1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sendas dos Mortos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por NightRaven, 1 Jan 2004.

  1. NightRaven

    NightRaven Banned

    Como Isildur amaldiçoou o pessoal que formou o exercito dos mortos? ele teve a ajuda da Pedra ou a lingua dele é que é afiada?? Fica meio sem sentido, pq se não qualquer um pode amaldiçoar!! :roll:
     
  2. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eu falei isso em outro topico...
    Isildur eh a lingua mais afiada de todas as eras.

    Na terra dele ele era conhecido como Isildur O Boca Maldita !!!
     
  3. realmente esse tópico aflorou ainda mais minha dúvida, como ele poderia exercer essa maldição se ele era homem???? :|
     
  4. Gary

    Gary ~ Renan®

    Eu discordo.... Acho que foi mais uma coisa simbolica... Ele era o Rei supremo entre os homens... Foi meio que alguma coisa pra mostrar o poder dele, e tb pra mostrar que os Reis sao poderosos e dar uma "ênfase" pro Aragorn...

    Se falei bobagem... Sorry
     
  5. 1lus1on

    1lus1on Usuário

    Bom... isso é meio inexplicável né ? vai ver está no sangue... no fato dele ser o Rei dos homens e, por conseqüencia, ser o Rei daqueles que foram amaldiçoados...
     
  6. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Isildur não era nascido na Terra-Media e sim em Numenor e nele ainda havia a graça dos Valar portanto podemos dizer que ele serviu de instrumento dos Valar nessa maldição, tudo isso para que seu descendente Aragorn possa salvar os poucos desendentes da raça de Numenor de uma destruição certa.
     
  7. Solum

    Solum Usuário

    realmente essa tua resposta é a que mais faz sentido
     
  8. kilson:

    Vc acha isso ou leu em algum lugar?

    Tipo, o Aragorn libertou o povo simplesmente pq ele era herdeiro de Isildur, pois Aragorn nasceu na TM, correto?

    ate mais...
     
  9. Irmo

    Irmo Usuário

    Isildur nasceu em Númenor? naun lembro direito...
    Mas mesmo q tivesse, isso naun tem nada haver com ele ser instrumento dos Valar para amaldiçoar un povo... a masldição aconteceu porque a palavra tinha muito poder, principalmente a de um Rei... mas qualquer um podia lançar maldições... :wink:


    Aragorn nasceu na TM sim!
    Aragorn conseguiu convencer o povo de ajudá-lo pq era herdeiro de Isildur, herdeiro do trono de Gondor... e ele libertou-os pq essa era a maldição de Isildur, que o povo só seria libertado depois de cumprir sua promessa feita no passado, a promessa foi q eles ajudariam na guerra mas naun foram...
     
  10. Uma pergunta BEM INTRIGANTE:

    O que havia atrás daquela porta dentro das Sendas,a porta onde havia,no chão, uma pessoa morta(é claro) com a mão como querendo abri-la!Tolkien nunca revelou o que tinha atrás daquela passagem secreta,qual a função e por que tinha alguém querendo entrar nela...
     
  11. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Isildur amaldiçoou os renegados pq eles falharam com uma promessa ao rei, e com isso "abriram uma porta" para a maldição.
    Os reis de Tolkien eram realmente pessoas "sagradas", e a palavra dada e quebrada voltava contra o perjuro.
    Vide o momento em que Gollum jura pelo anel e Frodo avisa que o anel vai força-lo a cumprir o juramento, e olha que Frodo nem rei não era:)
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Realmente Isildur não tinha como amaldiçoar uma ninguém que fosse, muito menos uma nação daquela forma. Ele era um homem de Númenor, mas ainda era um homem, como somos aqui nós todos.

    Eu ia dizer para vocês próprios chegarem a uma conclusão sobre isso, mas o Kilson mandou bem já. :D
    Só não sei se os Valar têm autoridade para comandar assim a vida de tantas pessoas na Terra-Média. Talvez tenham, já que é Manwë o Vice-Rei em Arda. Em todo caso, o próprio Ilúvatar poderia ter falado através de Isildur, e punido aqueles homens por não cumprirem seu juramento de fidelidade ao Oeste.
     
  13. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Então... estou com Maglor... de todas as explicações a única aceitável é que Iluvatar abençoou a maldição de Isildur e a fez cumprir... nem mesmo os Valar eram capazes de mudar o destino dos homens sem a permissão de Iluvatar.

    Veja... no caso dos meio-elfos os Valar não agiram mudando o destino deles... apenas como não podiam decidir se eles eram elfos ou homens, deram a eles a escolha.

    Tolkien diz, acho q na carta 153... vou procurar depois... que os Valar eram como juizes... não cabiam a eles fazerem as regras, mas eles eram quem julgavam casos onde a regra não cobria totalmente, como neste caso dos meio-elfos. As regras, bem como as excessões, apenas com permissão de Iluvatar.

    Por isso, creio eu, q a maldição de Isildur foi ratificada por Eru
     
  14. NightRaven

    NightRaven Banned

    Faz sentido agora...mas a pedra de Numenor num tem nada a ver? que eu me lembro tinha uma pedra no caminho(la perto das sendas)... mas esqueci o nome!
     
  15. Irmo

    Irmo Usuário

    Não creio que os Valar, e muito menos Eru fossem abençoar Isildur, principalmente por não ter destruído o Anel... só acho que ele os amaldiçoou com suas palavras, pois palavras tinha poder... :wink:
     
  16. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Na epoca que foi lançada a maldiçao, Isildur ja estava com o anel ??
     
  17. é a explicação que as palavras tme poder é mais conveniente...pois esse negócio que ele fi usado pra amaldiçoar por meio de alguem e talz... fico com a questão em que é dito que a palavra do rei tinha poder suficiente pra lançar maldições!
     
  18. Snakeson

    Snakeson Usuário

    Creio que certos poderes eram delegados a certos homens. Isildur era um rei, seus dons naturais por pertencer a uma raça nobre como os numenorianos eram muito mais que apenas longevidade e capacidade de liderança.
     
  19. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    O povo que estava amaldiçoado, só poderia ser libertado por aquele que fosse o Rei de Arnor e Gondor ou seja O Rei dos Homens, Aragorn chamou para si esse titulo que era seu por direito, quando apresentou a espada um dos simbolos de sua realeza isso fica claro por que quando ele chega em Gondor, o povo ja se refere a ele com Re.
    Quanto a maldição de Isildur, me parece bastante claro que ele teve a graça dos Valar e por sua vez de Iluvatar. 8-)
     
  20. Não me lembro se o Isildur estava com o Anel qndo ele amaldiçoou o povo... ele estava???
    Eu acho q os juramentos valiam mto na TM, mas tbm acho q Isildur tinha mto mais dons do q liderança e longevidade...
     

Compartilhar