• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Semana da Leitura

bombadil

FATHERLESS
POR MANOEL TEIXEIRA – Ponta Grossa - PR

“ “O homem só pode permanecer em pé debruçando-se sobre um livro.” A máxima, declamada pelo escritor e jurista Rui Barbosa, deveria, mas não fundamenta a educação dos brasileiros. Seja pela falta de recursos para investir na compra de títulos, ou costume em dedicar algum tempo à leitura, o fato é que o hábito atinge poucos no país. Exemplos como o da Família Denck, em Ponta Grossa, são cada vez mais raros. Semanalmente, par, mãe e três filhos vão até a Biblioteca Pública Municipal para ler ou levar para casa exemplares da literatura nacional e internacional. “São 2 as formas de viajar: uma com o pé na estrada e outra com a mão no livro”, comenta o empresário Gilmar Denck. A assiduidade em visitar a biblioteca foi despertada, segundo ele, enquanto a família almoçava, em 1996. Na ocasião, Gilmar comentava as aventuras relatadas na obra intitulada “O Homem que calculava”, de Malba Tahan. O livro acabou chamando a atenção de Marcielle (16), Gilmar Júnior (13) e Wagner (11), incentivando o pai a procura-lo na biblioteca municipal. NÃO ENCONTROU. A solução foi comprar o volume em uma das livrarias da cidade. A partir daí, a família Denck deu início a outro costume: doar livros para a biblioteca. “Infelizmente não dá para comprar e doar um livro por semana”, lamenta a mãe dos três jovens leitores, Márcia.
O obstáculo financeiro, porém, não impede que todas as segundas-feiras a família vá até a biblioteca para emprestar livros. Atualmente, o caçula Wagner está lendo “Vinte mil léguas submarinas”, de Julio Verne. Gilmar Júnior e Marcielle, estão apreciando a literatura brasileira com os clássicos “O Guarani”, de José de Alencar e “O ateneu”, de Raul Pompéia. “Marcielle está lendo os títulos voltados ao vestibular”, comenta o pai.
Menos ocupados, Gilmar Júnior e Wagner são os que mais lêem: seis a oito livros por semana. O resultado pode ser verificado no aproveitamento escolar. “A gente não tem problema em ler os livros pedidos na escola, os outros alunos mostram preguiça”, frisa Marcielle. Já o casal, afirma ter maior facilidade em conversar sobre assuntos delicados com os filhos. “A gente percebe que eles têm facilidade em diferenciar valores, como os relacionados a sexo e sexualidade”, garante Gilmar. ”

Gostei muito deste artigo! Como seria bom se as bibliotecas fossem bem equipadas com materiais educacionais e de leitura. Nunca procurei, mas duvido que tenha O HOBBIT na biblioteca citada. Um livro que com certeza inspiraria muitas crianças a lerem com maior freqüência, aumentando o desempenho escolar e capacidade intelectual, uma das muitas formas de levar nosso país para um nível melhor de desenvolvimento social.

EDUCAÇÃO E LEITURA ESTÃO INTRINSECAMENTE RELACIONADOS


"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Concordo........acho q O Hobbit devia entrar na lista de elitura do 2o. grau, em vez dos livros chatos que temos q ler, q só falam de índios...........

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
concordo com o Largo, O Hobbit é mais pra 1o grau...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
po, vcs consideram "crianças" as pessoas que estão no 2o grau?

O meu post tá dizendo apenas que as CRIANÇAS deveriam ser contempladas com um livro do Hobbit, não disse nada sobre incluir no 2o grau; é claro que é um livro para 1o grau, 7a ou 8a série.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Eu tb acho q seria uma boa por livros consagrados mundialmente para leitura nas escolas, mas não no lugar da literatura nacional! Não q eu goste dos livros q passam na escola pra ler, mas bem ou mau, é a nossa literatura, temos q conhecer o minimo q seja a respeito!
Agora concordo q no primeiro grau só se tenha livros realmente interessantes ao inves desses da literatura brasileira antiga!

Na minha 5 e 6 serie tinha um dia na semana q tinha uma aula só pra ler, a professora colocava varios livros no tablado e cada um pegava 1 pra ler! Tinha liros de todos os tipos, isso me ajudou muito a gostar de leitura, afinal, vc lia o q mais te agradava e assim tomava o gosto dela coisa!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
eh.. literatura brasileira antiga eh monotona... eu durmo... hehe... o hobbit serviria para o 1ºgrau e sda tbm... pq naum? rramm!! bom.. aproveitandu... essa semana começou a "feira do livro de porto alegre", bom eu vo ir lah qlqr dia desses comprar o silmarillion! hehe.. eh uma feira bem interessante e faz sucesso.. isso q eh bom... :)

MaDdEsT

Edited by - Odo Tûk on 27 October 2001 10:13:45
 
Aqui no Rio tem uma feira do livro q fica aberta o ano todo, só q um periodo em cada praça!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Verdade, Digo... falando nisso, pessoal do RJ: vcs já viram que a Saraiva está dando até 30% de desconto em alguns títulos?

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
olha, acho legal a iniciativa de por Sda e hobbit no curriculo escolar, mas o que tem haver com a gente? os livros que vc tem que ler para vestibular saum basedaos nas escolas literarias (modernista, romantismo etc) e de certa forma tem haver com o povo brasileiro... tolkien eh mais um livro para se divertir e naum para se ler em sala de aula... ta certo que eh muito chato ler livros que saum muito complicados e na maioria das vezes um tanto monotono como eh na maioria de livros nacionais, mas eh a mesma coisa que falarem para alguem que nunca leu Hanrry potter, falar para vc que agora hp cai no vestibular... vc tb vai achar chato, pois vc naum gosta, e naum tem nada haver com o povo brasileiro, alem de naum se avaliar muita coisa pois a unica coisa comprendida eh interpretação de texto, e naum literatura e história que eh geralmente avaliado no segundo grau e no vestibular...

eu apoio em ler para crianças (primeiro grau) como estimulo a leitura mas naum tem nada haver com vestibular

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."

Edited by - mystlink on 27 October 2001 21:57:27
 
É isso ai mystlink!
Foi o q eu disse!
não tem nada a ver por o livro como materia escolar!
Mas pra 1 grau tem q ser uma 8 serie ou 7 pq uma crinça mais nova ia odiar ter q ler um um livro com mais de 100 paginas!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Verdade, Mystlink, nesse país em que a cultura é cada dia mais desvalorizada, os estudantes precisam de alguma forma ter um contato constante com a nossa literatura, que é o retrato de nossa realidade e nossa história, algo que a internacionalização da nossa cultura vem apagando aos poucos... por isso ler livros românticos, simbolistas e naturalistas brasileiros é tão importante...

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Mas eu acho tb q o gosto pela leitura vem des de criançinha! Quando eu tinhas uns 3 anos eu sempre pedia pro meu pai ler pra mim uma historinha antes de dormir! Quando cresci logo comecei a gostar de ler, embora tivesse um pouco de preguiça!
Já meu irmão nunca gostou de ouvir historia e muito menos ler! Gibi ele só via figura! Ele não lia nem o q interessava a ele!

Mas acredito q mesmo assim é muito importante insentivar o interesse por histórias des dos Jardim da Tia Loló!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Realmente os livros de tolkien são obras inigualaveis q todos devem ler, mais e a nossa cultura onde fica??? A maior crise brasileira é de identidade, e antes de falarmos q nossos autores são chatos q so falam de indios, devemos lembrar q os indios são os brasileiros natos e assim temos q ve-los como herois, q mantiveram sua cultura e sempre resistiram a modinhas yankes.

Isso pode gerar indignação de alguns, mais temos uma cultura a preservar, uma patria a manter e p/ aprender isso devemos conhecer mais sobre nosso povo e a melhor fonte p/ isso é ler nossos livros na escola

<===€=
Fly High Touch The Sky
 
As historias de Mondeiro Lobato trata da cultura brasileira e elas estão longe de ser chatas q nem os livros do Encino Meido!
Eu acho q deviam incentivar as crianças na ler esses livros no primario! E achei muito legal a volta do sitio do pica pau amarelo na TV, mesmo q seja com internet!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo