• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senado abre consulta pública sobre antecipação das eleições presidenciais

Você é a favor da realização de novas eleições presidenciais em 2016?


  • Total de votantes
    16
Seria constitucional se e somente o Temer renunciasse ou se a chapa fosse cassada, né?
Na minha opinião, sim. E também não me lembro de nenhum colega defendendo que isso pudesse ser feito sem a conivência do presidente em exercício. Aí sim, seria golpe na sua forma mais pura.
 
Na minha opinião, sim. E também não me lembro de nenhum colega defendendo que isso pudesse ser feito sem a conivência do presidente em exercício. Aí sim, seria golpe na sua forma mais pura.

O que me faz pensar então que a proposta do senador não faz o menor sentido, já que ele fala de emenda constitucional. Ou Temer sai ou a chapa é cassada - nesses casos a Constituição já prevê novas eleições (caso os eventos citados ocorram até a metade do mandato). Caso contrário, não tem emenda nenhuma que interesse. Em qualquer situação a emenda é desnecessária, embora a consulta pública seja interessante.
 
O que me faz pensar então que a proposta do senador não faz o menor sentido, já que ele fala de emenda constitucional. Ou Temer sai ou a chapa é cassada - nesses casos a Constituição já prevê novas eleições (caso os eventos citados ocorram até a metade do mandato). Caso contrário, não tem emenda nenhuma que interesse. Em qualquer situação a emenda é desnecessária, embora a consulta pública seja interessante.
Mas seria obrigatório incluir a emenda constitucional sim, na ADCT. Não dá pra fazer esse acordo sem previsão constitucional. Eu só acho que precisaria passar por um procedimento especial, que exigisse a conivência do presidente em exercício, não apenas o procedimento normal para emenda (3/5 do Congresso em dois turnos etc)... Sei lá, por isso eu digo que é estranho. :lol:
 
Enquanto não sair uma definição do julgamento da chapa Dilma/Temer, além da conclusão de todo o processo do impeachment meu voto é não.
 
Bom, se for para:

- Transformar o impeachment em voto de desconfiança, destronando o presidente eleito sempre que este não tiver mais o apoio da população e o controle do governo do País;
- Convocar novas eleições toda vez que o País estiver numa querela política interminável;

Não percamos tempo. Mudemos de uma vez para o parlamentarismo.
 
Partindo do pressuposto de que seria constitucional, eu acho que seria saudável para o país, pelo mesmo motivo que a gente vinha discutindo no outro tópico: a assunção de Temer - não pelo procedimento, que foi constitucional, mas pelo apanhado político que o alicerçou e deverá se refletir no seu projeto de governo - representa uma ruptura democrática. O impeachment existe para afastar a pessoa do gestor que cometeu crime de responsabilidade, colocando em seu lugar ninguém menos que o seu próprio vice (que, por presunção, daria continuidade ao projeto), não para transformar o modelo governamental. Para a escolha deste, pela mudança ou permanência, a Constituição só atribui um único momento: eleições diretas. Essa justa sensação de ilegitimidade do governo Temer vai perdurar até o fim do mandato, então eu prefereria que, mesmo que ele próprio viesse a ser eleito, esse respaldo fosse dado através do voto popular, não das articulações manejadas pela oposição ao governo deposto.

:clap: pelo post todo.

Quotei esse particular pelo fato de que seria um remédio válido mesmo, por isso digo que seria mais democrático. Você afasta as presunções de rompimento institucional cimentando o selamento do impedimento pela continuidade do processo democrático através da convocação de eleições gerais. Mas isso é em um mundo ideal. As próprias circunstâncias políticas vão de encontro a essa possibilidade e mesmo se ocorresse, dificilmente seria muito 'democrático' a forma como se realizaria.
 
Última edição:
num mundo ideal no momento que o pmdb rompeu com o pt, o temer já teria saltado fora. foi um dos momentos mais wtf do processo todo, o cara continuar lá no jaburu, chamando deputados para conversar sobre o impeachment uns dias antes da votação. não entendo como as leis eleitorais acabem protegendo mais o vice do que o presidente desse tipo de articulação?

em nota relacionada: nosso sistema é tão patético, e o pt é tão patético que mesmo depois dessa sova que tá tomando do pmdb ainda vem com essa >>

"O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta terça-feira (17) que o partido não apoiará nas eleições municipais deste ano candidatos que tenham defendido o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

No entanto, não estão descartadas alianças com políticos do PMDB, mas, afirmou, terão que ser analisadas “caso a caso”.
"

:wall:

migos, eu desisti dessa porra toda e quero mais é ver o circo pegar fogo. logo, logo to co calib pedindo a volta da monarquia.
 
Oras, se os monarquistas e o movimento monárquico no Brasil não fossem as merdas que são eu também estaria torcendo.

A gente tá fudido e mal pago com esses caras aí. Eu estou apostando minhas últimas fichas no Ciro Gomes, mas nem tenho muito ideia do que ainda pode vir por aí. Tá foda... :confused:
 
eu tenho minhas reservas sobre o ciro (por enquanto voto nele só como gerador de meme), mas no momento muito mais sobre como um cara consegue governar se antes precisa atender às vontades dos políticos que o apoiaram (que por sua vez precisam atender às vontades dos empresários que o apoiaram). o próprio temer já está provando do veneno, e não tem nem um mês que está no poder? estava reparando nas notícias dos últimos dias e o que mais tenho lido é "recua"/"volta atrás". tem que mudar o sistema, não o presidente.
 
Que isso, Ana. Ciro é cabra macho, fala que vai cortar juros na marra e que vai controlar o câmbio no cabresto. Fala isso tudo pq sabe do assunto, afinal, estudou em Harvard (*cof* visitante *cof*). Enfim, com ele não tem cartinha, é papo reto.
giphy%2B%25282%2529.gif
 
O Grimnir já começou a campanha anti-Ciro 2 anos antes da eleição. :clap:
 
Ah, a proverbial maestria e domínio técnico-acadêmico dos liberais em assuntos de economia...

Eu não vi o Ciro prometendo nada disso, muito pelo contrário, eu o vi defendendo uma política econômica focada em resultados e de muita maturidade política, exatamente focando na administração de um capital político bem razoável. Eu não vejo melhor opção em termos políticos e já defendo isso há algum tempo, e não, não falo da opção 'menos pior', mas da melhor mesmo.

Mas não sei, como vocês são os deuses da economia e da ciência políticas, proponham aí como equacionar os problemas seculares da relação entre política e capital privado, o saneamento das contas públicas, a expansão da democracia para além do sistema de balcão de negócios, a reforma política etc.
 
Última edição:
Ah, a proverbial maestria e domínio técnico-acadêmico dos liberais em assuntos economia...

Eu não vi o Ciro prometendo nada disso, muito pelo contrário, eu o vi defendendo uma política econômica focada em resultados e de muita maturidade política, exatamente focando na administração de um capital político bem razoável. Eu não vejo melhor opção em termos políticos e já defendo isso há algum tempo, e não, não falo da opção 'menos pior', mas da melhor mesmo.

Mas não sei, como vocês são os deuses da economia e da ciência políticas, proponham aí como equacionar os problemas seculares da relação entre política e capital privado, o saneamento das contas públicas, a expansão da democracia para além do sistema de balcão de negócios, a reforma política etc.

Na certa não viu nenhuma apresentação dele. Em todas as entrevistas ele diz que a nossa inflação é de origem cambial e que não faz sentido aumentar juros para combater a inflação. Para o seu desgosto, infelizmente eu não tenho a solução para os nossos problemas, mas acho no mínimo curioso ele falar essas coisas nas entrevistas (sério, ele fala isso em todas as entrevistas dele), mas não especificar um pouco mais o que ele consideraria uma estratégia para controlar o câmbio ou então o que fazer se a redução de juros pressionar a inflação. Não, Paganus, não é uma questão dos liberais serem deuses da economia. O problema é Ciro gerar esses diagnósticos que são palatáveis como se fossem soluções idiotas que ninguém implementa pq ou não são gênios como o Ciro ou então pq estão mancomunados com o grande capital financeiro (e que por isso que não reduzem a taxa básica de juros).
** Posts duplicados combinados **
@Grimnir você já tem algum nome que pensa em votar em 2018? :think:

Não.
 
Na certa não viu nenhuma apresentação dele. Em todas as entrevistas ele diz que a nossa inflação é de origem cambial e que não faz sentido aumentar juros para combater a inflação. Para o seu desgosto, infelizmente eu não tenho a solução para os nossos problemas, mas acho no mínimo curioso ele falar essas coisas nas entrevistas (sério, ele fala isso em todas as entrevistas dele), mas não especificar um pouco mais o que ele consideraria uma estratégia para controlar o câmbio ou então o que fazer se a redução de juros pressionar a inflação. Não, Paganus, não é uma questão dos liberais serem deuses da economia. O problema é Ciro gerar esses diagnósticos que são palatáveis como se fossem soluções idiotas que ninguém implementa pq ou não são gênios como o Ciro ou então pq estão mancomunados com o grande capital financeiro (e que por isso que não reduzem a taxa básica de juros).

Ah, mas isso é retórica política, que é comum em praticamente em todo candidato, ainda mais à presidência da República. E ele começa a adquirir uma forte base de apoio popular entre jovens universitários, alguns social-democratas e esquerdistas mas entusiasmados. Enfim, a velha questão do populismo. Se você for se incomodar com todo discurso triunfalista... eu também estou interessado no que ele tem a dizer sobre a dívida pública, por exemplo. Para além dos memes.

Isso veremos...
 
Se estivesse definido novas eleições para presidente no segundo semestre confesso que ainda estou em cima do muro se seria bom fazer junto com o pleito municipal.

Por um lado entendo que seria extremamente prático aproveitar as mesmas datas de primeiro e segundo turnos para decidir tudo "no atacado", por outro todo foco midiático estaria muito mais em cima da eleição presidencial e a eleição municipal ficaria num plano de atenção extremamente pequeno.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo