Exatamente. Isso é estilo: Alguns gostam de MMORPGs gráficos como ultima online, ragnarok online ou coisa do tipo, outros gostam de MMORPGs textuais como mud ou mush e outros gostam de ambos. Isso está ligado ao que você espera do jogo.
Sabe qual é o lance do mud, que nem um final fantasy 11 consegue atingir? abstração. por mais que você diga: meu personagem é o
www.algo.kit.net/terari.jpg , e lá tenha uma imagem de gandalf vestido de azul, voce nunca vai conseguir passar a imagem "gandalf vestido de azul" pra 100% dos personagens. alguns poderiam imaginar um cara como o legolas, vestido de azul - e outros poderiam teimar e imaginar um gimli vestido de vermelho. e outros poderiam sequer se preucupar em formar uma imagem mental de seu personagem. sabe?
_essa_ é a mesma abstração de um rpg, ou qualquer jogo imaginativo. como você encara isso, depende do que você espera do mud. quer bons gráficos (e etc)? mud não vai servir pra vc.
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agora, independente do que eu disse aí em cima, simplificar o jogo e tornar o jogo mais atraente é sempre uma ótima idéia. isso (até onde eu sei) é uma das metas do mud. o problema é
como fazer isso. diminuir o número de comandos? não dá, para cada nova ação precisa-se de um novo comando. movimentação mais legal? use o sistema de teclado numerico de alguns clientes, que vc usa as setas dele pra andar (exemplo: apertando o 8 do teclado numerico vc vai pro norte, apertando o 2 vc vai pro sul, o 9 pra nordeste e etc). se você tem alguma sugestão, entre no mud e digite IDEA <sua sugestão>, que os encarregados de construir o mud irão receber um email contendo sua idéia e poderão analizar ela (mas tente ser claro e objetivo)
acho que o problema do mud ser "parado" não dá pra resolver: você simplesmente está esperando um tipo de ação que é impossível de se reproduzir em um jogo mud-based. o mud _tem_ sua propria acao, mas que só pode ser aproveitada por pessoas relativamente acostumadas com os comandos
sobre tudo ser confuso, acho que o processo de aprendizagem está até simples: basta você escolher a ferramenta certa. caso alguem te ajude, ótimo, pergunte coisas a ele quaisquer duvidas q vc tiver. se vc nao tiver ninguem q te ajude, digite
who e procure alguem online pra te ajudar (vc pode pedir ajuda a alguem digitando algo como..
tell nomedapessoa mensagem). caso voce nao ache ninguem que possa te explicar as coisas, voce pode tentar usar o help. basta digitar help start, e ir lendo lição por lição. depois de um tempo andando pela academia (cerca de 2 horas, acho), sua noção espacial ja muda =) de alguma forma voce "sente" que determinadas salas sao mais distantes que outras, e pode inclusive organizar um mapa mental de todas as salas. na realidade, mud foi originalmente concebido como sendo isso:
multi
user
dungeon.
uff! espero q esse post tenha ajudado à elucidar algo sobre esse jogo. qualquer coisa, vc pode me procurar no mud pelos nomes
Terari ou
Leoric