• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2008 Se o voto não fosse obrigatório...

Se o voto não fosse obrigatório...

  • ... eu votaria mesmo assim

    Votos: 22 59,5%
  • ... eu não votaria

    Votos: 0 0,0%
  • ... ia depender (vontade, clima, compromisso, candidatos)

    Votos: 15 40,5%

  • Total de votantes
    37
Pelas conjunturas históricas do nosso país eu tenho a plena convicção de que votar é um direito, não um dever.

E como eu gosto de exercer todos os meus direitos... :g:
 
Acho que seria muito positivo, por que os políticos não teriam que só distribuir papel, eles teriam que fazer alguma coisa para tirar o cara da cama num dia folga. O candidato teria que se esforçar mesmo para ganhar o voto.

Parece loucura, mas tem muita gente que sai de casa sem candidato definido e quando ganham um planfetinho na rua dizem pra si - Ahhhh vou votar nesse cara mesmo!

Eu votaria, mesmo que fosse pra ser nulo!
 
Eu votaria pra não deixarem escolher por mim quem vai governar. Se meu candidato não for eleito, pelo menos fiz a minha parte.
 
O voto sendo um direito, mas na condição de obrigatoriedade, ele não passa a ser um dever? :think:

se não houve tantas ameaças e represálias do tipo "Olha se você não votar, não poderá tirar passaporte" entre outras coisas, talvez muita gente votaria naturalmente e de forma espontânea.

Se ao invés disso essa "obrigação" fosse usada de outra maneira, como por exemplo, se você votar regularmente terá um significativo desconto no Imposto de Renda, aí seria bem melhor. Afinal é o nosso voto que dá o "emprego" e status pros governantes que escolhemos e muitos lugares as pessoas passam por filas kilométricas pra isso. Nada mais justo.
 
Mas há uma série de coisas que sem o comprovante de votação vc fica impedido de conseguir, um exemplo rápido, é prestar concursos públicos... :think:
 
O voto sendo um direito, mas na condição de obrigatoriedade, ele não passa a ser um dever? :think:

Hoje sim o ato de votar é um direito e um dever.

Se ao invés disso essa "obrigação" fosse usada de outra maneira, como por exemplo, se você votar regularmente terá um significativo desconto no Imposto de Renda, aí seria bem melhor.

Também acho que deveria haver alguma espécie de pequena compensação ou recompensa como incentivo à votação. Mas não desconto no imposto de renda, porque a maioria da população não paga esse imposto. Não seria democrático e o problema seria praticamente o mesmo: uma pequena parcela privilegiada decidindo os rumos políticos do país.

Deveria haver um incentivo (já que programas de conscientização não parecem dar muitos resultados) para que justamente as camadas mais baixas e menos escolarizadas votassem para realmente defenderem os seus interesses, ao invés de trocarem um dever bienal de domingo por uma prenda qualquer.
 
Eu votaria pra não deixarem escolher por mim quem vai governar. Se meu candidato não for eleito, pelo menos fiz a minha parte.

Concordo plenamente.

E acho que aqueles caras que só votam por amizade, porque o candidato tal pagou uma coisinha pra eles ou coisa assim. Aqueles que falam "É não tem mais jeito mesmo" deixariam de votar e não f***riam nosso país.

----------------
Now playing: Blind Guardian - The Quest For Tanelorn
via FoxyTunes
 
Eu votaria assim mesmo, como votei nessas eleições mesmo tendo 17 anos... acho o voto um processo fundametal pra nossa democracia. Na minha cidade por exemplo, vamos precisar de muitos votos pra "vencer o lorde das trevas" no segundo turno, mas isso é outra história... o que importa é que vamos precisar da ajuda de todos sim. Sei que é um saco, afinal, quantos aqui se interessam por política realmente? Mas acho muito importante mesmo.
 
No caso eu axo que isso seria mais um caso de avariarmos não se votariamos mas sim se realmente as eleições seriam ainda necessarias, afinal com a liberação do "dever" do voto somente "algumas" pessoas iriam as urnas e convenhamos que a liberdade ainda assim mesmo que boa traz o "caos"...^^
 
Eu votaria assim mesmo, como votei nessas eleições mesmo tendo 17 anos.

Eu só tirei título de eleitor e comecei a votar só aos 18 anos, mais como sinal de protesto, pois acho injusto a sociedade brasileira considerar um jovem de 16 e 17 anos apto e responsável a ponto de decidir o destino de uma cidade, estado ou país mas ao mesmo tempo inapto para dirigir um automóvel e se cometer um crime se beneficia da lei por ainda ser menor de idade. (Não preciso nem dizer o quanto sou amplamente a favor da redução da "minoridade criminal")
 
Votaria sim.
E ainda faria campanha por outros votarem, nem que fosse nulo pela falta de candidatos.
È via política que se consegue mudar de fato o papel e o governo. E quem devia ser o maior interessado e aprender a cobrar e a exercer direitos somos nós civis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo