• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Tolkien tivesse concluído a história de Arda até seu Apocalipse?

Eu não gostaria de ele tivesse escrito um final, mas se ele fosse escrever, provavelmente a religião dele iria influenciar muito e talvez todos os moradores da terra iriam ter uma vida eterna...
 
Não acho que seria tão interessante se o professor tivesse levado a história da terra média,de arda até um apocalipse.O que faz com que nós estejamos reunidos aqui em um fórum sobre as obras de J.R.R.Tolkien é realmente a magia por trás de cada pequeno trecho inacabado,ou imaginarmos um fim para onde há final.
Tolkien criou um universo paralelo uma terra-média diferente da terra em que vivemos.Por isso cada um de nós e cada um que lê ou leu as obras do professor consegue criar dentro de si a "sua" terra-média dessa forma é possível que para cada um de nós cada personagem criado por Tolkien tenha tido um determinado final.
São exatamente as brechas e a obra não ser "concluída" que torna para cada um,arda real.Para cada um à sua própia arda.Tão real quanto você puder imaginar,única,real dentro de cada um de nós.
 
Última edição:
Há uma outra questão: Tolkien inventou digamos, o sistema divino de Arda para distanciar-se de sua fé católica, afinal, como ele mesmo dizia, colocar Deus numa fantasia como Lewis fez, para o professor era "brincar com coisa séria"
Acredito eu que o intuito de Tolkien era criar um mundo novo, mas que em nenhum momento esse mundo e sua construção contradicessem aquilo que ele acreditava. Portanto, se houvesse a história do Apocalipse de Arda, ele poderia levar muitos a acreditarem na veracidade ou na possibilidade de ser real ou ao menos aceitável tudo aquilo que ele escreveu. Não é viagem esse pensamento, acredito eu. Pois Tolkien tratava Arda como a Terra. Era a Terra. Eu acho que não era o objetivo dele terminar, acredito que ele não se sentiria bem. Sairia da fantasia e ele iria ter que pôr alguma coisa da realidade do tempo em que ele viveu. Afinal, se Arda é a Terra, e a Terra-média existiu num passado remoto, tudo deveria acabar depois do nosso tempo.

Bem, o bom de tópicos assim é que a gente pode viajar à vontade...:lol:

Aí, surge um "problema" que não seria realmente um problema. A Obra Completa de Tolkien, do Surgimento ao Apocalipse, poderia ser comparada à Biblia, não? Daí, poderia surgir uma "nova religião" baseada no Livro Sagrado de Tolkien?
Então, iam fazer de tolkien uma especie de nostradamus, tentar encontrar codigos secretos nos livros pra "revelar" o que ele não revelou e assim por diante...
Pessoalmente eu ia amar ler tudo e ver a historia do mundo contada completa na mitologia do tolkien, mas o risco do que descrevi acima é muito grande pra eu realmente desejar que isso tivesse acontecido...

E, claro, se isso acontecesse com tolkien vivo, ele ia se matar de desgosto, provavelmente...
 
Última edição:
Bom, eu digo pros meus amigos que vou ensinar a criação do mundo com O Silmarillion pros meus filhos, mas até hoje não tinha pensado que não vou poder ensinar o apocalipse com ele também, haha

Mas a questão é que eu concordo que o risco da obra do Tolkien virar religião seria grande se tudo tivesse um fim, porque pra ter um fim ele teria que explorar demais as coisas que deixou subjetivas e inacabadas.
Seria como se ele tivesse que explicar tintim por tintim da Música dos Ainur.
Qual seria a graça?

E muita gente amaria, mas muita gente odiaria...
E imagina a chatice dos ateus com os tolkienianos?
hahahahaha
 
Última edição por um moderador:
.

O mundo que Tolkien criou terminou, muito provavelmente em desastre, na Quarta Era. Já tendo escrito a história da destruição de Númenor, a segunda ou terceira queda da humanidade, o Professor não se sentiu animado a escrever outra história do gênero.

E desconfio que ele não quis publicar o "Silmarillion", deixando a tarefa para seu filho Christopher, devido à polêmica que tal obra provocaria (é, praticamente, um "Velho Testamento" à Tolkien), pois ele já era um idoso que fazia questão de ter paz de espírito.

.
 
A Ainurian tá certa, nunca tinha pensado nisso, talvez fosse difícil para ele criar um fim para tudo, colocar uma estrutura escatológica no Legendarium talvez tirasse muito da graça dele, o barato é a discussão que não existiria, nem a Valinor, se tudo fosse tão determinado.

E imagina a chatice dos ateus com os tolkienianos?

okay_meme_RE_ATTENTION_SHARE_NATION_Amazing_things-s300x272-170761-475.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo