• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Tolkien tivesse concluído a história de Arda até seu Apocalipse?

Aaah.. poderia ter terminado... mas deixando aquelas lacunas e um certo mistério no ar.. não revelando tudo.

Mas uma narração-"zinha" contando a batalha final seria incrível. Mas daí o narrador da história poderia manter alguns fatos na escuridão, como se parte dos acontecimentos tivessem se perdido... Aí ainda poderíamos especular sobre a história.
Concordo.:yep: Poderia contar o final mas deixando algumas partes em aberto para que os fãs tirassem suas próprias conclusões.
 
Bem, se ele terminasse a obra, creio eu que o valinor e muitos outros forums e saits rapidamente perderiam sua magia asim como as obras do professor, e como já falaram, o melhor é o misterio, a lacuna, que nos leva a viajar cada vez mais e nunca perder o gosto pelas obras.
 
Até o Apocalipse?
Caramba, se tudo o que o Mestre escreveu causam "orgasmos"(brincadeirinha) em muitos fãs, imagine até o fim?

Brincadeiras à parte.
No meu ponto de vista, acho que se Tolkien tivesse concluído sua obra até o Apocalipse, Camões que me perdoe, mas O Lusíadas não teria o nome de O Maior Conto Épico de Todos os Tempos(assim diz meu professor). Seria maravilhosamente Bela toda a história, e já é, mas o enredo completo começo, meio e fim de tudo, não existem palavras para descrever.

Como a Izze e o Elfo disseram, ele não poderia revelar tudo, até o mais intimo segredo de seu universo, o desfecho deveria ser como só ele sabe fazer, revela tudo e ao mesmo tempo não revela nada, levantando montes e montes de questões que até hoje não sabemos as respostas e que provavelmente, estão todas enterradas com ele.

Aí, surge um "problema" que não seria realmente um problema. A Obra Completa de Tolkien, do Surgimento ao Apocalipse, poderia ser comparada à Biblia, não? Daí, poderia surgir uma "nova religião" baseada no Livro Sagrado de Tolkien?


Obs: Essa questão, espero eu, não ofenda nenhum cristão devoto que por alguma eventualidade interprete de maneira diferente o propósito da minha questão. Acredito em Deus e não O questiono de modo algum, são apenas suposições. =)
 
Aí, surge um "problema" que não seria realmente um problema. A Obra Completa de Tolkien, do Surgimento ao Apocalipse, poderia ser comparada à Biblia, não? Daí, poderia surgir uma "nova religião" baseada no Livro Sagrado de Tolkien?
Essa "nova religião" creio que já exista, não abertamente mas dentro de nossos corações. Mas até o momento da mitologia de Tolkien ser comparada à Bíblia judaico-cristã ela teria que ter proporções extremamente gigantescas.
 
Eu também estou no time dos que gostam do jeito que está pelos motivos listados. Porém eu também acho que se a história fosse terminada, as lacunas ainda existiriam, como poorques e comos, de modo que a perda seria grande e não total :obiggraz:
 
Talvez, ele até já tenha escrito a estória completa... O problema é alguem capaz de juntar o quebra-cabeças que ele deixou.

Esse é um trabalho que passa de pai para filho e pelo visto ainda vai demorar, visto que o neto dele não se mostra tão interessado em concluir o trabalho que Crhistopher tem feito
 
Algum de vocês já pensou nisso? Se o Professor terminasse toda a história de Arda até o fim? Já imaginou como seria a narrativa da Dagor Dagorath, a Última Batalha, tão ou mais majestosa que o Ainulindalë? Seria no mínimo algo estarrecedor, na minha opinião. E vocês o que acham?
Eu acho que Tolkien, mesmo se estivesse vivo até hoje, jamais narraria as histórias pós-Terceira Era, muito menos narraria a Dagor Dagorath.

É simples entender o porquê. Quando Tolkien começou a compôr o The New Shadow, a história da Quarta Era, ele não gostou nem um pouco, não achou graça e, simplesmente DESISTIU daquilo. Porque?! Porque a QE é a nossa história, o nosso mundo como o conhecemos, sem magia, sem deuses, sem demônios ou monstros, nem mesmo existiam mais orcs.

A história de Arda se acaba com a partida dos elfos, tal como é contada em SdA. Fim, acabou ali!

E, como Arda é a Terra, o Apocalípse ainda não aconteceu. Mesmo se Tolkien tivesse tempo, ele não narraria o fim do mundo, já que este fim ainda não aconteceu. O máximo que ele poderia fazer, E FEZ!!!, era colocar o Armagedon como uma visão do futuro, uma profecia, algo que ainda estaria por acontecer, mas sem detalhes demais. Ou seja, a Segunda Profecia de Mandos tal como ela está escrita.

Acredito piamente que, se Tolkien tivesse tido tempo, ele iria terminar seus contos das Primeira, Segunda e Terceira Eras e não passaria daí.
 
Concordo.:yep: Poderia contar o final mas deixando algumas partes em aberto para que os fãs tirassem suas próprias conclusões.

Elfo, não foi só vc quem disse isso, mas vou citar seu post por seu mais recente... Imaginem só se o Professor deixasse pontos abertos para a nossa livre interpretação intencionalmente. Ele estaria colocando em risco toda sua obra. Nós, fãs e leitores, poderíamos em vez de achar que ficou legal achar que ficou muito ruim. Eu acredito que Tolkien fosse capaz de fazer uma obra-prima (como fez) deixando partes da história pra gente discutir (como Tom Bombadil), mas pelo que já ouvi e li sobre a biografia dele, isso não seria nada fácil e no fim ele ia achar tudo ruim e talvez merecendo mais uma revisão completa... e nós estaríamos na mesma, mas muito felizes discutindo suas obras nesse e em outros fóruns pela internet.

Eru escreve certo por linhas tortas... rs
 
Concordo com o Snaga.
O Morgoth voltar pareceria também aqueles filmes caça-níqueis tipo: Morgoth, a vingança final.
Do jeito que está está bom e já é muito.
Já é o suficiente para todos nós, fãns da obra, ficarmos apaixonados:wink:
 
Por certo que se Tolkien quisesse, teria continuado a história. Teve muitos anos para o fazer.
Se não o fez, é porque ele próprio sentia que a Quarta Era se iria assemelhar demasiado com a própria história humana.
Daí que tenha preferido escrever sobre o passado e as origens da sua mitologia.

Ele não deixou a história por acabar, não.
Eu considero que ele a terminou no ponto certo e na altura do tempo mais lógica.
 
Por certo que se Tolkien quisesse, teria continuado a história. Teve muitos anos para o fazer.
Se não o fez, é porque ele próprio sentia que a Quarta Era se iria assemelhar demasiado com a própria história humana.
Daí que tenha preferido escrever sobre o passado e as origens da sua mitologia.

Ele não deixou a história por acabar, não.
Eu considero que ele a terminou no ponto certo e na altura do tempo mais lógica.
Por tudo que eu já li, eu não acho que ele "sentia que a Quarta Era se iria assemelhar demasiado com a própria história humana", mas sim que a idéia dele era que nós estaríamos realmente no mundo da Quarta Era em diante.

Acho que ele queria fudir a estória dele com a pópria História.
 
Nós, fãs e leitores, poderíamos em vez de achar que ficou legal achar que ficou muito ruim.
Para mim, essa é uma questão muito relativa. Alguns não gostariam, outros sim. Depende muito do ponto de vista de cada fã. Por fim, acabo concordando com o Snaga que a nossa época seja a própria 4ª Era e, acrescento aí, a 5ª, 6ª Eras, etc. Mas eu gostaraia, e muito, se ele o fizesse e nos desse o prazer da narrativa desse “fim” de Arda.
 
[...]acabo concordando com o Snaga que a nossa época seja a própria 4ª Era e, acrescento aí, a 5ª, 6ª Eras, etc.
O próprio Tolkien diz nas Cartas que estamos entre a Sexta e Sétima Era.
Daí surgem várias especulações para o período de cada uma delas, onde começa, onde termina etc. Mas isso não é assunto pra esse tópico!
 
O próprio Tolkien diz nas Cartas que estamos entre a Sexta e Sétima Era.
Daí surgem várias especulações para o período de cada uma delas, onde começa, onde termina etc. Mas isso não é assunto pra esse tópico!
Sim, sim entendo. Acho que acabei me precipitando ao fazer esse tópico, mas já tá feito. Expus minhas opiniões e agradeço às outras pessoas por mostrarem as suas também. E que venham mais! (se houver...).
 
Até o Apocalipse?
Caramba, se tudo o que o Mestre escreveu causam "orgasmos"(brincadeirinha) em muitos fãs, imagine até o fim?

Brincadeiras à parte.
No meu ponto de vista, acho que se Tolkien tivesse concluído sua obra até o Apocalipse, Camões que me perdoe, mas O Lusíadas não teria o nome de O Maior Conto Épico de Todos os Tempos(assim diz meu professor). Seria maravilhosamente Bela toda a história, e já é, mas o enredo completo começo, meio e fim de tudo, não existem palavras para descrever.

Como a Izze e o Elfo disseram, ele não poderia revelar tudo, até o mais intimo segredo de seu universo, o desfecho deveria ser como só ele sabe fazer, revela tudo e ao mesmo tempo não revela nada, levantando montes e montes de questões que até hoje não sabemos as respostas e que provavelmente, estão todas enterradas com ele.

Aí, surge um "problema" que não seria realmente um problema. A Obra Completa de Tolkien, do Surgimento ao Apocalipse, poderia ser comparada à Biblia, não? Daí, poderia surgir uma "nova religião" baseada no Livro Sagrado de Tolkien?


Obs: Essa questão, espero eu, não ofenda nenhum cristão devoto que por alguma eventualidade interprete de maneira diferente o propósito da minha questão. Acredito em Deus e não O questiono de modo algum, são apenas suposições. =)
Foi exatamente o que eu quis dizer num tópico lá atrás. Eu penso a mesmíssima coisa e até me questiono, como já disse anteriormente, se Tolkien não pensou nisso e não tinha essa preocupação. Talvez, por essa razão ele nem quizesse concluir tudo!
 
.

Bom, tendo em mente que o mundo de Tolkien é este mundo, e nem sequer é o Planeta Terra em uma dimensão paralela a esta, penso que a Quarta Era terminou em um desastre quase do tamanho do que destruiu Númenor e arrendondou este planeta.

Ou seja, já tendo escrito a história de uma queda da humanidade (o "Akallabêth"), acho que o Professor não se sentiu nem um pouco animado a escrever sobre uma segunda tragédia do gênero.

Assim sendo, a forma como a Quarta Era acabou, e a História como a conhecemos começou, permanecerá como a grande lacuna na mitologia de Tolkien.

.
 
Última edição:
.

Bom, tendo em mente que o mundo de Tolkien é este mundo, e nem sequer é o Planeta Terra em uma dimensão paralela a esta, penso que a Quarta Era terminou em um desastre quase do tamanho do que destruiu Númenor e arrendondou este planeta.
.
Embora eu concorde que deve ter havida um cataclismo nesse intervalo de tempo, a Terra já tinha sido arredondada na Queda de Númenor.
 
Embora eu concorde que deve ter havida um cataclismo nesse intervalo de tempo, a Terra já tinha sido arredondada na Queda de Númenor.

.

Meneldur,

foi o que eu disse, perceba que não há vírgula entre o "Númenor" e o "arredondou este planeta".

Ou seja, aquele desastre destruiu Númenor e arredondou o mundo.

.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo