• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senhor dos Aneis, será modismo?

SolidusSnake

Usuário
Muitas pessoas ligadas à literatura brasileira e mundial dizem que o Senhor dos Aneis seria uma moda que depois de um tempo acabaria, como uma chuva de verão. Na minha opinião Senhor dos Aneis seria imortal na literatura e que devemos abrir novas formas de criticar esse livro, não usando os padrões arcaicos da nossa literatura, mas usando formas novas. Gostaria de saber a opinoão de vocês.
 
Senhor dos aneis: uma literatura escrita a mais ou menos 48 anos.. seria modismo¿ acho que naum.. pra que dizer isso¿
tem gente que naum aceita ver uma boa literatura ganhar posicao que ja começa a meter o pau.. eh muito ruim.. as pessoas naum conseguem ver que o senhor dos aneis esta ganhando de muitos livros como por exemplo os da literatura brasileira.. pra mim isso eh ciume..
e soh pq um livro comeca a ser lido por todos seria um modismo.. naum o senhor dos aneis.. harry potter ate que poderia ser considerado um modismo.. "ai, eu amo o harry potter.. ele eh taum fofo" .. falam isso sem nem ter lido o livro.. vaum no cinema e se julgam fã do cara sem nem ter lido os livros..
ja o senhor dos aneis eh bem diferente.. c for considerado um modismo, foi a moda mais bem feita ja vista em toda a historia da humanidade... 8-)
 
Deixa eu entender.... vc criou em Filme um tópcio relacionado a Obras.. e depois entropu com um outro usuário que tá na cara que é vc e respondeu ao próprio tópico como se fosse outra pessoa?

bizarre...
 
É... essa tem que entrar pra história mesmo... pena que a tecla DELETE do meu teclado não funciona pra apagar tópicos :mrgreen:
 
Knolex disse:
Deixa eu entender.... vc criou em Filme um tópcio relacionado a Obras.. e depois entropu com um outro usuário que tá na cara que é vc e respondeu ao próprio tópico como se fosse outra pessoa?

bizarre...

na verdade só dá pra ter certeza disso com os ip´s...mas que tá muito estranho isso tá...hehehe
anyway:

eu acho que não é modismo...dado o tempo que a literatura existe...mas se for em relãção ao cinema é óbvio que é modismo... todos os filmes são modismos... depois de um tempo tornam-se apenas lembranças...no máximo fontes de referência...

agora...se esse filme tornar-se um veículo pra que as pessoas leiam o livro (meu caso) então acho válido...
 
Modismo em sentido literário, é claro que não.

Entretanto aqueles que leram o livro devido ao filme foram vítimas do modismo proporcionado pelo filme.

Os verdadeiros amantes da obra interessam-se pelos temas, pelos
estudos, pelo universo tolkieniano. Eles a relêem constantemente, mantém-se informados sobre novos lançamentos relacionados a ela, e entretêm-se discutindo os diversos assuntos.

Conheço a obra há muito mais tempo do que o lançamento do filme, e sou fã desde sempre. Adoro a obra, já li quase tudo relacionado a ela que foi publicado no mundo, e não deixei que dificuldades como a diferença de língua me atrapalhasse. Por isso, me considero indiscutivelmente um grande fã.

Mas muitos, devido à febre do filme, vieram a ler o livro apenas em decorrência do próprio filme. Alguns, pelo filme, souberam do livro, o leram, gostaram e tornaram-se fãs. Esses eu respeito, e aprovo, pois eles vieram a conhecer uma grande obra literária, e se interessaram de verdade por ela.

Contudo a grande maioria dessas pessoas que souberam da obra por intermédio do longa-metragem, o leram por obrigação, por modismo, e em pouco tempo terão esquecido da obra e do filme, pois ele deixará de estar na "moda".

Os verdadeiros fãs, como eu e muitos aqui, entretanto, manterão seu amor pela obra, quer ela esteja sendo comentada em tudo quanto é lugar, quer não.
 
Tá..... eu tb achei que SolidSnake e SolidusSnake fossem a mesma pessoa.... mas os ips não conferem...


whatever....... já tem tópicos discutindo modismo..... vou procurar.....
 
Olha, não da para falar por todo mundo. Eu acho que assim que acabarem de fazer os filmes eh que vamos saber para quem foi modismo e para quem não foi.
 
liteeliniel disse:
Olha, não da para falar por todo mundo. Eu acho que assim que acabarem de fazer os filmes eh que vamos saber para quem foi modismo e para quem não foi.

Eu concordo. Na hora que frodo deixar de ser Elijah Wood.
 
Pelo que entendi, esse topico é pra discutir se é ou não um modismo do modo geral.

E se for isso mesmo, então a resposta obvia é não.

Dificil um modismo ultrapassar uma década...
 
O que vem acontecendo com Senhor dos Anéis de uns 3 anos pra cá é modismo sim. 90% das pessoas que estão lendo o livro e/ou acompanhando os filmes vão achar SdA algo legal daqui a alguns anos, mas não vão se aprofundar sobre o assunto. Logo, é um modismo...

Cabe aos 10% que vão continuar gostando como sempre, independente dos filmes, dar prosseguimento às discussões sobre a obra e evitar que SdA caia no esquecimento (o que eu acho muito difícil acontecer, aliás) :)
 
8O 8O DEVO CONCORDAR COM NOSSO AMIGO AI DE CIMA ...POIS SÓ DEPOIS DE UM TEMPO É QUE REALMENTE SABEREMOS QUE GOSTA DE SDA, NÃO SÓ POR MOMENTO, MAS PARA SEMPRE COMO UMA LITERATURA SIMPLISMENTE MÁGICA !!!
8-) DIGO POIS EU NUNCA TINHA OUVIDO FALA DE SDA ANTES DESTA MÍDIA TODA EM CIMA DO FILME COISA E TAL, MAS GOSTEI TANTO QUE POSSO DIZER QUE PARA MIM NÃO SERÁ SÓ UM MODISMO, ACHO QUE VAI VIRAR QUASE UMA FILOSOFIA DE VIDA HEHEHEHEHEHEHE!!! JÁ LI DUAS VEZES ESTE AN O SDA E ASSISTI O FILME MAIS DE DEZ E NÃO ME CANSO !!!!!! qUEM REALMENTE GOSTA,IRÁ GOSTAR PARA SEMPRE ASSIM COMO POR EXEMPLO OS FÃS DE STAR WARS. 8-)
:lol: QUEM GOSTA, GOSTA E PONTO FINAL !!!!!!! :lol:
 
Modismo

Com certeza SDA não é modismo. Coisas profundas não se acabam rápido. Harry Potter é ótimo mas é muito superficial, terá muitos fãs no futuro mas sem a mesma veneração de hoje.

Eu comecei a ler os livros por causa do filme. Mas no meio de A Sociedade, vi que o filme não me interessava mais e que bom mesmo é o livro.

Agora sou fã até a morte. :lily:

PS- Finalmente achei um jeito de usar essa maldita Lily.
 
A melhor coisa que essa filmagem de Sr. Dos Aneis trouxe foi a oportunidade de conhece-lo, e consequentemente ler os livros, se nao tivesse isso, dificilmente teria lido eles, os quais considero infinitamente melhor que o filme.

Sobre o modismo, o filme esta sendo sim e sera esquecido, nao que seja uma coisa ma, simplesmente pq eh pior em relacao ao livro

E o livro sempre continuara nas estantes e prateleiras, sempre criando novos fas
 
O filme é um modismo sim, porque depois do lançamento as pessoas se esquecem dele (menos os fãs ou os que curtem demais o filme) já o livro, pra mim, é um clássico inesquecível e se eles não consideram eu considero!
 
Modismo

Alex deLarge disse:
O filme é um modismo sim, porque depois do lançamento as pessoas se esquecem dele (menos os fãs ou os que curtem demais o filme) já o livro, pra mim, é um clássico inesquecível e se eles não consideram eu considero!
Se for pensar desse jeito,tudo é modismo.

Um filme não é modismo quando existem fãs que gostem dele e que continuem a gostar.
 
Modismo é, como já foi dito por muitos neste tópico, o fato de pessoas que começaram a gostar de SDA por causa do filme, e que irão esquecê-lo. Mas não acho que o filme só tenha trazido modistas. Trouxe (ñ sei c é assim q c escreve) muitas pessoas que não conheciam Tolkien e suas obras a este mundo incrível que foi criado por esse gênio da literatura. Muitas pessoas simplismente não tinham idéia de SDA, mas com o filme descobriram a maravilha que é. Eu, 2 anos antes de ficar sabendo do filme, lí pela primeira vez SDA. Adorei :grinlove: . Lí em 4 dias (é verdade). Lí silmarillion várias vezes, consulto toda hora, faço trbálhos para a escola sobre as influências de Tolkien, lí o Hobbit inúmeras vezes também, lí as cartas de Tolkien (todas), As aventuras de Tom Bombadil, Contos inacabados, Bibliographias... Afinal, lí praticamente tudo que existe sobre Tolkien Mas, se não fosse pela minha mãe (que tinha lido 30 anos antes), só teria descoberto a obra com o filme. E nem assim eu teria gostado menos ou me aprofundado menos no assunto. Acho que o filme trouxe muitos benefícios para nós, fãs de longa data, neste aspecto. Mais pessoas irão se aprofundar e mais pessoas começarão a estudar assuntos que por enquanto não estão esclarecidos. Mais informação irá surgir e nosso conhecimento de Tolkien irá crescer.

Bom, o que me motivou a escrever esse enorme post não foi eu querer mostrar o quanto eu me aprofundei, mas sim mostrar os benefícios que o filme trouxe. É claro que surgiram também modistas, mas quem liga? Acho que os futuros modistas deveriam começar a se aprofundar mais nas obras, para realmente perceber o quão fantástico foi Tolkien e também sua importância para a literatura inglesa.

Termino por aqui. Não costumo postar, já que eu realmente odeio escrever, mas gostaria que todos vissem meu ponto de vista.

bruncky


PS: Puxa, tava inspirado... 8O
 
P/ aquelas pessoas q só o acham importante enquanto o filme está passando,aí sim seria "modismo",mas,no meu caso e no de milhares de outras pessoas,o seu encanto será eterno. :lily:
 
eu acho q vai passar um pouco a faze sda, pq agora os filmes estao sendo lancados mas sempre existirao os fas q estao ai desde q a obra foi publicada...e q tb ja teve um outro momento de maior popularidade na epoca do movimento hippie...acho q os verdadeiros fa sempre continuarao a existir...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo