• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seis Personagens à Procura de um Autor (Pirandello)

Tataran

Usuário
Segundo o artigo da Wikipedia sobre o livro:

Seis personagens à procura de um autor é uma das peças mais conhecidas de Pirandello.

Escrita em 1921, Seis personagens à procura de autor, de Luigi Pirandello (1867-1936), relata um ensaio de teatro. O ensaio é invadido por seis personagens que, rejeitadas por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.

No início, o diretor fica perturbado por ter seu ensaio interrompido, mas aos poucos começa a interessar-se pela situação inusitada que se apresenta diante de seus olhos. As personagens o convidam a encenar suas vidas, mostrando que mereciam ter uma chance. Com isso, acabam convencendo-o a tornar-se autor.

As discussões entre as personagens e o diretor compõem uma análise filosófica do teatro. Assim, o peso da peça divide-se entre a narrativa em si, e os aspectos paratextuais, que ganham a cena.

Diretor e personagens discutindo constroem também uma querela de formas de fazer teatro. As personagens, tentando mostrar ao diretor que suas vidas são reais, em relação ao palco, e ele defendendo a relatividade do que está sobre o palco, toma como parâmetro a vida "real". A peça entra, assim, em um outro aspecto: torna-se um estudo metalingüístico do teatro, a arte discutindo a si mesma. A forma de representação proposta pelo diretor não é aceita pelas personagens. Não querem ser representadas pelos atores da companhia. Afinal, como alguém poderia representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?

Li o primeiro ato hoje, e estou tendo uma boa impressão no geral, com uma ressalva. Realmente é uma idéia ousada esta colocada na peça por Pirandello: um ensaio de uma peça, dentro da própria peça, é invadida por "personagens" que buscam ser representados em uma peça. Só não sei, ainda, se, no desenvolver do texto, esse argumento evoluirá para algo mais complexo e profundo, ou terminará por se esvair na mera ousadia inicial.
 
Já li o livro mas não lembro de detalhes... Se depois de acabar vc quiser comentar algo que possa refrescar a minha memória desde já agradeço...
 
[size=medium]ATENÇÃO: SPOILER[/size]

Terminei o livro hoje. É uma peça bem diferente, para dizer o mínimo. Segundo informações que colhi na internet, na primeira vez que foi encenada, grande parte da platéia abandonou o teatro, gritando "absurdo" e "loucura".

No meu exemplar, há um pequeno prefácio com estudo técnico, no qual se afirma que a cena do quase-incesto do Pai com a Enteada foi elaborada por Pirandello com base em uma experiência própria. Em um momento anterior de sua vida, ele surpreendeu o próprio pai, a quem tinha temor reverencial, em conversa amorosa com uma prima ainda adolescente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo