• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SEMINÁRIO UFMG - Serras do Gandarela e Caraça

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Pessoal, leiam com atenção!!!


Esse lugar é mágico, belo e precisa o quanto antes se tornar um Parque Nacional. A pressão do poder econômico é muito grande.

Eu conheço a Serra do Gandarela, já fiz uns trabalhos de pesquisa há 4 anos. Quem conhece o lugar não quer sair de lá nunca mais

SEMINÁRIO:

O olhar da UFMG sobre as serras do Gandarela e Caraça: Patrimônio Socioambiental e Sustentabilidade
O seminário estimula o debate acadê

mico na UFMG sobre as regiões das serras do Gandarela e Caraça, inseridas no Quadrilátero Ferrífero, chamando a atenção para as suas realidades, potencialidades e possibilidades de desenvolvimento sócioeconômico e cultural sob bases sustentáveis e abrir perspectivas à pesquisa cientifica nesta área tão próxima da metrópole e carente deste conhecimento.


ESTRUTURA
O seminário deverá acontecer em dois dias: 30/11/2010 e 01/12/2010 no período de 14hs às 20hs.


Acontecerão duas mesas redondas: a primeira abordará os aspectos e potencialidades do meio físico-natural da região; a segunda abordará aspectos do meio socioeconômico e cultural, suas perspectivas, limites e possibilidades de desenvolvimento.



Programação, inscrições e outras informações:
EMAIL: seminariogandarela@gmail.com
www.seminariogandarela.blogspot.com
http://www.aguasdogandarela.org/events/o-olhar-da-ufmg-sobre-as

Folder do Seminário

Descrição da Serra do Gandarela


A região da Serra do Gandarela está localizada no interior do Quadrilátero Ferrífero e abrange os municípios de Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos, Barão de Cocais e Itabirito - região metropolitana de Belo Horizonte. A região de exuberante biodiversidade e beleza cênica é conhecida internacionalmente por se tratar de uma área rica em minérios, com destaque para o minério de ferro e por isso de grande interesse econômico.


Apesar do histórico de extração mineral que marca a região há alguns séculos, algumas áreas ainda se encontram em condições ambientais de notável preservação, com pouca ou quase nenhuma atividade antrópica, conservando ainda belas paisagens naturais, além de vários marcos históricos herdados do período da exploração do ouro. (Lamounier, 2009).
Nela são encontradas campos rupestres ferríferos e quartzíticos, cavernas em minério de ferro, mata atlântica em alto grau de preservação, diversas cachoeiras, inúmeras nascentes, uma biodiversidade riquíssima e monumentos históricos que fazem parte da memória e cultura da região.
Além disso, a riqueza da Serra do Gandarela é também atribuída à sua importância hídrica (abrange as bacias do Rio das Velhas e do Rio Piracicaba) para os municípios a que pertence e também para a capital do estado. Alguns de seus rios principalmente os pertencentes à bacia do rio das Velhas contribuem para o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte - suas águas são captadas pela estação de tratamento de água de Bela Fama, em Nova Lima.


Na região da Serra também encontram importantes aqüíferos – que constituem reservas hídricas naturais – os quais, num futuro, próximo poderão servir para o abastecimento da população metropolitana. Além do mais, a área é um importante corredor ecológico entre duas Unidades de Conservação da região, o Monumento Natural da Serra da Piedade e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça.
Dessa forma, a Serra do Gandarela e sua vizinha a Serra do Caraça que têm sido alvo, há muito tempo, de intensas pressões de exploração antrópicas seja pela ocupação urbana irregular, seja, sobretudo, pelas mineradoras interessadas no minério de ferro da região, se apresentam como uma área com alta demanda de estudos científicos pelas diversas áreas do conhecimento, carentes de políticas que possibilitem o seu desenvolvimento sob bases sociais e ambientais realmente sustentáveis para as comunidades da região.


Diante do contexto colocado, o objetivo do evento é estimular o debate acadêmico na UFMG sobre as regiões das serras do Gandarela e Caraça, inseridas no Quadrilátero Ferrífero, chamando a atenção para as suas realidades, potencialidades e possibilidades de desenvolvimento sócioeconômico e cultural sob bases sustentáveis e abrir perspectivas à pesquisa cientifica nesta área tão próxima da metrópole e carente deste conhecimento.


Por fim é válido ressaltar que o evento em questão possui caráter eminentemente institucional e está sendo organizado pautado nos princípios do voluntariado. Professores, pesquisadores, alunos, membros do movimento social estão somando seus esforços no sentido de fomentar um espaço de discussão que possa contribuir para a proteção do patrimônio natural e cultural da região da Serra do Gandarela. Portanto, nesse sentido, a construção de parcerias e captação de apoio para a realização desse seminário são condições fundamentais para a viabilidade do mesmo.
Comissão Organizadora do Seminário - Instituto de Geociências da UFMG

Assine o Abaixo Assinado pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela:


www.aguasdogandarela.org


São mais de 12 mil assinaturas digitais e escritas apoiando a Criação do Parque!

Conheça a Serra do Gandarela!

Assine! Participe!


Divulgue esta Mensagem!​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo