• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

+ Senhor dos Anéis D20

Dmitri

Ahroun Wendigo
Atualmente baixei o SdA D20 aqui da Valinor e o considerei mt bom. Só queria saber se os autores já atualizaram com classes de prestígio adicionais ou outro material. Vlw!:cerva:
 
Na verdade ainda não. Existe a intenção de se fazer mais livros (um com os personagens principais da Terceira Era, um sobre Númenor e a Segunda Era, outro sobre Beleriand e a Primeira Era), mas as vicissitudes da vida acabam empurrando esses projetos para trás e para trás...
 
Ok. Na verdade eu mestro na Terra-Média a algum tempo e sempre tive que me virar com adaptações próprias. Então sempre procuro uma fonte de comparação para buscar um material mais fiel ao cenário.

Ah e esses projetos na gaveta realmente merecem ser desenvolvidos, mesmo com todo o trabalho que eles com certeza darão... Desde já os espero e torço pelo sucesso dos mesmos! Até mais!
 
Sky acho que inicialmente poderíamos pelo menos lançar todas as fichas dos personagens da terceira era. Lembro que a algum tempo atrás de passei um esboço do que achava que deveria ser, sera que vc ainda tem isso? No meu pc vai ser difícil encontrar. Mantém contato, pelo menos pra terminar essas fichas meu tempo da, pra fazer os outros livros ainda não me arriscaria.
 
KADU disse:
Sky acho que inicialmente poderíamos pelo menos lançar todas as fichas dos personagens da terceira era. Lembro que a algum tempo atrás de passei um esboço do que achava que deveria ser, sera que vc ainda tem isso? No meu pc vai ser difícil encontrar. Mantém contato, pelo menos pra terminar essas fichas meu tempo da, pra fazer os outros livros ainda não me arriscaria.

Não me levem a mal mas gostaria de dar algumas sugestões...

1) Que tal desenvolver mais algumas prestige classes? Acho que elas darão menos trabalho que trocentas fichas de NPCs e com certeza são de mais utilidade para uma campanha não acham? Alguns exemplos interessantes seriam Mago, Arquidruida, Cavaleiro de Dol Amroth, Campeão Terrapardense, Herói Anão, Batedor de Ithilien, Sentinela Galadhrin, Carroceiro Oriental, e o improvável mas não impossível Hobbit Condestável. Sei que esses são conceitos básicos e diretamente inspirados no material da Decipher mas com certeza funcionariam com uma roupagem nova, nomes trocados, algo do gênero.

2) E pq terem sido completamente omitidos os famosos bardos e menestréis da Terra-Média? Se eles já estariam inclusos em um dos 4 tipos de conjuradores, seria o Sábio? Uma sugestão seria reformular a classe básica do bardo (como vcs próprios indicaram com o ranger), eliminando sua capacidade de conjuração mas incorporando habilidades mágicas de classe baseadas em música e canto. Isso se aproximaria do Bardo no saudoso MERP.

Vlw e até mais!
 
Cara, acho difícil aparecerem novas prestiges pra Terceira Era. Eu também pensava assim, que quanto mais prestiges melhor, que tudo mereceria uma prestige, etc. Mas hoje eu mudei. As prestige classes têm que demonstrar exatamente isso: prestígio. Não é pra qualquer um ter uma, só pra ganhar combos melhores de poderes. Pras outras eras é bem provável que apareçam novas prestiges. Mas pra terceira não.

Sobre o bardo: considerando que a magia na Terra média é conjurada através de canções, pode-se considerar que todas as classes conjuradoras têm um pouco do bardo.

Ah, e eu não sinto nenhuma falta de nada do MERP.
 
Eu pensei em fazer uma varredura pelos livros de D&D e colocar quais classes de prestígio podem ser usadas na terra média com nenhuma, ou muito poucas alterações. Depois amadureço a idéia.
 
Skywalker disse:
Cara, acho difícil aparecerem novas prestiges pra Terceira Era. Eu também pensava assim, que quanto mais prestiges melhor, que tudo mereceria uma prestige, etc. Mas hoje eu mudei. As prestige classes têm que demonstrar exatamente isso: prestígio. Não é pra qualquer um ter uma, só pra ganhar combos melhores de poderes. Pras outras eras é bem provável que apareçam novas prestiges. Mas pra terceira não.

Sobre o bardo: considerando que a magia na Terra média é conjurada através de canções, pode-se considerar que todas as classes conjuradoras têm um pouco do bardo.

Ah, e eu não sinto nenhuma falta de nada do MERP.


A intenção de se criar novas classes de prestígio não é de acumular combos e apelações, mas sim enriquecer um pouco mais o cenário. E o fato de existir mts classes de prestígio em nenhum momento as tornará vulgares ou simplórias. Ah e pq TE não? As classes do livro são apenas as mais comuns e mais básicas.

Quanto ao bardo, discordo. Na minha opinião, nenhum dos conjuradores do livro representa o papel de um verdadeiro menestrel apenas pelo fato de se precisar invocar palavras para conjurar seus encantos. Não me lembro de Gandalf cantar para lançar qualquer uma de suas magias...
 
Não é questão de enriquecer o cenário. Longe disso. Nem é por causa dos combos e das apelações. É pela banalização da coisa mesmo. Chega uma hora em que todo orc da Terra média vai ter um ataque especial, ou todo elfo de Lothlórien vai ter + sei lá quanto em spot por causa de prestige classes.. e isso tira a graça da coisa.

Quanto ao Bardo: não tem porque ter. Até porque não lembro de ninguém usando nenhuma das habilidades bárdicas no legendarium... e elfos cantam pra lançar magias.
 
Fala Pessoal!

Estou querendo muito baixar o SdA D20, mas os downloads do site estão desabilitados. Alguém sabe alguma outra forma de eu adquirir o material?

Agradeço a atenção.
 
Nossa!

Ele foi baixado daquele site 6681 vezes e recebeu nota média de 9,3! 8-O

Ah, só pra constar: a versão que tem ali é a antiga, antes da mega revisão que eu e o Kadu fizemos.
 
Só para lembrar ao pessoal que está pedindo Classes de Prestígio e Bardos para a Terra-Média: é perigoso aproximar o universo de D&D com Arda. D&D é cinematográfico e comercial (como não poderia deixar de ser). O que significa que os responsáveis sempre inventarão coisas "novas", tiradas da cartola mesmo, uma vez que o objetivo é agradar o maior número possível de jogadres e mestres, e vender. Mesmo que comprometa a verossimilhança interna dos cenários de D&D.

A Terra-Média é um cenário estático, "morto", no sentido de que foi criado a artir da mente de uma única pessoa. Como este faleceu, nunca teremos atualizações "oficiais" do cenário.

As classes de D&D são um modelo para os cenários de D&D, e não para todos. Para o meu mundo, por exemplo, a maioria das classes de D&D não se aplicam. Seria melhor usar as classes genéricas do Unearthed Arcana para todos os cenários, tendo as classes de prestígio como variantes. Mas essa é a minha opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo