• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seja sincero, você gosta dos campeonatos estaduais?

Você realmente gosta dos estaduais


  • Total de votantes
    24

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
E então!

Vocês realmente gostam dos estaduais?

Desculpe pela minha franqueza mas


para ser sincero não gosto de jeito nenhum, não tenho vontade de ir ao estádio pra assistir jogos dos estaduais.

Acho muito sem graça e por mim (:mrgreen:) deveriam existir copas regionais tipo Copa sudeste, copa sul, copa do Nordeste (essa já conhecemos) e assim vai.

Deixe sua opinião.
 
Eu não gosto por serem longos demais (por mim nunca deveria passar de 1 mês) numa época que existem outros campeonatos bem mais importantes. Hoje a graça só está nas finais e mesmo assim não empolga mais como antes, pois quando elas acontecem um ou outro time inevitavelmente vai estar priorizando uma fase decisiva da Libertadores ou na Copa do Brasil.

Desde 92 nunca mais fui a estádio pra ver jogo deste campeonato. Não gasto mais nenhum centavo com isso.

Eu prefiro que eles fossem enxugados ao máximo e a Copa do Brasil que é bem legal tivesse mais datas pra que todos os times sem nenhuma exceção a disputassem na íntegra. Quando era assim nos anos 90 era um baita torneio e desde as oitavas haviam mais confrontos clássicos e bem disputados.

E no caso de Minas e Sul do Brasil seria legal a volta do Sul-Minas assim acaba o marketing dos colorados que dizem serem "campeão de tudo", mas jamais conquistaram esse regional, hehe
 
Última edição:
Eu não gosto, mas tb não sou fã das Copas Regionais não. Como disse o Furia eu até aceitaria se fosse algo menor, menos jogos e tal. É meio que pré-temporada pra mim
 
Eu gosto de estaduais.
Mas concordo que deveriam ocupar menos espaço no calendário. 3 meses apenas. Começa em fevereiro e termina em final de abril.
São os campeonatos mais tradicionais e unicos do Brasil em relação ao resto do mundo. Promove as rivalidades que por mais que alguem queira que Palmeiras e Gremio (por exemplo) sejam rivais, nunca chegará aos pés das rivalidades locais.
 
São os campeonatos mais tradicionais e unicos do Brasil em relação ao resto do mundo. Promove as rivalidades que por mais que alguem queira que Palmeiras e Gremio (por exemplo) sejam rivais, nunca chegará aos pés das rivalidades locais.

Mas o fator de promover rivalidades já cumpriu seu papel na primeira metade do seculo XX até o final da década de 50 mais ou menos, depois disso elas já estavam todas consolidadas.

Depois tem aquela coisa que overdose de clássicos repetitivos pode levar ao efeito contrário ficando enjoativo e lotando estádio só quando realmente decide algo maior.

Por isso que eu gostaria que a Copa do Brasil pudesse contar com todos os times pra fortalecer mais as rivalidades nacionais e não ficar restrito a esse provincianismo.

Fazendo um comparativo é como ficar só catando as meninas da sua vizinhança e não querer experimentar como são as gostosas de outras cidades e estados :mrgreen:
 
Mas o fator de promover rivalidades já cumpriu seu papel na primeira metade do seculo XX até o final da década de 50 mais ou menos, depois disso elas já estavam todas consolidadas.

Depois tem aquela coisa que overdose de clássicos repetitivos pode levar ao efeito contrário ficando enjoativo e lotando estádio só quando realmente decide algo maior.

Por isso que eu gostaria que a Copa do Brasil pudesse contar com todos os times pra fortalecer mais as rivalidades nacionais e não ficar restrito a esse provincianismo.

Fazendo um comparativo é como ficar só catando as meninas da sua vizinhança e não querer experimentar como são as gostosas de outras cidades e estados :mrgreen:
Isso só se for aí no estadual de vocês. Que realmente os clássicos da fase classificatória valem a mesma coisa que nada já que se classificam 50% dos times.
No estadual daqui do Rio os clássicos é que costumam decidir o chaveamento das semifinais. E depois semifinal e final sempre é emocionante. Pelo menos pra mim não enjoa.
 
Eu to com o Furia nessa... Já deu. Pré Brasileiro tinha isso de rivalidade e tinha seu valor. Hoje não. Pra não dizer que é de todo ruim, no Rio, oq cada time recebe por jogo, é mais lucrativo q o brasileiro.

Mas acho que o Brasileirão devia se estender mais, vender mais jogos pra TV (pode ter jogo todo domingo e quarta, mas da mesma rodada) e o time jogar menos, sem q vc diminua o número de jogos de TV anual. Assim o time joga menos, ganha mais e a TV continua tendo um número maior de jogos de qualidade para transmitir.
 
Rodadas separadas nos fins de semana e meios de semana criaria problemas de logistica grandes, não?
Choveriam times reclamando de terem jogos dificeis com 3 dias de preparação enquanto o outro teve 10.
 
Uma hora a CBF vai ter que equacionar melhor isso.

Só que por enquanto eu tenho o mero palpite que eles não vão mover uma palha até passar a época da Copa de 2014.
 
Eu já dei minha opinião várias vezes nesse fórum. Eu sinceramente não ligo se o São Paulo vai vencer ou não o Paulixão 2011. É claro que entre "vencer" ou "perder", eu prefiro o "vencer", mas nem ligo muito. Em 2005, comemorei timidamente por uns 5 minutos.

Maaaaaaaas... pros clássicos eu ligo. Não me importo se o meu time vai ou não vencer esse campeonato, mas quero MUITO que ele vença o Corinthians, o Palmeiras e o Santos.

Em 2006, por exemplo, era pontos corridos aqui. Santos foi campeão UM ponto na frente do São Paulo. Mas na penúltima rodada, nós os vencemos por 3x1 e isso pra mim é o mais legal.
 
Rodadas separadas nos fins de semana e meios de semana criaria problemas de logistica grandes, não?
Choveriam times reclamando de terem jogos dificeis com 3 dias de preparação enquanto o outro teve 10.

Não, basta q todos os times tenham isso uma quantidade relativamente igual de vezes.
 
Não, basta q todos os times tenham isso uma quantidade relativamente igual de vezes.
Então.
Mas mesmo assim dificil conciliar.
É que nem conciliar que todos os times joguem sempre 1 jogo fora e 1 jogo em casa. Não dá, uma hora alguem vai jogar 2 em casa seguido. E esse alguem pode coincidentemente estar disputando o titulo com 2 jogos em casa nos 2 ultimos jogos.
E uma coisa é pegar o Prudente rebaixado em casa com 3 dias de treino e outra é pegar um Cruzeiro disputando titulo no Mineirão com 3 dias de treino.

Sei lá.
Eu acho legal a idéia de valorizar o brasileirão.
Mas se brasileiro já faz drama e cria conspirações com a questão de jogos em casa e até quais os adversários dos times na reta final. Seria acrescentar mais uma coisa a ser contestada.
 
Eu sou completamente viciada em futebol. Dezembro e janeiro são os piores meses do ano, por causa do hiato do futebol (brasileiro). Então, eu gosto, sim, do Campeonato Mineiro. Não no sentido de 'oh! meu Deus! Que campeonato!', mas no de 'gente, hoje tem jogo do Galo!'. Domingo sem futebol, para mim, não é domingo.
 
Então.
Mas mesmo assim dificil conciliar.
É que nem conciliar que todos os times joguem sempre 1 jogo fora e 1 jogo em casa. Não dá, uma hora alguem vai jogar 2 em casa seguido. E esse alguem pode coincidentemente estar disputando o titulo com 2 jogos em casa nos 2 ultimos jogos.
E uma coisa é pegar o Prudente rebaixado em casa com 3 dias de treino e outra é pegar um Cruzeiro disputando titulo no Mineirão com 3 dias de treino.

Sei lá.
Eu acho legal a idéia de valorizar o brasileirão.
Mas se brasileiro já faz drama e cria conspirações com a questão de jogos em casa e até quais os adversários dos times na reta final. Seria acrescentar mais uma coisa a ser contestada.

Olha, é pq aqui tudo é zona e tudo é roubado. Eu tenho visto futebol americano e fico impressionado. Lá tem a NFL né, a liga de times q decide tudo. Como Futebol americano é um esporte megaviolento cada time só joga 16 jogos por ano na temporada. Os times são divididos em 2 conferencias. Cada uma tem 4 divisões com 4 times cada. Cada ano vc joga 6 jogos ida e volta contra seus rivais de divisão, 6 jogos contra rivais da mesma conferencia e 4 de outra divisão. E os times mudam. Tem ano q vc pega time fácil, tem ano q é time dificil. Mas tudo é decidido pela liga, com critério. Dá certo, ninguém reclama.

Acho q parte do fim do estadual tá ligado ao crescimento da liga dos 13.
 
Curto sim, apesar do meu Santinha estar nuam fase drástica, mas os dois jogos até agora foram duas vitórias e somos lider, o Sport e o Nautico tropeçaram contra times do sertão.

Não há coisa melhor do que vencer o Sport!
 
Olha, é pq aqui tudo é zona e tudo é roubado. Eu tenho visto futebol americano e fico impressionado. Lá tem a NFL né, a liga de times q decide tudo. Como Futebol americano é um esporte megaviolento cada time só joga 16 jogos por ano na temporada. Os times são divididos em 2 conferencias. Cada uma tem 4 divisões com 4 times cada. Cada ano vc joga 6 jogos ida e volta contra seus rivais de divisão, 6 jogos contra rivais da mesma conferencia e 4 de outra divisão. E os times mudam. Tem ano q vc pega time fácil, tem ano q é time dificil. Mas tudo é decidido pela liga, com critério. Dá certo, ninguém reclama.

Acho q parte do fim do estadual tá ligado ao crescimento da liga dos 13.
Esporte nos EUA é diferente mesmo.
Eles tem muitas regras e mecanismos para priorizar a rotatividade e equilibrio.
Como a questão dos drafts na NBA. Não ter queda pra segundona, terceirona, etc.
É uma outra cultura de esporte. Não sei se dá pra adequar ao futebol.
 
Acho q parte do fim do estadual tá ligado ao crescimento da liga dos 13.

Eu diria que a partir dos anos 90 quando os clubes brasileiros passaram a valorizar em peso a Libertadores é que pouco a pouco os estaduais foram perdendo o que ainda restava da sua importância, já que logo em seguida a Copa do Brasil que timidamente era transmitida pela finada TV Manchete, depois virou exclusividade do SBT passando a ter mais visibilidade e em seguida a Globo, tudo pela vaga na Libertadores.

E quando o número de vagas na Liberta subiu de 2 pra 4 e mais recentemente pra 5 aí o brasileirão passou a ter uma importância ainda maior.

E os estaduais ficaram aonde restou ficar. Em último plano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo