• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senhor dos Anéis - Jogo oficial de RPG - Ajudem-me a montar uma boa campanha

Victroo

Ranger
E ai Pessoal da Valinor
Velho aqui pos como muitos daqui sou um mestre e pretendo mais pra frente mestrar uma boa campanha no cenário da Terra-Média, mas não tenho tido boas ideias pra aventuras enredos , etc e talz, por isso proponho que outros mestres juntem-se a mim para todos juntos montarmos uma campanha no cenário da terra-média uzando o sistema oficial do jogo ( Sistema CODA).Quem nauw puder ajudar em regras ajude com o cenário e com a história.C fizermos Juntos a campanha poderá ser de proveito de todos
Eu tava pensando em passar a campanha no inicio da segunda era assim que os fiéis chegam a terra-média exilados de Númenor e tentei começar a pensar em algumas histórias mas tenho medo de mecher d mais com o cenário e fazer merda, então aceito sujestões.
Quem quise dar outras sugestões de épocas em que c passaria a campanha também é uma boa.
Vlww desde já
 
Gostei dessa idéia de começar na segunda era, no más releia os livros e garanto que vc não vai errar, uma modificaçãozinha aqui ali até faz bem, sai um pouco do enredo comum e pode até surpreender os jogadores, aproveita e não sei se vc já sabe mas no vsait valinor tem um livro de RPG com tudo que é necessário para fazer um jogo fidelissimo, pode baixar, me parece feito pelo pessoal daqui do valinor mesmo, muito bom.
 
Esse livro é um "suplemento" para jogar o SDA no sistema d20, não acho que seja necessário baixar se você já tem o livro básico do CODA. Quanto a mudar o cenário, não fica muito grilado, se se adequar à sua campanha deixa mudar, sempre tomando cuidado para manter o clima tolkeniano. Você é o mestre, você decide o que pode mudar ou não, o que você quer...
Para montar a campanha, decida-se por uma idéia ou um objetivo final, e desenvolva aventuras em torno dessa idéia ou para atingir esse objetivo.
 
O começo da Segunda Era é com o surgimento de Númenor, e não com sua queda. Fora isso estamos aqui sim pra ajudar com a história.:joinha:
 
Mal
Realmente errei qtu ao começo da segunda era, como disse ai em em cima ela começa com o surgimento de Númenor
Mas a ambientação que planejo eh qdu numenor cai e os fiéis chegam a terra média
 
eu estou me inteirando das regras... Aceito ajuda se alguem se propuser a me dar uns toques e tirar algumas duvidas.
Eu tenho alguns tópicos para esquematizar a minha campanha. Muitos deles serão jogados fora e muitos serão modificados.
Mas dentre os meus preferidos até agora foi colocar o grupo de PCs em uma missão em busca de um grande tesouro, bem "O Hobbit" mesmo. A partir daí se desenrolaria a trama. Pensei também na chegada de um novo "Senhor do Escuro", embora eu também não tenha descartado apenas seguidores de Sauron.
Talvez os Orcs remanescentes e/ou Uruk Hai estivessem se organizando a mando de um novo líder, que pretendesse se tornar um Senhor do Escuro. Algum feiticeiro caído ou algum Necromante.


Ideias... Ideias...
 
eu estou me inteirando das regras... Aceito ajuda se alguem se propuser a me dar uns toques e tirar algumas duvidas.
Eu tenho alguns tópicos para esquematizar a minha campanha. Muitos deles serão jogados fora e muitos serão modificados.
Mas dentre os meus preferidos até agora foi colocar o grupo de PCs em uma missão em busca de um grande tesouro, bem "O Hobbit" mesmo. A partir daí se desenrolaria a trama. Pensei também na chegada de um novo "Senhor do Escuro", embora eu também não tenha descartado apenas seguidores de Sauron.
Talvez os Orcs remanescentes e/ou Uruk Hai estivessem se organizando a mando de um novo líder, que pretendesse se tornar um Senhor do Escuro. Algum feiticeiro caído ou algum Necromante.


Ideias... Ideias...

Não precisa ser um novo senhor do escuro, tokien deicou várias brechas em suas obras e uma delas é sobre a Ungoliant, ele não afirnma claramente que ela morreu ele supoe que ela morreu por se comer, no entanto são só suposiçoes por isso, há a possibilidade de sua volta, ela poderia ta escondida em algum lugar ai comendo e crecendo cad vez mais e edssa vez ela decidiu comer todas as riquezas de arda e para isso ela escravuizou raças de todos os tipos que vc imaginar no mundo de SDA por medo e montou exércitos para assaltar todas as cidades e cidadelas em busca dos tesouros e seus habitantes para saciar sua fome daí vc desenrrola o resto, eu pessoalmente acho uma boa idéia afinal tokien não fal Ungoliante morreu por se devoirar, e sim Ungoliant pode ter morrido por ter se devorado, ou seja não sabe-se nem se ela morreu, alem do mais muitos balrogs fugiram na guerra da ira e se escoinderam nas profundezas, cavernas montanhas vc escolhe.
 
Bem, eu mestrei uma aventura que baixei na Net, a "Ruinas de Anumminas" para ambientar os jogadores com as regras e com a postura que eu como mestre ia tomar durante a narrativa.

Eu faço assim, as grandes cenas eu descrevo em detalhes, geralmente essas cenas é que dão 'liga' na história. Os combates também são detalhados que é aonde os jogadores mais se empolgam e felizmente consegui fazer com que eles tenham o interesse de descrever os movimentos ao invés de simplesmente dizer que iam usar a espada.
Nas semanas (geralmente jogamos um final de semana sim e outro não) de intervalo eu faço um resumo da sessão e ai sim conto detalhes da paisagem, das pessoas, pego as magias que foram utilizadas e crio invocações em élfico consultando os dicionarios...
E estimulo cada jogador a fazer um resumo com os fatos que dizem respeito ao personagem dele. De forma que é nesse ponto que os jogadores se soltam e surgem poesias e a campanha fica bem rica de detalhes... Recompenso com pontos de experiência.

A campanha de Anumminas terminou e o resumo está sendo finalizado e depois vou postar aqui no fórum, já falei com o SkyWalker e ele autorizou...

Quanto ao assunto do tópico própriamente dito, eu gosto muito de pegar histórias prontas e adaptalas para o grupo.
Por exemplo, eu peguei aquela história proposta no suplemento que acompanha a divisória do mestre e modifiquei de forma que o guardião em questão é na verdade o pai de um dos jogadores, que joga com um guerreiro mas que tem pretensão de se tornar guardião quando tiver os requisitos... Dai a campanha ficou bem pesada no momento em que o personagem chega em casa e encontra a familia morta...
(acho que dei detalhe demais e teve jogadora ficando sensibilizada)...
Infelizmente esse personagem morreu quando encontrou o pai no acampamento dos orcs, foi na direção do pai achando que ele estava em perigo e tomou uma flechada... Como consegui um acerto critico fenomenal e pela tabela que uso a flechada atingiu a cabeça eu considerei o personagem morto, uma vez que eles estão a dias de viagem de Valfenda e ele era o único com conhecimentos de cura.

Como ele tinha declarado em prelúdio que tinha ainda dois irmãos além das irmãs que morreram com a mãe eu permiti que ele jogasse com um dos irmãos, assim não vou perder o clima de ódio que os jogadores estão... hehehe

Enfim, isso tudo para dizer que acho que pegar alguma história pronta e fazer alterações para se adequar ao estilo de jogo do seu grupo é melhor do que fazer tudo do zero...
A não ser que você não trabalhe e tenha tempo de sobra para dedicar a isso...
 
Eu costumo fazer MUITO isso em D&D, mas estou tendo MUITA dificuldade em achar material de CODA na net. Num achei nenhum site especializado em português, e o site oficial da Decypher é bem fedorento... Vc me indica algum site com material? Pode ser em ingles mesmo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo