Modismo em sentido literário, é claro que não.
Entretanto aqueles que leram o livro devido ao filme foram vítimas do modismo proporcionado pelo filme.
Os verdadeiros amantes da obra interessam-se pelos temas, pelos
estudos, pelo universo tolkieniano. Eles a relêem constantemente, mantém-se informados sobre novos lançamentos relacionados a ela, e entretêm-se discutindo os diversos assuntos.
Conheço a obra há muito mais tempo do que o lançamento do filme, e sou fã desde sempre. Adoro a obra, já li quase tudo relacionado a ela que foi publicado no mundo, e não deixei que dificuldades como a diferença de língua me atrapalhasse. Por isso, me considero indiscutivelmente um grande fã.
Mas muitos, devido à febre do filme, vieram a ler o livro apenas em decorrência do próprio filme. Alguns, pelo filme, souberam do livro, o leram, gostaram e tornaram-se fãs. Esses eu respeito, e aprovo, pois eles vieram a conhecer uma grande obra literária, e se interessaram de verdade por ela.
Contudo a grande maioria dessas pessoas que souberam da obra por intermédio do longa-metragem, o leram por obrigação, por modismo, e em pouco tempo terão esquecido da obra e do filme, pois ele deixará de estar na "moda".
Os verdadeiros fãs, como eu e muitos aqui, entretanto, manterão seu amor pela obra, quer ela esteja sendo comentada em tudo quanto é lugar, quer não.