1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Senhor dos Anéis e Beowulf

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Marendûr, 9 Mar 2005.

  1. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Quando Bilbo rouba uma taça no tesouro de Smaug, será que Tolkien conduzia uma intertextualidade com o roubo da taça em Beowulf?
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    É bem provável que Tolkien tenha sim se inspirado em tal passagem de Beowulf. Mas nunca li nada que confirme com toda certeza isso.
     
  3. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Se analizarmos bem, até que é uma possibilidade...
    Vou pesquizar mais sobre o assunto para saber se é verdade ou apenas fruto da imaginação e interpretação :lol: hehehe...
     
  4. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Achei!!!
    Aqui mesmo na Valinor, no link "As Cartas De Tolkien" o mestre responde a essa pergunta!
    Em uma carta do diretor do "The Observer" ao mestre, ele pergunta a Tolkien, se o roubo da taça tem algo a ver com Beowulf... em sua resposta, Tokien diz que Beowulf está entre suas principais fontes de referência para escrever seus livros.
    Diz também que se foi uma coincidência inconsiente, pode até ser, mas que não foi algo premeditado por ele...
    Quem duvida pode ver com os seus próprios olhos lá no link, eu sei que Tolkien é famoso e admirado por não fazer alegorias em seus escritos, mas todos nós sabemos que tudo o que alguém cria é, em seu íntimo, alegoria de suas experiências e sentimentos!
    Fico feliz em saber que até o Mestre Tolkien era profundamente influênciado por algo, porque hoje, muitos são os influênciados por ele!
    Até!!!
    :mrgreen:
     

Compartilhar