• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sebastian Vettel foi uma decepção na Ferrari?

Sebastian Vettel foi uma decepção na Ferrari?


  • Total de votantes
    6

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Esta última temporada do Vettel na Ferrari está sendo bem desastrosa. Claro que o carro colabora em muito com esses péssimos resultados do Vettel neste ano, mas fica a pergunta, o Vettel foi uma decepção na Ferrari?

Ele chegou na Ferrari como a próxima promessa de dominar tudo na F1. O piloto Alemão que iria substituir o Shumacher e levantar vários títulos pela escuderia, mas não foi muito bem isto que vimos na pista.

Depois de um tetra campeonato pela Red Bull, o Vettel chegou na Ferrari em 2015 e essas são seus resultados até então:

2015: 3º lugar
2016: 4º lugar
2017: 2º lugar
2018: 2º lugar
2019: 5º lugar
2020: 13º lugar

Como ano que vem ele não irá mais correr pela Ferrari, o que acharam de sua passagem por lá?
 
Se ele ganha quatro títulos na Red Bull e, imediatamente após trocar de carro, começa a passar vergonha, a culpa é da própria Ferrari, que entregou um carro ruim. Acho que a decepção maior deve ser do próprio Vettel, pensando que hoje ele poderia ter uns 8 títulos :rofl:


Mas as posições obtidas entre 2015-2018 não são exatamente vergonhosas né. A gente é que tem mania de só valorizar o primeirão.
 
Mas tiveram anos que a Ferrari entregou um carro bom para ele. Fato é que ele não brilhou na escuderia como brilhou na Red Bull. Não conseguiu levantar um título se quer, mesmo tendo dois vice-campeonatos, eu considero sua passagem bem abaixo do esperado pela equipe.
 
Eu também considero uma decepção. MUITO abaixo do que se esperava, mesmo com a Ferrari em aparente decadência. Na temporada passada, por exemplo, o Leclerc foi muito melhor, mesmo a Ferrari favorecendo explicitamente o Vettel.
 
Na média geral ele foi decepção.

Houve anos que ele sozinho decepcionou e em outros pelo menos uma parte do crédito precisa ser dada a Ferrari que por mais que esforçasse e até conseguisse ter um desempenho bom em alguns GPs, ainda assim acabava no todo sendo inferior a Mercedes que indiscutivelmente foi o grande carro dessa década e que teve o melhor piloto também.
 

O carro era bom o suficiente em 5 dos últimos 6 campeonatos. O problema do Vettel, a meu ver, é que o estilo de pilotagem dele não é adequado para os carros atuais.

Entre 2010 e 2013, Vettel estava correndo com um carro de motor aspirado e com downforce + suspensão traseira que foram talvez as melhores que a F1 já teve. Vettel podia sentar o pé no fundo do acelerador na saída de curva sem o menor risco de que ele fosse perder o controle.

A Ferrari de 2014 em diante é algo diferente. Sabendo que não dá pra bater a Mercedes em downforce, eles apostaram tudo em vencer no grito do motor. Para aumentar a velocidade máxima, você precisa de redução de arrasto aerodinâmico, o que significa que se o teu aerodinamicista não é o melhor do grid, você baixa a asa traseira e torce pra que o seu piloto seja bom de controlar o pé direito. Vettel treinou todos os anos de Red Bull pra ser pé-de-chumbo. Nunca ia dar certo.

Leclerc deu um pau nele por ser alguém que tem um estilo de pilotagem que dosa melhor o acelerador, compensando pelo torque extra, pela falta de pressão aerodinâmica e essa desgraça que é a suspensão traseira da Ferrari.

Pra quem não sabe o que tá rolando com a suspensão traseira da Ferrari, um vídeo:
 
de 2014 até ano passado a Mercedez tem o melhor carro.

o cara teve um ano ruim, junto com todo mundo que usa componente Ferrari, e é decepção? Se tivesse tido de fato disputa na pista com o Hamilton e o Vettel, e o Hamilton tivesse sido o melhor, eu até entenderia, mas nem isso teve (e a F-1 ficou legal esse ano nos circuitos sem area de escape e que entrou safety car).
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Sem querer defender o Seb (não é segredo, para ninguém, que eu sempre gostei dele; mas, amar, só o Hamilton), porém acho que a pergunta mais justa seria: A Ferrari foi uma decepção para Sebastian Vettel? Seb cometeu vacilos, quando tinha um carro melhor do que o de 2020, claro, mas, ainda assim, mesmo quando brigou, lá em cima, e teve chance de ser campeão pela Ferrari, a Mercedes ainda tinha o melhor carro.

Eu ainda acho que teve algo mais no fato de o carinha que tem 4 Grand-chelems não ter conseguido ser Campeão pela Ferrari, sabe? Compreendo a questão da adaptação, da transição (da Red Bull sangue no olho para a Ferrari da era "mais nome do que carro"), da diferença de estilo de pilotagem entre a equipe que ele deixou e a equipe em que ingressou (o que acabou por interferir na dinâmica dele, como piloto), e tudo o mais. Mas acho que a Ferrari tem uma boa parcela de culpa no fato de este casamento - Vettel e Ferrari - não ter dado certo.

Mesmo tendo um ano melancolicamente desastroso, o Vettel ainda conseguiu fazer uma das coisas mais lindas da Fórmula 1, em 2020: aquela largada no Grande Prêmio da Turquia.

Até brinquei que passaria a usar, como padrão de classificação: "largada do Vettel no GP da Turquia" para qualificar livros, séries, filmes, músicas, dentre outras coisas de que gosto.
 
Última edição:
O sentimento de decepção ficou muito mais acentuado quando o Leclerc foi colocando o Vettel no bolso e fazendo ele virar chaveirinho.

A princípio eu sempre evitei não comparar a passagem dele pela Ferrari com a do Mansell em 90, mas a questão do estilo de pilotagem não ter casado com o projeto do carro me faz ver várias semelhanças.
 
da diferença de estilo de pilotagem entre a equipe que ele deixou e a equipe em que ingressou
Só uma coisa a se lembrar: Vettel entrou em 2015 na Ferrari. Em 2014, ele levou UMA SURRA do Daniel Ricciardo, que estava estreando na Red Bull. Foram 238 pontos do RIC vs. 167 do VET.

Não tenho dúvidas de que o motivo foi a troca de motores V8 aspirado (baixo torque) para V6 Turbo Híbrido (altíssimo torque) e a falta de adaptação para o novo tipo de unidade motriz.
O sentimento de decepção ficou muito mais acentuado quando o Leclerc foi colocando o Vettel no bolso e fazendo ele virar chaveirinho.
Exato. Até o Raikkonen, eu tava "ok, é só o Seb cometendo uns erros, mas ele é ainda o único que funga no cangote do Hamilton, então ele ainda é rápido". Depois do Charlinho, foi tipo "ok, Seb não teria tido chance contra um Raikkonen mais novo".
 
Só uma coisa a se lembrar: Vettel entrou em 2015 na Ferrari. Em 2014, ele levou UMA SURRA do Daniel Ricciardo, que estava estreando na Red Bull. Foram 238 pontos do RIC vs. 167 do VET.
Nossa, obrigada pela lembrança! Eu tinha me esquecido disso. Ricciardo é coisa fofa de Ilúvatar!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo