• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senador Discursa Contra Empresa Fictícia

Anna Cwen

Ourificada
G1 disse:
Ao defender seu estado de origem, o Amazonas, o senador Arthur Virgílio (PSDB) confundiu um jogo com a realidade e foi protagonista de uma gafe no plenário do Senado. Em meio a um discurso na terça-feira (27), ele afirmou aos demais senadores que tinha uma notícia, "da maior gravidade", para levar ao conhecimento da Casa.

"Ela (a notícia) está no site da Agência Amazônia, sob o título 'Laboratório americano propõe privatizar a Amazônia': A Amazônia está mesmo à venda. Em um vídeo de um minuto e 25 segundos, postado em seu site, a empresa norte-americana Arkhos Biotech está convocando as pessoas do mundo inteiro a investir para transformar a Floresta Amazônica em um santuário de preservação sob o controle privado", disse (clique para ver matéria da Agência Senado sobre o discurso).

Virgílio considerou como uma "ofensa" ao país e convidou a empresa para uma reunião na subcomissão da Amazônia.

O que o senador Arthur Virgílio não sabia, e nem a agência de notícias pela qual ele se informou, é que a empresa Arkhos Biotech é fictícia e faz parte de um jogo patrocinado pelo Guaraná Antarctica.

De fato, o site da empresa é bem elaborado e apresenta histórico da empresa, produtos fabricados. A Arkhos Biotech se apresenta como uma das maiores fabricantes do mundo de ativos vegetais para a indústria cosmética e farmacêutica, atuante no mercado desde 1965, com sede em Itacoatiara (AM).

Na parte de imprensa, um release "Arkhos Biotech defende a Amazônia para todos" e um vídeo em inglês defende a privatização para que a floresta seja preservada.

Consultada pelo G1, a assessoria do Guaraná Antarctica pondera que logo na página principal da Arkhos Biotech faz-se menção ao site Zona Incerta, que concentra as principais informações do jogo.


O site da empresa fictícia diz "A Arkhos Biotech vem à público esclarecer que não possui qualquer envolvimento com o biólogo Miro Bittencourt, indivíduo que utiliza seu website www.zonaincerta.com para acusar a empresa de crimes que jamais ocorreram. O indivíduo em questão procura desviar atenção de seu desaparecimento suspeito e de seu envolvimento ainda não esclarecido no roubo de um segredo industrial. A Arkhos Biotech se opõe à conduta de detratores que não podem provar suas acusações e espera que seus investidores saibam diferenciar fatos de ficção."


O jogo
Os internautas precisam ajudar Gastão Bittencourt a esclarecer as circunstâncias do desaparecimento de seu irmão Miro Bittencourt, funcionário da Antarctica que tem informações sobre a fórmula do Guaraná Antarctica, e o roubo de documentos que levariam à fórmula.

Os documentos teriam sido roubados por pessoas ligadas à Arkhos Biotech. No site do jogo, aparecem diversos sites que podem ser consultados sobre a brincadeira: um blog da ex-noiva de Miro, um site de uma entidade de defesa ambiental que é contra a Arkhos Biotech, entre outros.



Patrocinador
A Antarctica divulgou uma nota sobre o episódio. "O Guaraná Antarctica aderiu a uma ferramenta de marketing inovadora e diferenciada, o ainda pouco explorado "alternate
reality games" (ARGs), jogo que convida os consumidores da marca a desvendar um mistério. A ação gira em torno da fórmula secreta do Guaraná Antarctica. A personagem vilã do jogo é a Arkhos Biotech, uma empresa que declara a intenção de transformar a Amazônia numa reserva sob controle privado. A história é fictícia, mas espelha uma preocupação real do Guaraná Antarctica em relação à preservação da Amazônia, região de origem do fruto do guaraná. Essa é uma ação pioneira no Brasil, realizada em parceria com a Editora Abril", diz a nota.

Orkut
No Orkut, os integrantes da comunidade "Desvendando Zona Incerta" fizeram piadas em razão das gafes do senador e da agência de notícias. Foi criado um fórum sobre isso.

"A pessoa lê, não se intera sobre a veracidade das coisas, veja o que dá!!!", escreveu um participante.

"Já chegou na Câmara, e ninguém se deu ao trabalho de conferir que a ARKHOS BIOTECH não existe! Se existisse, por que teria um site em português e não teria em inglês?", disse outro.

Senador
Procurado pelo G1, o senador Arthur Virgílio informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ele viu a denúncia na agência de notícias e, como era "muito grave", decidiu tratar do tema em plenário porque não teve tempo de checar a informação. Disse que cumpriu seu dever de defender a Amazônia e que, embora a situação não fosse verdadeira, "tem muita gente que defende a privatização da Floresta Amazônica".

link pra matéria: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL16083-5601,00.html

:rofl: deprimente... eu já assiti muita TV Senado (meu avô tinha isso como passatempo) e sempre achei o Arthur Virgilio uma pessoa com pouco sneso de ridículo, mas isso passou dos limites...
 
Vocês falam como se essas coisas só acontecesse por aqui :roll:

Eu sabia que você ia dizer isso.
Claro que não acontece só aqui.
Mas esse argumento é igual aquele: ahh, violência tem em todod lugar!
 
Isso se chama paranóia e teoria infundada de conspiração.

Há sim iniciativa para se explorar e privatizar partes da amazônia, mas isso não é justificativa para não analizar com calma qualquer evidência. Baita gafe!
 
Vocês falam como se essas coisas só acontecesse por aqui :roll:

Pois é.

BTW, o Arthur Virgilio é um dos caras mais respeitados no senado, ele sempre tem bom senso. Não se lembram do caso quando a Sheris Slhessarenko estava presidindo a casa e ele botou ordem falando sobre a cara de muxoxo dela? Tipo, o cara manda bem.

Enfim, esse é o tipo de coisa que só os acessores fazem. Com certeza vai rodar uns 3. :blah:
 
Pois é.

BTW, o Arthur Virgilio é um dos caras mais respeitados no senado, ele sempre tem bom senso. Não se lembram do caso quando a Sheris Slhessarenko estava presidindo a casa e ele botou ordem falando sobre a cara de muxoxo dela? Tipo, o cara manda bem.

Enfim, esse é o tipo de coisa que só os acessores fazem. Com certeza vai rodar uns 3. :blah:

Que foi má acessoria, não restam dúvidas. Mas ainda assim, é importante que ele leve o demérito pela gafe. Porque, senão, eu vou poder dizer que o que ele faz de bom tb é crédito da acessoria, e apenas dela.

E vc me desculpa, TT1, mas eu não acho ele um cara de muito bom senso, não. Eu não acho ele anti-ético, ladrão nem nada, mas acho que ele gosta demais de uma câmera, acho que os discursos dele em geral são muitíssimo mal redigidos, acho que ele costuma escolher uns temas péssimos - embora concorde que tem capacidade de discutir bons temas em alto nível quando eles são propostos pelos colegas senadores. E, é claro, discordo da visão de Brasil que ele tem.
 
Não estou aqui para argumentar.

E corrigindo o TT1, os empresários não comem criancinhas. Só exploram seu trabalho e as matam de fome.
 
Não estou aqui para argumentar.

E corrigindo o TT1, os empresários não comem criancinhas. Só exploram seu trabalho e as matam de fome.

É verdade. Quem come criancinhas são so comunistas. Fallen, nem chegue perto lá de casa.

Quanto a esta notícia, vejam essa aqui:

Sexta, 30 de março de 2007, 14h27
Após "mico", senador é chamado para comercial
Elaine Lina
Direto de Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), cometeu uma gafe no Plenário e apesar do deslize acabou recebendo um convite para participar de uma campanha publicitária. Na terça-feira passada, o senador criticou uma empresa que não existe por supostamente querer passar a Amazônia ao controle privado. Esta empresa, chamada Arkhos Biotech, na verdade é parte de um jogo virtual criado pela Guaraná Antarctica.

Hoje, em discurso no Plenário, o senador se desculpou aos colegas de Parlamento: "quero me referir aqui a um mico que paguei - e eu devo registrar isso com bom humor - eu fui alertado ontem que era tudo parte de um jogo virtual".

O senador divulgou em nota oficial o convite recebido pela Ambev, proprietária da Guaraná Antarctica, para participar da segunda fase da campanha de marketing da empresa. O senador disse que recebeu um telefonema do diretor da AMBEV, Milton Seligman, que lhe explicou o sentido da campanha. Na nota consta uma declaração dele explicando a gafe: "Eu mencionei esse episódio, com indignação, até porque, depois que vi que era uma brincadeira de lançamento de um produto (Guaraná Antartica), enfim, e que tem a boa intenção". .

A campanha da qual o senador aceitou participar tem duas fases. Nessa primeira parte, com o vídeo, a suposta empresa lança a idéia da venda da Amazônia. Na segunda parte, virá a defesa da região, quando o senador participará dessa outra parte.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1518714-EI5030,00.html
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo