• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Sem dúvida, ter levado um grupo em que um número considerável de jogadores estavam sem ou abaixo das melhores condições físicas foi um erro que achei bem grave, pois na hora que precisasse usar o banco, simplesmente algumas posições ficariam totalmente comprometidas.
 
Agora definitivamente oficial no papel a sequência do Tite até 2022, mas.. desde que ano que vem não tropece na Copa América.
Você acha? Acho que ele ainda tem moral suficiente para tropeçar em mais um. A não ser que seja vexaminoso, tipo perder todos os jogos. Fora que a CBF teria que pagar uma nota para rescindir né?
 
Se fosse uma Copa América fora do Brasil acho que não aconteceria nada, mas sabe como é né? O Brasil quando joga uma competição em casa fica sempre com uma pressão pra obrigatoriamente ganhar. Eu particularmente acharia ridículo uma demissão prematura já que o que vale são as eliminatórias e isso só atestaria que a CBF é incapaz de fazer planejamento a longo prazo.
 
Vou postar minha opinião sobre a eliminação na copa e sobre o Tite que postei na época no fb:

- Tite tem muita culpa sim. Eu sou uma pessoa que gosta muito do treinador, que ao meu ver é um dos melhores (se não o melhor) brasileiros, mas convocou absurdamente mal. Como não levar um volante de contenção reserva pra caso o Casemiro viesse a ficar impossibilitado de jogar alguma partida? (o que aconteceu)

- Ainda sobre a convocação: Fágner, que suas falhas não comprometeram, mas existiram e poderiam ter comprometido, fora que ficou a copa inteira sem coragem de subir ao ataque de forma decente; Renato Augusto, que achou um gol ontem, mas bizonhamente perdeu uma chance ainda mais clara. Fernandinho, não vinha tão mal na copa, mas ontem resolveu estragar tudo; Taison (foi passear na Rússia)...

- Tem gente falando que o Fernandinho não teve culpa no gol porque o belga atrapalhou e tals. Desculpem, mas teve culpa sim. Não só ele, como o Gabriel Jesus também, pois um estava marcando o outro em uma parte da área que não havia nenhum belga e acabaram dando um gol pra eles em um lance que nem era pra levar perigo ao gol do Brasil. Mas isso também não é desculpa para torcedor escroto usar para cometer racismo, temos que saber separar o futebol da vida pessoal dos atletas.

- Sobre o Marcelo: O Tite sabia que ele sobe muito pro ataque e deixa seu lado desprotegido, deveria designar um dos volantes pra fazer a cobertura ali quando ele subisse, mas subia todo mundo e esqueceram dos contra-ataques. Culpa do Segundo gol vai para os dois, Tite por não armar direito o sistema defensivo com a volta do lateral, e do Marcelo porque no lance do gol estava no meio da área quando deveria estar cobrindo a lateral.

- Faltou muito preparo psicológico pra essa seleção. Como que ataca desesperadamente perdendo por somente um gol no primeiro tempo? Era pra ter paciência e continuar pressionando com calma, o gol sairia naturalmente, mas o desespero (e a ótima atuação do Cortouis) fez o Brasil perder inúmeras chances claras, que se tivesse calma, faria.

- Não vou pedir a cabeça do Tite, porque não temos outro treinador brasileiro capaz de melhorar a situação da seleção, mas ainda acho que o Brasil deveria parar com a frescura de não querer contratar técnico estrangeiro. Se isso acontecesse, ia parar com essa mania besta de técnico brasileiro levar jogador "parça" porque jogou com ele no clube "x" e é de sua confiança, veríamos jogadores estarem ali por mérito.

- Enfim, que venha 2022 e a gente aprenda a lição.
 
Sim, Tite cometeu erros, mas atualmente diante das opções que temos, não temos alguém tão melhor que ele.
E logicamente espero que tenha aprendido bem com os erros.
 
Técnico estrangeiro na nossa seleção sempre foi um enorme tabu, porque existe aquela cultura impregnada há muito tempo que nossos técnicos são bons o suficiente e conhecem melhor nossos jogadores.

Só que se esquecem que os nossos cometem erros e atualmente não temos nenhum técnico brasileiro com uma carreira de destaque no exterior.
 
Técnico estrangeiro na nossa seleção sempre foi um enorme tabu, porque existe aquela cultura impregnada há muito tempo que nossos técnicos são bons o suficiente e conhecem melhor nossos jogadores.

Só que se esquecem que os nossos cometem erros e atualmente não temos nenhum técnico brasileiro com uma carreira de destaque no exterior.

E estamos nessa de não ter técnicos realmente bons faz tempo. Eu apostaria em um técnico europeu fácil. Guardiola mesmo se não me engano uma vez falou que treinaria a seleção brasileira se tivesse a oportunidade.
 
Sou orgulhoso nesse ponto: acho que técnico da seleção brasileira tem que ser brasileiro. Precisamos melhorar os nossos em vez de desprestigiá-los.
 
Mais intercâmbio internacional é importante mesmo. Para estar preparado para os adversários europeus, mas também, principalmente, porque a grande maioria dos jogadores da seleção já joga com filosofia europeia. Talvez se a maioria jogasse no Brasil essa exigência poderia ser menor, mas precisa saber falar a mesma língua.
 
Já foi o tempo que ser um grande vencedor aqui e ser bom de integrar um grupo resolvia. O técnico precisa de intercâmbio internacional tanto quanto os jogadores.
 
A CBF nas ultimas décadas não tem sido do tipo de cortar técnico no meio de ciclo a não ser nos casos em que o Brasil perigava sério nem se classificar pra copa como foi antes de 94, 2002 e 2018.
Não vejo Copa América como sendo uma ameaça pro Tite. Mesmo que seja vexame.
Eu diria que só não iremos pra copa com tite se não nos classificarmos pra copa. Ou se o Tite quiser sair por algum motivo.
 
CBF nunca foi confiável. Luxemburgo por exemplo quando assumiu estava na sua melhor fase e assinou contrato para ter ficado um ciclo completo e logo de cara começou as eliminatórias bem e até conquistou a Copa América de 99, mas no ano seguinte apareceu uma Olimpíada no caminho e aquela eliminação pra Camarões na prorrogação com o adversário com 2 jogadores a menos em campo foi a pá de cal. Aí o trabalho na seleção principal ficou comprometido porque na sequência veio o Leão que não conseguiu um bom desempenho a altura e aí de última hora colocaram o Felipão porque o risco de desclassificação ficou real.

A Copa América jamais deveria ser levada em consideração a sério, mas se acontecer um resultado ruim dependendo da forma como ele acontecer pode colocar em risco a permanência do Tite sim. Infelizmente vindo da CBF pode se esperar de tudo.
 
Mas a eliminação foi a "deixa" perfeita pra ele cair fora, até porque se ganhasse não aconteceria nada e a CBF não é um lugar limpo e ético pra tentar justificar uma decisão quando o técnico não alcança um objetivo (ouro olímpico) que na época era assumidamente uma das grandes ambições da CBF.
 
Última edição:
Em tempo:
Ontem teve um BRA x ARG pra árabe ver com gol nos acréscimos.
Quem não viu acharia que foi um grande jogo com uma bela vitória na raça, mas desde a Copa da Rússia, o Brasil ainda continua com as mesmas limitações e mais uma vez os atacantes passaram em branco contra um adversário de maior relevância.
 
2018 termina de forma ilusória pra seleção com várias vitórias só em amistosos e a única derrota e empate foi no torneio que realmente valeu que foi a Copa do Mundo.

Pra Copa América/Eliminatórias o que o Brasil jogou ainda é suficiente e dá pro gasto pra ser a melhor seleção do continente, mas visando a próxima Copa do Mundo, ainda tem muito que melhorar.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo