• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sem irritação! Agora você pode bloquear telemarketing na Anatel; veja como

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
celular-bravo-irritado-smartphone-problema-briga-1512592310735_v2_900x506.jpg

Você poderá bloquear aquelas ligações insuportáveis das operadoras com promoções Imagem: Getty Images

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a partir de hoje, está no ar o site "Não me Perturbe" (naomeperturbe.com.br), que cadastra consumidores que não desejam mais receber chamadas de telemarketing oferecendo serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. Você sabe, aquelas ligações irritantes com promoções "imperdíveis".

Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone neste cadastro. O prazo para o bloqueio é de 30 dias a contar da solicitação no site.

As empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, criadoras do site, assinaram um acordo com a Anatel e devem divulgar amplamente o canal, por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Essas oito empresas também não poderão mais fazer ligações telefônicas para oferecer pacotes ou serviços para os consumidores que registrarem seus números pelo "Não me Perturbe".

Como fazer o bloqueio?


No site, o usuário deverá incluir o CPF registrado da linha telefônica que deseja cadastrar e selecionar a companhia ou o tipo de serviço oferecido que deseja bloquear.

Pelo acordo assinado, as oito empresas também só poderão fazer ligações de telemarketing em dias úteis entre 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, em um limite máximo de três chamadas por dia.

Segundo Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, a lista nacional vai proteger o consumidor do comportamento inadequado realizado pelas empresas.

"Com a decisão de criação desta lista, o setor de telecomunicações se coloca na vanguarda da resolução de um problema que causa muito incômodo aos consumidores brasileiros. Mas sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo", afirmou.
De acordo com a Anatel, alguns estudos estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...loquear-telemarketing-na-anatel-veja-como.htm
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Três chamadas por dia? Eu queria que zerasse tudo de vez!
 
Tinham que proibir também o envio de torpedos (SMS): Eu recebo horrores, dos mais variados serviços. Tem sempre um corno pra vender os nossos dados.... :/
 
upload_2019-7-16_14-53-22.png

Eu tentei fazer o meu cadastro ali naquela hora do almoço mas não recebi o email confirmando...
Vou tentar de novo.
 
Tem email de confirmação?
Eu recebi pro cadastro no site, pros números não recebi nada...
 
Fiz o cadastro só hoje bem cedinho.
Entrei normalmente e a mensagem de confirmação chegou na minha caixa de entrada cerca de uns 3 minutos depois.
 
Como eu não sabia disso?? :eek: Bloqueava todos cada vez que me ligavam. Já fiz o meu cadastro, agora só aguardar pra ve se eles param mesmo :uhum:
 
Na realidade todo mundo queria e sabia disso há décadas, só que depois de muita cobrança a songamonga da Anatel finalmente deu aval.
Quero ver após um mês se isso vai funcionar como o prometido.
 
Existia um serviço parecido, voltado a telefones fixos. Eu lembro que me cadastrei certa vez e parece que adiantou. Mas faz mais de ano que já deixo o fixo fora da tomada e só uso a linha para a Internet...
 
Site ‘Não Me Perturbe’ vaza chave de email que permite ataque hacker
16/07/2019 às 18:48

O site “Não Me Perturbe” começou a funcionar hoje (16) e permite o cadastro de números para bloquear chamadas de telemarketing das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A iniciativa é fruto de um acordo entre operadoras e a Anatel para “padronizar o uso deste mecanismo [telemarketing], em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão”, informa o site. Na noite desta terça-feira (16), o “Não Me Perturbe” acabou vazando a chave do SendGrid.

A denúncia do vazamento chegou ao TecMundo no início da noite desta terça-feira (16) por uma fonte anônima. O Sendgrid é um serviço de email baseado em nuvem que fornece uma entrega de email transacional, escalabilidade e análise em tempo real confiáveis com APIs flexíveis que facilitam a integração personalizada, informa o site da Microsoft Azure.

“De posse da chave, um usuário malicioso pode usá-la para enviar emails se passando pelo site, até com todas as validações de segurança que um email real do site teria”, explica o pesquisador de segurança Boot Santos, que foi consultado pelo TecMundosobre o caso. “O cenário de ataque aproveitando os vazamentos de emails e dados é um ataque de phishing direcionado”.
  • O 'Não Me Perturbe' foi corrigido após a publicação da matéria, na madrugada de quarta-feira (17)
  • O que isso significa? Que um cibercriminoso com essa chave em mãos poderia simular um email do Não Me Perturbe, com domínio e credenciais reais, para roubar dados pessoais e até financeiros de um cidadão
O TecMundo entrou em contato com a Anatel sobre o caso e busca contato com as operadoras envolvidas para um posicionamento e uma solução para o problema.

Vale notar que o problema é um erro básico de configuração do servidor e do desenvolvedor. Ao olhar o site, está claro que seu desenvolvimento “não foi dos melhores”, visto que, se julgarmos apenas a aparência, o que notamos é um site que mais lembra um domínio falso do que algo legítimo.

O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação

As responsáveis pelo site são as operadoras Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo, que criaram o domínio após pedido da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Por ele, milhões de dados serão repassados: o usuário pode registrar seu número de telefone no Não Me Perturbe para não receber ligações de telemarketing das prestadoras de telecomunicações signatárias, com natureza de venda de produtos e serviços (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura).

“É um canal único na internet no qual o usuário fará a inclusão de seu número no Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe e poderá escolher de quais operadoras não deseja receber ligações. Para isso, terá que informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação”, explica a Sinditelebrasil.
 
Eita nóis.
Estava agora mesmo tentando fazer o cadastro lá; mas como o site está lento pra burro, e agora com essa denúncia aí de vazamento e tal, acho que vou esperar umas semanas para pedir o serviço. Até ter certeza de que é confiável. Não é como se fosse urgeeeeente bloquear o telemarketing agora né.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo