Agora, pelo futebol de hoje esse time atropela a Holanda. Essa sim q ainda não mostrou futebol em nenhum jogo, ganhando com uns gols tronchos e meio cagados. Olha se algum outro time teve tanto gol esquisito... 1o sobre a Dinamarca, Gol em cima do Japão, 1o gol sobre o brasil... sem contar q o gol do Sneijder na semi foi meio devagar e estranho tb.
E ainda bota o segundo gol em cima do Brasil 70% na conta da zaga brasileira.
Pois é, a Holanda ainda não jogou bola. Mas acredito que vá jogar na final, assim como a Espanha também vai. Vai ser um jogaço como não se vê há muitas Copas. Esses dois times sim, vejo a possibilidade de daqui a 20 anos nós estarmos sentado na mesa de um buteco, relembrando a escalação e até mitificando alguns jogadores, como Xavi, Iniesta, Robben ou Sneijder.
Vamos fazer muita força para lembrar de Júlio Baptista, Michel Bastos ou Elano (por mais que eu acho que o último tenha tido mérito em toda a Era Dunga).
Meio de campo é um quesito no qual ninguém bate a Espanha. Xavi, Xavi Alonso, Iniesta e Búsquets, mesmo que o último seja primeiro volante e, em situações de jogo, terceiro zagueiro, possuem um estilo de jogo parecido e compatível, priorizando os toques curtos, e uma chegada cadenciada até o campo de ataque. O ataque, com Pedro, Villa e algum meio relocado para esta função também joga da mesma forma, querendo chegar na entrada da pequena área, sem arriscar muito de longe.
Mas nos extremos eu vejo a Holanda dominante, com uma enorme excessão - goleiro. O sistema defensivo (embora não os zagueiros em si) da Laranja é mais consistente, fazendo tudo razoavelmente. Já na Espanha, os beques são leves e de toque de bola, não muito bons se a necessidade for espanar a bola e abafar o chute. No setor ofensivo, com Robben, Van der Vaart, Kuyt, Van Persie e Sneijder, também vejo mais força.
Vai ser um jogo para mim absolutamente equilibrado, com as duas equipes valorizando a posse de bola e querendo impor seu ritmo e estilo de jogo. A Espanha vai tentar levar a partida para o meio de campo, para poder aproximar todos os seus jogadores e tocar a bola de maneira cadenciada até a meta do adversário, a Holanda eu vejo querendo forçar o jogo a ir mais diretamente da defesa para o ataque através de lançamentos, chutes de longa distância e até um pouco de ligação direta, se a Espanha der espaço.
Não consigo apontar favorito.