• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ser cientista no Brasil

Finarfin

Perdeu, mané.
É algo muito óbvio pra quem está inserido no meio acadêmico, mas acho que é algo que quem está fora pouco ou nada pensa sobre.

Taí um texto bem sucinto que vai direto ao ponto pra dar uma ideia sobre o que é ser cientista no Brasil:

 
Como já postei diversas vezes em outros tópicos. Se eu gostasse e quisesse fazer carreira acadêmica jamais perderia meu tempo morando no Brasil. Simples assim.
 
E não parece que vá mudar a curto prazo isto.

Só gostaria que a nossa área de mestrado e doutorado fossem mais ligados a indústria. Isto ajudaria muito ambas partes.
 
Quando o assunto é indústria, ainda bem que na Engenharia sou totalmente realizado dentro do empreendedorismo. Nunca senti a menor necessidade de correr atrás de mestrado, doc, pós-doc, etc. Esses títulos nunca fizeram e não fazem a menor diferença na minha vida profissional, até porque não tenho a menor vontade de dar aula em faculdade, muito menos ser funcionário público e sim tocar projetos na minha empresa, ter vida profissional livre, sem rabo preso com ninguém. Vez ou outra, a única coisa que me interessa é fazer uma pós-graduação curta lato sensu de "tiro curto" que dura entre 1 a no máximo 2 anos pra aumentar o número de minhas atribuições profissionais junto ao CREA.
 
Última edição:
Quando o assunto é indústria, ainda bem que na Engenharia sou totalmente realizado dentro do empreendedorismo. Nunca senti a menor necessidade de correr atrás de mestrado, doc, pós-doc, etc. Esses títulos nunca fizeram e não fazem a menor diferença na minha vida profissional, até porque não tenho a menor vontade de dar aula em faculdade, muito menos ser funcionário público e sim tocar projetos na minha empresa, ter vida profissional livre, sem rabo preso com ninguém. Vez ou outra, a única coisa que me interessa é fazer uma pós-graduação curta lato sensu de "tiro curto" que dura entre 1 a no máximo 2 anos pra aumentar o número de minhas atribuições profissionais junto ao CREA.
Eu acabei fazendo pós-graduação na área de Automação e Controle para aumentar minhas atribuições e pretendo fazer mais com o pensamento na mesma linha. Mestrado e Doutorado na área de Engenharia são muito voltados para a área acadêmica, algo que nunca me interessou também.
 

Pena que o país foi invadido e está em guerra, mas pras mulheres vinha sendo uma boa opção de país que dava oportunidade de crescimento na carreira científica.
 
Por incrível que pareça, nesse ponto o Brasil ta melhor que muito país dito de primeiro mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo