1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Senado estuda abolir “ç”, “ch” e “ss”

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elring, 21 Ago 2014.

1. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

2. Falta do que fazer, hein.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Deriel

Deriel Administrador

Não é algo incomum.

Francês, Inglês, Alemão, Holandês, Indonésio, Russo, Polonês e uma série de outras línguas passaram/passam por reformas ortográficas regularmente, mas também com bastante repercussão.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Elfo de Lothlórien

Elfo de Lothlórien Seek and find what lingers deep inside

O problema é esse: ter o que fazer eles têm, o problema é FAZER.

• Ótimo Ótimo x 1
  5. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Eis uma perspectiva que me soa de forma tão produtiva quanto me apertarem as bolas na porta.

6. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

• Gostei! Gostei! x 6
    • Ótimo Ótimo x 3
  7. Grimnir

Grimnir Usuário

Reformar não é absurdo, deriel, a questão é qual a lógica da simplificação. Sabemos que outros países simplificaram, mas sabemos como foi?

8. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Em outros tempos isso já foi feito ainda que de forma não tão radical, tanto que não escrevemos mais Telephone, Pharmácia, Adopção, óptimo, adopção, etc.

Antigamente até a primeira metade do século XX era mais fácil implantar mudanças na grafia porque até então a maioria da população brasileira morava na zona rural e poucos sabiam ler e escrever. Qualquer mudança brusca que fosse imposta naqueles tempos impactaria na vida de uma minoria e não da maioria que até então sendo analfabeta permanecia totalmente indiferente a isso. Até levamos vantagem sobre Portugal que ainda usa o "p" mudo ainda em muitas palavras.

Agora quando se tem uma população bem mais alfabetizada acho absolutamente normal haver uma resistência, pois é a maioria que está acostumada a ler e escrever sempre do mesmo jeito.

E eu que imaginava que ia haver uma acelerada no processo de aportuguesamento da enorme quantidade de palavras e termos estrangeiros que entraram em nosso idioma (e sinceramente acho mais interessante trabalhar em cima disso) e essa comissão chega com isso?

Última edição: 21 Ago 2014
  9. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

É doloroso quando esse tipo de projeto de mudanças objetiva atender a um único critério.

Normalmente o parâmetro mais apreciado pelo povo é a simplificação do idioma (pelas dificuldades de escreverem e pronunciarem com o mínimo de formalidade). Daí eles apresentam a proposta considerando que outros fatores como função e beleza caminham sempre junto de simplicidade e aí caem do cavalo. Porque nem sempre a simplicidade significa bom idioma. Ao continuar na direção de uma lógica populista corre-se o risco de um dia todos estarem grunhindo como homens das cavernas e dando "bom-dia" jogando tijolos uns nos outros porque simplesmente existe mais facilidade em se rosnar do que em estudar, superar e melhorar usando gramáticas e pronunciando palavras.

Última edição: 22 Ago 2014
  10. Deriel

Deriel Administrador

Pelo que eu pesquisei, em alguns casos foi bem aceito, em outros foi ignorado pela sociedade e outros foi mesmo revertido. Vareia :D

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

tem um artigo mais fraquinho mas em português

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

11. Ana Lovejoy

o negócio que o senado está esquecendo é que o brasil não pode mudar as regras ortográficas sem antes convencer
    , simples assim. é isso, ou romper o acordo. só que considerando a resistência de portugal a participar, não seria possível fazer isso sem alguma treta diplomática. resumindo: vai todo mundo falar um monte sobre isso, mas não vai dar em nada.

12. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Se a ideia dessa simplificação é tornar o português escrito mais fonético (algo que regrediu no último acordo), acho que ainda será mais fácil adotarmos o IPA ;)

Espero que sim!

13. Ana Lovejoy

então...

• Ótimo Ótimo x 1
  14. Roy Batty

Roy Batty "Inconsertável"

Já não bastaria o pinguim ter perdido o trema, coitado... :ping:

Mas a boataria na mídia é um problema. Um diz uma coisa (ou sugere, ou discute como seria tal coisa) e isso vai sendo distorcido de boca em boca..

15. Ana Lovejoy

olha, distorcer de boca em boca em conversa entre amigos, papo de facebook ok. mas caramba, esses jornalistas que publicaram a matéria não foram checar a informação, não? wth.

edit: o esclarecimento divulgado pelo Cyro Miranda:

parte grifada foi exatamente o que eu tinha falado sobre o acordo ortográfico. brasil não pode aloprar sozinho em mudanças, agora ou consulta os demais países ou cai fora do acordo.

Última edição: 23 Ago 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Calib

Calib Visitante

Axo uma pena porke eu já estava me preparando psikolojikamente para uma ortografia mais bakana tipo asim...
    :tsc:

• LOL LOL x 5
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Eu nunca me acostumei a nova ortografia. Além disso nunca entendi o porque de "simplificá-la", na minha opinião certas mudanças só fazem a língua perder seu charme.

Compartilhar