.
 
Esse artigo da VEJA é de dar pena. Sério, muito argumento fraco. Uns sem noção NENHUMA.

Estou começando a ler as Crônicas, e gostando. Mas para quê essa comparação? As obras são distintas, o mundo de Tolkien é muito mais mágico, e o de Martin, mais "real", humano. Não precisamos dessas comparações.
 
Esse artigo da VEJA é de dar pena. Sério, muito argumento fraco. Uns sem noção NENHUMA.

Estou começando a ler as Crônicas, e gostando. Mas para quê essa comparação? As obras são distintas, o mundo de Tolkien é muito mais mágico, e o de Martin, mais "real", humano. Não precisamos dessas comparações.

Pois é, eu não sei por que tem de haver esse tipo de comparação. Como se escritores fossem cavalos de corrida disputando um páreo. Eu só não li as "Crônicas..." ainda por que a fila interminável de livros a frente é muito maior, mas já ouvi ótimos comentários, inclusive de fãs não xiítas de Tolkien.
 
Pois é... já reparou na onda que temos de "anti-heróis" ou de heróis não agem exatamente certo?

É exatamente ai que eu queria chegar, nesse tipo de valores invertidos, nessa exaltação do cruel. Neste tipo de visão que tem levado a essa onda de linchamentos de bandidos pegos pela população.

Pessoalmente o cumulo foi o comentario que meu pai me contou a alguns anos...

Um de meus irmão fou demitido por recusar a curvar-se aos desmandos de uma puxa-saco do patrão, a dona da empresa ao falar com meu pai disse a pérola:

- Sabe como é, ele tem um gênio difícil, mas tem um ponto positivo. Ele é honesto! 8-O

No que meu pai prontamente respondeu: Isso não é ponto positivo, é uma obrigação...

Ou seja chegamos ao ponto que um desvio de carater é ser honesto e justo?

E é isso que querem exaltar, no cinema, na tv e na literatura?


Eu ouvi gente reclamar de "Superman - O Retorno" porque ele era bonzinho demais... 8-O Como assim??? Eles seguiram a personalidade que eu sempre vi, desde criança, no Clark e no Super, fosse em filmes ou em desenho [não leio HQ]. Mas muitos preferem aquela coisa popular e distorcida do Smallville!

OFF-TOPIC: Neste caso minhas ressalvas a este filme se devem ao ator escolhido, acho que faltou algo a ele, uma aura como tinha Christofer Reeve
 
A crítica da veja é ruim, mas o livro do Martin não. É um livro para adultos, então essa questão de moralidade é deixada de lado para retratar personagens com personalidade ambigua, que se encaixam melhor numa trama de suspense e conspiração.
Não se deixem levar pela má impressão que a crítica passa, o livro é bom e vale a pena ler.

Off: muitos desenhos das antigas tinham mesmo uma lição de moral, não se esqueça que o pica-pau era uma criatura sem caráter. Não estou defendo os desenhos novos, acho realmente que falta algo neles, mas não sei o que é.
 
Última edição:
A crítica da veja é ruim, mas o livro do Martin não. É um livro para adultos, então essa questão de moralidade é deixada de lado para retratar personagens com personalidade ambigua, que se encaixam melhor numa trama de susense e conspirção.
Não se dixem levar pela má impressão que a crítica passa, o livro é bom e vale a pena ler.

Off: muitos desenhos das antigas tinham mesmo uma lição de moral, se esqueça que o pica-pau era uma criatura sem caráter. Não estou defendo os desenhos novos, acho realmente que falta algo neles, mas não sei o que é.

E a critica não me desmotivou a ler o livro. Mas dizer que um livro ou Saga é melhor que outro(a) por conter violência foi o cumulo do absurdo...

Pois quem é melhor, é uma discussão sem sentido... Mas a comparação em si é absurda
 
Última edição:
Eu gostei da obra dele, é um livro muito bom, porém não chega nem aos pés de Tolkien. Achei a história muito boa, cativante e que prende mesmo o leitor. Um livro muito bom, mas ningém supera Tolkien. Ninguem.
 
Blog Pagina a Pagina afirma: "Guerra dos Tronos é Melhor que senhor dos Anéis"

EM 08/06/2011 o blog Página a Página traz uma matéria intitulada:

Dez razões pelas quais ‘A Guerra dos Tronos’ é melhor do que ‘O Senhor dos Anéis’


Numa visão individual, o autor julga o universo de Tolkien de maneira muito superficial, citando dentre os motivos a inspiração "platônica cega" do professor e a aparente previsibilidade das personagens da terra média.


Leia a matéria na íntegra em: http://nclivros.wordpress.com/2011/...os-tronos-e-melhor-do-que-o-senhor-dos-aneis/

e você, concorda com o autor do post? discorda?

Poste sua opinião!
 
Re: Blog Pagina a Pagina afirma: "Guerra dos Tronos é Melhor que senhor dos Anéis"

o conteúdo do post desse blog é ctrl c ctrl v de um top10 que a veja fez comparando os dois. lá na área tolkien tem um tópico onde o pessoal está debatendo sobre isso :yep:
 
Re: Blog Pagina a Pagina afirma: "Guerra dos Tronos é Melhor que senhor dos Anéis"

A discussão começa a envolver a crítica da Veja a partir desse post, da Ana inclusive =]
Mas de modo geral, já tem o próprio tópico pra comentar.
 
Última edição:
É minha impressão ou esse George R.R. Martin é um palhaço?


"argumenta Martin. :“Elfos e duendes ficaram tão batidos que, com toda a razão, hoje muita gente quer bater em personagens desse gênero de JRR Tolkien ."

Eu NUNCA tinha ouvido falar desses livros dele até sair o seriado. E a maioria das pessoas também, acho...

Sobre esse negócio de haver coisas sujas, traições, crueldades, personagens de ressaca, etc, e daí? Se eu quiser ver essas coisas eu leio Bernard Cornwell. Acho que essas coisas ficam muito melhor em uma narrativa no mundo real
 
Última edição:
É minha impressão ou esse George R.R. Martin é um palhaço?


"argumenta Martin. :“Elfos e duendes ficaram tão batidos que, com toda a razão, hoje muita gente quer bater em personagens desse gênero de JRR Tolkien ."

Eu NUNCA tinha ouvido falar desses livros dele até sair o seriado. E a maioria das pessoas também, acho...

Sobre esse negócio de haver coisas sujas, traições, crueldades, personagens de ressaca, etc, e daí? Se eu quiser ver essas coisas eu leio Bernard Cornwell. Acho que essas coisas ficam muito melhor em uma narrativa no mundo real

Ué, mas porque não poderia haver esse tipo de personagem em um mundo imagiário? Quanto a elfos e duendes eu não concordo 100%, mas é um tema tão explorado pós tolkien que teria que ser abordado de uma forma muito original para despertar interesse.
 
Última edição:
Não tem como comparar ambos, George R. R. Martin é ótimo no que faz e lhe toca, e Tolkien é mito!


.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo