Tecumseh
Andarilho
Quem jogou B4ME II pode constatar duas coisas:
1) É um jogo com gráficos excelentes, boa jogabilidade e com um belo pano de fundo de "Senhor dos Anéis".
2) Estupraram a história de "Senhor dos Anéis".
Peguei pesado, é verdade. "Estupraram" é um pouco demais para o que fizeram em vários aspectos do jogo, mas não está longe disso.
A EA Games retratou fielmente tudo que foi possível, como Mithlond, Minas Tirith e Minas Morgul, mas naquilo que não foi possível ser fiel ao livro, por causa da falta de detalhes deixados por Tolkien ou pura e simples dificuldade, a coisa foi bem diferente.
Não quero criticar os programadores do jogo ou dos artistas que ajudaram no seu desenvolvimento por não terem seguido à risca os livros, por que nem sempre é possível (veja qualquer filme baseado em algum romance que você leu), e por que fizeram um excelente trabalho mesmo assim. O que eu quero é discutir os erros cometidos no desenvolvimento das facções e o que deveria ter sido feito.
Aqui vai:
Goblins:
- Dividiram os goblins como uma raça ou sub-raça dos orcs. Pelo que sei, "orc" e "goblin" em SdA são apenas nomes diferentes para a mesma coisa;
- As aranhas de Mirkwood e Laracna se tornaram aliadas dos Goblins (e até se tornaram montaria para eles!). Elas nunca fariam isso, por que não são servas diretas de Sauron (indiretas talvez);
- Dragões nos exércitos goblin. Na época da Guerra do Anel, eles estavam praticamente extintos, e os poucos sobreviventes se escondiam e evitavam conflitos onde pudessem morrer (mas não deixavam uma chance de pilhar uma vila indefesa passar). Além disso, nenhum dragão conhecido servia Sauron. Talvez respeitassem-no por ser o antigo Segundo em Comando de Morgoth, mas isto é tudo;
- Inventaram os Gigantes da Montanha (Mountain Giants). Eu adoro a idéia deles, gosto de pensar neles como versões ampliadas dos Trolls, mas eles infelizmente não existem oficialmente no Universo de SdA;
Elfos:
- Árvores Mallorn são as "fazendas" dos elfos (geram recursos). Não curto muito esta idéia, e acho improvável que Tolkien pensasse que pudessem ser;
- Criar as unidades com base nos locais da Terra Média: Lanceiros de Valfenda (Rivendell Lancers), Arqueiros de Lórien (Lorien Archers), Vigilantes de Mithlond (Mithlond Sentries), Arqueiros de Mirkwood (Mirkwood Archers). Dá a impressão de que todos estes locais são apenas cidades de uma grande nação unificada por um único rei. Não é bem assim;
- Muita árvore. Uma base élfica é praticamente uma floresta. Enche o saco;
Anões:
- Homens de Dale (acho que é Valle em português, mas não tenho certeza) como arqueiros dos anões. Não são todos os anões que moram em Erebor;
- Catapulta das Colinas de Ferro (Iron Hills Catapult). Os anões das Colinas de Ferro só entraram em contato com o Oeste na Quarta Era;
Isengard:
- Sharku e Saruman são a mesma pessoa, e não duas pessoas diferentes. Vamos dar um desconto desta vez por que a facção de Isengard não tem hérois de chega, mas ainda enche o saco;
Bem, com certeza tem mais erros do que isto, mas não consigo me lembrar no momento. Mais uma vez, gostaria de dizer que não quero criticar o jogo por criticar, mas para que da próxima vez (Battle for Middle Earth III) eles não ocorram (não que a EA leia meus posts em um fórum em português, mas a idéia fica).
Alguma outra coisa para apontar?
1) É um jogo com gráficos excelentes, boa jogabilidade e com um belo pano de fundo de "Senhor dos Anéis".
2) Estupraram a história de "Senhor dos Anéis".
Peguei pesado, é verdade. "Estupraram" é um pouco demais para o que fizeram em vários aspectos do jogo, mas não está longe disso.
A EA Games retratou fielmente tudo que foi possível, como Mithlond, Minas Tirith e Minas Morgul, mas naquilo que não foi possível ser fiel ao livro, por causa da falta de detalhes deixados por Tolkien ou pura e simples dificuldade, a coisa foi bem diferente.
Não quero criticar os programadores do jogo ou dos artistas que ajudaram no seu desenvolvimento por não terem seguido à risca os livros, por que nem sempre é possível (veja qualquer filme baseado em algum romance que você leu), e por que fizeram um excelente trabalho mesmo assim. O que eu quero é discutir os erros cometidos no desenvolvimento das facções e o que deveria ter sido feito.
Aqui vai:
Goblins:
- Dividiram os goblins como uma raça ou sub-raça dos orcs. Pelo que sei, "orc" e "goblin" em SdA são apenas nomes diferentes para a mesma coisa;
- As aranhas de Mirkwood e Laracna se tornaram aliadas dos Goblins (e até se tornaram montaria para eles!). Elas nunca fariam isso, por que não são servas diretas de Sauron (indiretas talvez);
- Dragões nos exércitos goblin. Na época da Guerra do Anel, eles estavam praticamente extintos, e os poucos sobreviventes se escondiam e evitavam conflitos onde pudessem morrer (mas não deixavam uma chance de pilhar uma vila indefesa passar). Além disso, nenhum dragão conhecido servia Sauron. Talvez respeitassem-no por ser o antigo Segundo em Comando de Morgoth, mas isto é tudo;
- Inventaram os Gigantes da Montanha (Mountain Giants). Eu adoro a idéia deles, gosto de pensar neles como versões ampliadas dos Trolls, mas eles infelizmente não existem oficialmente no Universo de SdA;
Elfos:
- Árvores Mallorn são as "fazendas" dos elfos (geram recursos). Não curto muito esta idéia, e acho improvável que Tolkien pensasse que pudessem ser;
- Criar as unidades com base nos locais da Terra Média: Lanceiros de Valfenda (Rivendell Lancers), Arqueiros de Lórien (Lorien Archers), Vigilantes de Mithlond (Mithlond Sentries), Arqueiros de Mirkwood (Mirkwood Archers). Dá a impressão de que todos estes locais são apenas cidades de uma grande nação unificada por um único rei. Não é bem assim;
- Muita árvore. Uma base élfica é praticamente uma floresta. Enche o saco;
Anões:
- Homens de Dale (acho que é Valle em português, mas não tenho certeza) como arqueiros dos anões. Não são todos os anões que moram em Erebor;
- Catapulta das Colinas de Ferro (Iron Hills Catapult). Os anões das Colinas de Ferro só entraram em contato com o Oeste na Quarta Era;
Isengard:
- Sharku e Saruman são a mesma pessoa, e não duas pessoas diferentes. Vamos dar um desconto desta vez por que a facção de Isengard não tem hérois de chega, mas ainda enche o saco;
Bem, com certeza tem mais erros do que isto, mas não consigo me lembrar no momento. Mais uma vez, gostaria de dizer que não quero criticar o jogo por criticar, mas para que da próxima vez (Battle for Middle Earth III) eles não ocorram (não que a EA leia meus posts em um fórum em português, mas a idéia fica).
Alguma outra coisa para apontar?