*Estel* disse:
Joy Division. Fez mais sucesso depois da morte do vocalista Ian Curtis, e o "fim" da banda... p/ qm não sabe, os integrantes restantes formaram o New Order.
oh Loco!
Sério, a primeira coisa que me veio a cabeça quando li o nome desse tópico foi: Ian Curtis. Não apenas pelo cantor que o cara foi, não apenas pelas musicas que ele compos, mas sim pelo ícone que ele se tornou. Foi através desse que surgiram inumeras bandas maravilhosas, foi pelo seu jeito de se cultuar a tristeza, a melancolia e a solidão que foi criada uma ideologia, uma nova forma de percepção do mundo.
Algo que começou sem grandes pretensões, um som descompromissado, nem um pouco virtuoso, pelo contrario, cru e essencial, porém nao tão explosivo e raivoso como o Punk. Era um dialogo entre o mundo exterior que nós conhecemos e introspecção, o mundo pintado em tons de cinza, distante e frio, rodeado pelos mais diversos tipos de fantasmas e espectros distorcidos do poeta.
Era uma nova expressão da insatisfação dos jovens ingleses. Uma revolta silenciosa, um manifesto poético. Porém os conflitos físicos, a desordem nas ruas foram substituidos por uma alto-martirização e o dilaceramento do propria alma, através do qual se nutria um gosto pela propria tristeza.
Entre suas "crias" ilustres podemos citar Siouxie and the banshees, The Cure, Depeche Mode, Sisters of Mercy, Fields of Nephilim, kiling Jake, Smiths, The Cult, Bauhaus, etc...podemos ir ate um pouco mais longe e considerar que todas essas bandas de doom metal, dark metal e afins de hoje tem, mesmo que incoscientemente, uma influencia fortissima de Joy Division.